empréstimo para jovens

9 linhas de empréstimo para jovens

14 maio 2021
8min de leitura

Empréstimo para jovens empreendedores, universitários, agricultores ou aqueles que estão em busca do primeiro imóvel ou carro… você conhece as linhas de crédito disponíveis? Confira a seguir 9 modalidades de empréstimo para jovens. 

O início da juventude traz consigo a possibilidade de sermos mais autônomos em nossas escolhas, não é mesmo? Com ela, ainda que tenhamos mais responsabilidades sociais e financeiras, somos impulsionados a realizar grandes sonhos. 

Pensando nisso, fizemos um artigo especialmente pensado para aqueles que precisam tirar as suas dúvidas sobre como um empréstimo pode ajudá-los, bem como dicas de quais cuidados tomar na hora de fazer um. Leia o conteúdo até o final para saber mais!

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

9 linhas de empréstimo para jovens

Uma vida financeira pode exigir de nós mais organização e comprometimento. No entanto, em alguns casos é preciso socorrer ao bom e velho crédito. 

Conhecer bem o que cada linha oferece pode ser um ótimo caminho, pois é importante que você tenha em mente quais são suas vantagens e desvantagens. Ou melhor, qual delas será mais apropriada para sua necessidade e para o seu atual estado financeiro. Confira!

1. Empréstimo para jovens empreendedores

Jovens empreendedores podem precisar de um combustível a mais para fazer seu negócio deslanchar. Você sabia que eles têm acesso ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO)? 

Criado pelo Governo, ele deve ser procurado em instituições financeiras autorizadas a operar essa linha de crédito (para saber mais basta acessar o site do programa e conferir a lista).

Essa é uma das linhas de crédito do Governo para jovens empreendedores, mas existem outras operacionalizadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que facilitam a obtenção de capital de giro, máquinas, equipamentos etc. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

2. Empréstimo pessoal para jovens

A tradicional modalidade do empréstimo pessoal também está disponível para jovens. De fácil acesso, ela é oferecida nas principais instituições financeiras. Essa é uma forma de conseguir dinheiro sem que seja preciso oferecer garantias, como comprovação de renda substancial, consignação de salário ou bens. 

Contudo, especialmente por isso, essa modalidade de empréstimo é reconhecida por ter os juros mais altos no mercado. Fique atento!

3. Empréstimo habitação para jovens

O financiamento de imóvel é uma opção para os jovens. Programas como o Minha Casa, Minha Vida e linhas de crédito habitacional próprias das instituições financeiras tendem a colocar 18 anos como a idade mínima para solicitar o crédito.

É claro que existem pré-requisitos mais relevantes como a comprovação de renda. Porém, nesse caso, os jovens podem ter algumas vantagens, encontrando empréstimos para comprar o primeiro imóvel com condições mais atrativas.

4. Empréstimo para universitário

O financiamento estudantil é um tipo de linha de crédito disponível para jovens. É claro que pessoas mais velhas que estão na universidade também podem contratar esse tipo de crédito, mas ele costuma ser muito procurado por universitários mais jovens e que precisam financiar as primeiras (ou todas) mensalidades do curso. 

Entre as opções mais conhecidas estão o FIES (veja mais sobre o funcionamento do SisFIES) e o Pravaler.

5. Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é outra modalidade tradicional do mercado de crédito que coloca como ter idade mínima de 18 anos. Aqui, talvez, a dificuldade para que um jovem solicite o empréstimo seja atender ao requisito principal: possuir um imóvel. 

O bem fica como garantia e possibilita que a instituição financeira ofereça condições melhores de juros. Essa modalidade é conhecida por ter uma das taxas mais baixas do mercado, com limites de crédito mais altos. 

Essa opção é uma alternativa para quando você precisa de um valor maior para investir, por exemplo, na abertura de um negócio ou na reforma da sua casa. 

6. Empréstimo com garantia de veículo

Da mesma forma que é possível colocar seu imóvel como garantia, também pode conseguir melhores condições de crédito com o empréstimo com garantia de veículo. Dependendo da instituição escolhida por você, é possível conseguir até 90% do valor de avaliação do bem. 

7. Empréstimo consignado para jovens

Outra modalidade tradicional é o empréstimo consignado. Nele, a idade não é o fator determinante, mas sim ter um salário ou benefício de aposentadoria que possa ser consignável. Se você é contratado, verifique se a sua empresa possui convênio com algum banco e consulte as condições. 

No empréstimo consignado, o desconto das parcelas é feito diretamente na sua folha de pagamento. De certa forma, o seu salário funciona também como uma garantia ao banco de que não haverá inadimplência. Por isso, suas taxas de juros são mais baixas e bem mais atrativas que as do empréstimo pessoal, por exemplo. 

8. Empréstimo para jovens agricultores 

Um empréstimo disponível para jovens menores de 18 anos é o Pronaf Jovem (Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Ele tem um objetivo bem específico e está direcionado a agricultores e produtores rurais familiares (precisa ser pessoa física) com idade de 16 a 29 anos.

O que é o Pronaf e como funciona? 

É um crédito para investimento na produção agrícola. Criado pelo Governo, sua operacionalização é feita pelo BNDES na forma de financiamento indireto. Isso significa que para solicitá-lo é preciso ir até um agente financeiro cadastrado, pois é ele quem fará a negociação (de acordo com suas regras de funcionamento). 

Quem pode solicitar o Pronaf Jovem?

Em seu site, o BNDES lista uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos jovens que desejam solicitar o Pronaf. Entre eles estão apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e ter concluído ou cursar o último ano em:

  • “centros familiares rurais de formação por alternância, que atendam à legislação em vigor para instituições de ensino”;
  • “escolas técnicas agrícolas de nível médio ou, ainda, há mais de um ano, curso de ciências agrárias ou veterinária em instituição de ensino superior, que atendam à legislação em vigor para instituições de ensino”.

Você pode conferir todos os requisitos aqui: Requisitos para enquadramento no PRONAF

Qual o valor do Pronaf Jovem?

Atualmente, o financiamento máximo concedido é de R$16,5 mil. 

9. Cartão de crédito para jovens

Muitas pessoas esquecem, mas o cartão de crédito também é um tipo de empréstimo. Hoje em dia, os jovens têm cada vez mais facilidade de acesso a essa modalidade. Ela é oferecida, por exemplo, por bancos em seus pacotes básicos ou de contas universitárias. 

Também é possível fazer um cartão de crédito online e rapidamente através das fintechs e seus aplicativos. Outra opção são os cartões oferecidos por lojas. 

Que tipo de pessoa pode fazer empréstimo?

O mercado de crédito não define um perfil específico de pessoa habilitada a solicitar empréstimos, porém ele tem a liberdade de negar solicitações e estabelecer seus próprios requisitos para analisar a concessão. 

Qual a idade para fazer empréstimo?

No geral, o perfil ideal é ter a idade mínima de 18 anos (alguns concedem para jovens de 16 anos emancipados ou possuem linhas específicas como o Pronaf), renda comprovável, comprovante de residência e bom score de crédito. O nome limpo pode ser uma questão, mas há instituições que fazem empréstimo para negativado

Dessa forma, ser jovem não é um impedimento para grande parte dos produtos oferecidos no mercado de crédito. 

O que é necessário para pedir um empréstimo?

Mesmo atendendo a esse perfil, os requisitos para conseguir um empréstimo vão mudar de um banco para outro e de modalidade para modalidade. Alguns podem exigir determinado perfil financeiro, uma renda mínima, bens ou plano de negócios quando o crédito é voltado para empresas. 

O banco vai se encarregar de analisar se você tem os requisitos necessários. Por sua parte, é importante fornecer informações atualizadas e adiantar as documentações exigidas. 

Cuidados ao solicitar um empréstimo para jovens

Um passo muito mais importante vem antes da concessão de crédito. É fundamental que você estude muito bem as vantagens e desvantagens de fazer empréstimo, especialmente se você for jovem. 

Tenha certeza da necessidade do dinheiro, dos impactos que ele vai trazer para sua vida financeira, estude os juros e CET (Custo Efetivo Total) da proposta e, principalmente, garanta que você vai ter como pagar a parcela. 

Esses cuidados são fundamentais para que o crédito não vire um pesadelo, especialmente para jovens, que estão no começo de suas vidas financeiras e aprendendo a cuidar do dinheiro

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Conclusão 

O empréstimo para jovens pode ser uma forma de desafogar as contas, pagar pela faculdade, abrir um negócio ou resolver uma situação emergencial. No geral, não existem linhas específicas para jovens, mas sim a disponibilidade de contratação das modalidades tradicionais de crédito para quem for maior de 18 anos.

Busque por linhas e instituições financeiras adequadas ao seu momento de vida. Hoje em dia, é possível ter acesso aos produtos de crédito sem sair de casa, solicitando o que você precisa pelo aplicativo do seu celular. 

Algumas fintechs, por exemplo, possuem maior proximidade e facilidade com esse público, adaptando seus processos à experiência de usuário que eles preferem e querem ter. 
A CashMe é uma dessas fintechs que fazem empréstimo para jovens através do empréstimo com garantia de imóvel. O processo é 100% online, rápido e seguro. Com ele, você consegue até 60% do valor de avaliação do seu imóvel. E a idade mínima é de 18 anos! Faça uma simulação de empréstimo online e saiba mais.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

4 pensamentos sobre “9 linhas de empréstimo para jovens

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade