Ferramentas voltadas para operações administrativas existem aos montes, principalmente na internet. Entretanto, o sistema Finanças 360º é a opção de diversas empresas em constante ascensão.

Sua efetividade é tamanha que companhias como Coca-Cola, Havaianas, China in Box, entre outras corporações utilizam deste para controlar todo o processo financeiro das lojas parceiras de suas marcas.

Para propiciar a você, caro cliente, o conhecimento e a ciência sobre tal poderosa plataforma, apresentaremos, no artigo de hoje, detalhes sobre o Finanças 360, esclarecendo o porquê de ela ser tão escolhida.

Finanças 360º é perfeito para os negócios.

Desenvolvida com a finalidade de integrar todos os processos financeiros de franquias, o Finanças 360º, também chamada de F360, é uma plataforma online desenvolvida por gestores de varejo para gestores de varejo.

Ela realiza a gestão completa, importações de XML, ativo e passivo da sua empresa e, ainda, propicia uma conciliação automática de cartões e bancos que estejam ligados à sua organização.

Na verdade, o sistema da Finanças 360º integra dois grandes sistemas em um só e de modo muito mais simples: o ERP e a conciliação de cartões. Isso com o objetivo de facilitar a gestão e aumentar a lucratividade de pequenos e médios varejistas.

O que é ERP

ERP é uma sigla que significa planejamento dos recursos da empresa. Isso é um sistema de gestão que atua como um banco de dados que reúne todas as principais informações de uma companhia, desde questões sobre manufatura, logística e finanças até recursos humanos.

Em geral, esse tipo de programa é utilizado por empresas de grande porte, tendo um alto custo de implementação e manutenção. Apesar disso, o ERP tem como vantagem integrar tudo o que um gestor precisa saber sobre seu negócio, oferecendo uma visão clara de todos os processos.

Como funciona um sistema conciliador de cartões

Quando uma venda é feita no cartão de crédito, o comerciante não recebe esse valor no mesmo instante, como ocorre com algo em dinheiro. Na verdade, o valor só será debitado 30 dias depois da transação, em via de regra. No caso das vendas processadas com cartão de débito, esse prazo diminui para um dia útil.

Sendo assim, o empreendedor precisa ter um alto controle financeiro para registrar todas as contas a receber que possui, listando os valores e as respectivas datas de pagamento. Além disso, é preciso registrar as taxas de desconto sobre o valor da venda que são cobradas pelas operadoras dos cartões.

Por si só, gerenciar esse processo já demanda bastante trabalho e atenção, porém, quando ele ocorre em grande quantidade torna-se quase impossível de ser gerido manualmente. É aí que surge o sistema conciliador de cartões.

Esse software vai compilar todos esse dados, controlando tarifas e verificando as informações repassadas pelas administradoras dos cartões. Isso faz com que você ganhe tempo e tenha registros mais precisos, aumentando a segurança dos dados.

O problema é que esse sistema é bem caro e ainda exige uma tarefa manual: transferir as análises finais do programa para um software de gestão ERP. Sendo assim, por que não criar uma ferramenta que faça essa integração? É então que surge o Finanças 360º.  

O Finanças 360º na prática

A plataforma do Finanças 360º foi criada por pai e filho depois que eles notaram a dificuldade dos pequenos e dos médios varejistas em conseguir ferramentas de gestão financeira eficazes.

Os dois eram donos de diversas unidades de franquias e não conseguiam mais utilizar as planilhas do Excel para analisar as variações de capital das suas empresas. Contudo, também não era viável financeiramente investir em um ERP e em um sistema conciliador de cartão.

Desse modo, decidiram criar um sistema próprio e inovador que os ajudasse e auxiliasse também outros empresários. Então, depois de meses de pesquisa, surgiu o Finanças 360º.  

A tecnologia

A tecnologia adotada pela plataforma está em constante evolução, de maneira a propiciar um serviço de qualidade aos clientes. Para isso, a companhia trabalhou com poucos clientes por cerca de um ano, ouvindo todos os feedbacks que cada um deles listava.

Ao longo desse período, fizeram todos os ajustes que eram precisos na plataforma, de maneira a deixá-la eficiente para seu público-alvo. Contudo, essas melhorias não terminaram por aí e continuam sendo implementadas até hoje.

O acesso online

Tendo uma plataforma totalmente online, o Finanças 360º pode ser acessado durante os sete dias da semana, a qualquer hora. Para isso, basta que você tenha um dispositivo com acesso a internet. Isso significa mais facilidade e praticidade para você.

Afinal de contas, todos sabem como empreender é uma tarefa corrida, então nada melhor do que ter acesso a um software financeiro que acompanhe essa rotina agitada.

A segurança

Desenvolvimento tecnológico e facilidade de acesso são pontos importantes quando se fala em softwares de gestão. Contudo, a segurança é um ponto essencial nesse processo. Até porque nenhuma empresa quer ter informações confidenciais expostas na internet, acessadas por pessoas não autorizadas ou perdidas por conta de um bug.

Sendo assim, o Finanças 360º disponibiliza o uso de senhas de acesso criptografadas, além de ter certificado https sobre todos os dados que transitam dentro da plataformas. Isso faz com que as informações sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas, impedindo possíveis fraudes.

Outro ponto importante sobre a segurança do sistema é a realização de backup dos dados. Ou seja, a empresa faz cópias de segurança dos bancos de dados de todos os seus clientes, impedindo que alguma falha operacional possa causar perda de informações e, assim, prejudicar o andamento dos negócios.

Os serviços

O Finanças 360º oferece diversos serviços dentro da sua plataforma. Tudo de forma integrada. Sendo assim, você terá acesso à interface de todos os seus pontos de venda, conseguirá analisar o fechamento de caixa de cada uma das unidades e, ainda, terá serviços de conciliação de cartão e conciliação bancária.

Além desses pontos, o sistema dá a você a visão de todas as contas a pagar e a receber que sua empresa possui, faz um controle de fluxo de caixa, registra os orçamentos e os relatórios com as demonstrações de resultados (DRE). Tudo de forma simples e totalmente virtual, sem precisar baixar nenhum programa.

A seguir, detalhamos cada um desses pontos:

Dashboard

Todas as informações de vendas, despesas, fluxo de caixa, DRE e taxas das administradoras de cartões apresentadas em gráficos de fácil visualização.

Conferência de caixa

Arquivo com um resumo de toda a movimentação dos pontos de vendas que a empresa possui.

Despesas e receitas

Arquivo com todos os lançamentos de despesas e receitas, incluindo opções de parcelamento, rateios, plano de contas, competência etc.

Conciliação de cartões

Conciliação automática de cartões de crédito e débito apresentando também as taxas das administradoras, o aluguel de POS, as antecipações de recebíveis e o chargeback.

DRE

DRE personalizável com análise vertical ou horizontal.

Sistema Web

Sistema atualizado de forma constante e hospedado em uma plataforma virtual e totalmente segura. Desse modo, você não precisa baixar nenhum software específico em suas máquinas.

Isso garante praticidade, pois qualquer informações que precisar poderá ser acessada do celular, tablet, notebook ou computador sem maiores problemas.

Conciliação bancária

Conciliação automática do extrato bancário, apresentando visualização rápida das exceções existentes no extrato bancário.

Fluxo de caixa

Relatório por loja ou por grupo, por conta bancária, caixa ou consolidado. Possibilidade de salvar preferências de visualização.

Controle multiempresas

Você consegue cadastrar todas as empresas ou lojas que gerenciar, de modo a ter controle das informações financeiras do seu grupo empresarial.

A importância do planejamento financeiro em uma companhia

Agora que você já entende o que é o Finanças 360º e quais são os seus benefícios, chegou o momento de conversarmos sobre a importância de um bom planejamento financeiro. Afinal de contas, essa é uma etapa essencial para o bom desenvolvimento do seu negócio.

É por meio de um planejamento eficaz que você consegue:

  • prever dados de faturamento;
  • organizar a folha de pagamento dos funcionários;
  • programar compra de insumos;
  • investir em campanhas de marketing;
  • realizar melhorias no empreendimento;
  • programar expansões etc.

Os riscos de uma má gestão do capital

Quando existem falhas no seu planejamento pode faltar dinheiro em caixa para realizar atividades cotidianas. O resultado são atrasos em diversos pagamentos, problemas para investir em melhorias na empresa, aumento das dívidas, queda ou perda do lucro e aumento no índice de endividamento.

Quando chega a uma situação crítica, essa gestão ineficiente desestrutura toda a companhia, podendo levá-la à falência.

As vantagens da integração

Um sistema de gestão financeira integrado ajuda a evitar erros, principalmente se você for um empreendedor que gerencia diversas empresas, como é o caso de quem tem unidades de franquia.

Ou seja, a integração lhe dá uma visão global do negócio ao invés de dividi-la em partes. Sendo assim, acaba o risco de surgirem falhas no momento de montar o quebra-cabeça financeiro de cada unidade.

Além disso, você economiza tempo. Afinal, não existe mais a necessidade de realizar uma análise detalhada em cada unidade e depois juntar cada um desses pontos. Tudo passa a estar centralizado em um único local.

Outra grande vantagem é a facilidade para elaborar estratégias de negócio de curto, médio e longo prazo. Isso porque você conseguirá observar todas as suas companhias de uma única vez, criando um planejamento geral para o seu negócio.  

O Finanças 360º e as estratégias para conseguir capital financeiro

O Finanças 360º ajuda você a gerir o capital financeiro da sua empresa ou das diversas unidades que a compõem. Além disso, ele o ajuda a perceber quando é o momento de injetar um maior capital financeiro em seu negócio.  

A análise da situação presente

Observando todos os dados que o Finanças 360º apresenta (fluxo de caixa, DRE, despesas e receitas etc.), você tem noção clara de como está a situação financeira da sua empresa. Desse modo, é muito mais fácil perceber se o negócio está tendo lucros ou vivenciando uma época de prejuízos.

A partir daí, você pode analisar o que pode fazer para ampliar o seu negócio ou tirá-lo de alguma situação crítica e como conseguir mais capital para tudo isso.

O uso do home equity

O home equity é uma ótima opção para quem busca altas quantias financeiras com um prazo estendido para pagamento e taxas de juros reduzidas. Aqui na CashMe, por exemplo, trabalhamos com essa modalidade de empréstimo com garantia de imóvel e oferecemos taxas a partir de 0,99% e prazos de quitação de até 20 anos

A venda de bens

Caso você tenha bens parados, vendê-los pode ser uma boa opção de conseguir dinheiro rápido e, ainda, fazer um bom negócio. Nesse caso, você pode fazer transações envolvendo imóveis, terrenos ou maquinários, veículos etc.

A realização de empréstimos tradicionais

Os empréstimos tradicionais também são outra opção de conseguir recursos financeiros para a sua empresa. Aqui, no entanto, as taxas de juros nem sempre são atrativas e o tempo para pagamento da dívida pode não ser tão flexível quanto o que você busca.

O Finanças 360º e o endividamento

Depois de tudo o que explicamos, você já deve ter percebido que a plataforma do Finanças 360º o ajuda a evitar o endividamento. Isso porque se torna mais fácil gerir todo o dinheiro do seu negócio, observando possíveis falhas no fluxo de caixa, defasagens no capital de giro e necessidade de empréstimos.

A partir do momento em que você tem controle global de todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa, não existe o risco de cálculos errados entre as unidades que compõem a empresa ou de falhas humanas na hora do registro geral.

Tudo vai estar bem registrado e com fácil visualização. Isso, com certeza, vai ajudá-lo a se antecipar a qualquer tipo de problema, inclusive aqueles envolvendo dívidas.

E então, gostou do texto de hoje? Como deu para perceber, a ferramenta Finanças 360º é uma ótima opção para você cuidar melhor do seu negócio, tendo uma gestão financeira eficaz.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, escreva aqui nos comentários que vamos responder. E se já utiliza esse sistema de gerenciamento e tiver percebido que precisa de um empréstimo, não deixe de entrar em contato com os consultores aqui da CashMe para saber mais detalhes do home equity. Até breve!

endImage

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50). Empresa do Grupo Cyrela.

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


O cashme.com.br (“Website”) é pertencente e operado pela Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participações (“CashMe”), uma sociedade anônima registrada sob o CNPJ/MF 73.178.600/0001-18

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.