Empréstimo para lojista

Empréstimo para lojista: como funciona?

12 jun 2020
6min de leitura

O empréstimo para lojista pode ser a saída para manter as contas em dia, principalmente com o cenário atual onde muitas pessoas enfrentam problemas financeiros para manter seu negócio.

Existem diversas opções de empréstimo para lojista no mercado, mas é importante encontrar aquele mais vantajoso para você, para te ajudar e não te endividar.

Por que o empréstimo pode ser uma boa opção?

Manter uma loja não é fácil, pois exige uma vasta administração e muita organização para lidar com as finanças.

Certamente existem situações inesperadas como, por exemplo, durante a pandemia em que grande parte das lojas tiveram que fechar, diminuindo o fluxo de vendas. São em momentos como esse que se torna necessário realizar um empréstimo e trocar as dívidas mais caras, que geram altos juros, por dívidas menores.

Além disso, os prazos para pagamento das parcelas são mais longos e isso poderá ajudar o lojista a se reestruturar no mercado. 

Empréstimo para lojista iniciante? 

O empréstimo não é um aliado só de quem já possui sua loja, através dele também é possível tirar seu sonho do papel e empreender.

Segundo os dados do Serasa as pessoas estão investindo cada vez mais em ter seu próprio negócio. Sendo assim, buscar um empréstimo para começar sua loja ou organizar as finanças da sua empresa pode ser uma boa ideia.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como funciona o empréstimo para lojista?

Para lojistas, a tomada de empréstimo para MEI (Microempreendedor Individual) ou empreendedores autônomos é muito parecida com a forma que uma pessoa física deve solicitar. 

Porém é possível encontrar algumas vantagens, por exemplo se for formalizado como MEI pode solicitar uma linha de crédito especifica para pequenas empresas. 

Algumas vantagens 

  • Prazos longos para pagamento;
  • Taxa de juros baixa.

Quais são as opções de empréstimo para lojista: 

Independente de ser um lojista formalizado ou não é possível encontrar empréstimos. Veja algumas das opções: 

Empréstimo pessoal 

O empréstimo pessoal é um dos mais conhecidos do mercado, é possível solicitar um valor para qualquer finalidade.

Para conseguir é preciso passar por uma avaliação do banco ou instituição financeira, que pode lhe conceder ou não o empréstimo.

Algumas pessoas já possuem essa modalidade pré-aprovada em suas contas bancárias.

Microcrédito Produtivo Orientado

A Caixa Econômica Federal disponibiliza uma linha de crédito para pequenas empresas de até R$15 mil, mas sua aprovação depende de análise. 

O crédito é destinado a empresas que precisam de pequenos aportes para investimento. 

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo como garantia de imóvel vem crescendo muito no Brasil, principalmente pelas suas vantagens no pagamento das dívidas. 

Para solicitar é necessário possuir um imóvel em seu nome, e este ficará como garantia de pagamento das parcelas. O imóvel é inserido na negociação, mas você não perde o direito do uso do dele, apenas se não pagar o empréstimo. 

Acima de tudo os juros desses empréstimos conseguem ser os mais baixos do mercado, pois a instituição tem garantia de que receberá. Por outro lado, com parcelas mais baixas e longos prazos para pagamento, normalmente o lojista consegue arcar com as prestações. 

Saiba mais sobre as vantagens do empréstimo com garantia de imóvel

Simulação empréstimo para empresas

Empréstimo ou financiamento?

Essa resposta depende muito da finalidade que deseja dar ao dinheiro e também das opções que vai encontrar no mercado. 

Por exemplo, um financiamento deve ser para algo específico, normalmente maquinário, reforma etc. Já o empréstimo pode ser para diversas áreas, entretanto, não se esqueça de comparar as taxas de juros entre eles. 

Empréstimo para lojista negativado

Conseguir um empréstimo para negativado ou com o nome sujo não é tão simples, porém existem lugares que oferecem essa possibilidade. 

Porém a instituição financeira está ciente da sua inadimplência e possivelmente oferecerá juros mais altos, pois correrá o risco de sofrer atrasos no recebimento. 

Vale ressaltar que existem empréstimos especializados para lojistas negativados, e isso poderá ajudar a tirar sua empresa do vermelho e reerguê-la. 

Utilize as simulações online

Uma dica muito importante é comprar as condições oferecidas em diversas modalidades de empréstimos. Para fazer isso sem ter que se deslocar, utilize o simulador de empréstimo online, assim o tempo que gastará fazendo isso será menor. 

Além disso, esteja atento a todos os itens da proposta e não se esqueça de realizar a soma dos juros, para saber qual compensa mais. 

Dicas para lojistas fazer um empréstimo  

Confira algumas dicas para solicitar um empréstimo de maneira mais saudável para suas finanças. 

Busque taxas de juros baixas

As taxas de juros fazem muita diferença no valor total da devolução do empréstimo, portanto opte por opções com taxas baixas. 

Compare o Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetivo Total é uma taxa que inclui todos os encargos da operação para emprestar dinheiro. 

Vale ressaltar que mesmo que os juros sejam baixos, algumas instituições e bancos possuem esse custo num valor alto. 

Antes de assinar o contrato veja qual será o CET, que deve estar especificado. 

Cuidado para não cair em golpes 

Infelizmente existem muitas pessoas mal intencionadas aplicando golpes em quem está em busca de um empréstimo.

Tome cuidado com ofertas milagrosas feitas através da internet, por empresas desconhecidas, ligação e mensagem pelo WhatsApp. O que você menos precisa neste momento é ter um desfalque financeiro. 

Organize as finanças da sua empresa 

Assim como para solicitar um empréstimo de uso pessoal, para uso empresarial também é necessário organizar suas finanças. 

Elabore uma planilha com as entradas e despesas da empresa, veja o que é possível cortar dos gastos e quanto pode pagar de empréstimo mensalmente. 

Desta forma você evitará não conseguir arcar com as parcelas do empréstimo e nem misturar suas contas pessoais com as empresariais. 

Empréstimos para lojistas durante a pandemia 

A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe muitos problemas para as pessoas e também para os lojistas. Pensando nisso, diversas opções de empréstimos para lojistas surgiram no mercado. Além disso, alguns programas de crédito oferecidos pelo governo também foram criados.

Mas, antes de tudo é importante compará-los com os outros empréstimos, afinal é um dinheiro que terá que devolver. 

Ou seja, escolha muito bem o tipo de empréstimo que é melhor para você, mesmo que a situação esteja difícil, deve-se pensar com cabeça fria. 

Conclusão

Ter um negócio exige muita responsabilidade e organização, principalmente quando o fluxo de entradas é variável. 

Entretanto em momentos como esse é preciso pensar como reestruturar sua loja, e a melhor saída pode ser um empréstimo. 

É comum que o cenário pareça assustador para quem tem seu próprio negócio, mas existem formas de continuar lucrando mesmo durante a crise. Além disso, algumas pessoas criaram negócios de sucesso durante a pandemia. 

Atualmente é muito simples solicitar um empréstimo e existem várias possibilidades. Porém é importante analisar a proposta antes de fechá-la, e mesmo que não seja obrigatório para solicitar o empréstimo tenha uma finalidade para o dinheiro. Desta forma, evitará que o dinheiro acabe sem ver resultados.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

2 pensamentos sobre “Empréstimo para lojista: como funciona?

  1. Avatar
    ALEXANDRA MARIA LOPEZ ROMERO diz:

    Olá preciso de um prestamo de vocês valor de 10.000.00 dez mil reais
    41 99184-8325 moro e tenho meu local em São jose dos pinhais PR

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Alexandra! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade