Índices de endividamento

Índices de endividamento: conheça os principais e como isso afeta sua empresa

20 ago 2021
5min de leitura

Índices de endividamento são métricas que mostram o nível de endividamento de uma empresa. Sua interpretação mostra, por exemplo, quanto de seus recursos vêm de terceiros. Os índices de endividamento são analisados por investidores para analisar a saúde financeira de empresas com potencial ou não de investimento.

Quando você tem uma empresa, é preciso estar atento a diversos fatores ao mesmo tempo. 

Estoque, produção, funcionários, receita. Tudo fica mais fácil de ser medido e acompanhado quando podemos usar métricas para análises. O grau de empréstimos e financiamentos contraídos, por exemplo, pode ser medido através de índices de endividamento. 

O que são índices de endividamento?

Eles fazem parte dos indicadores de análise financeira de uma empresa. De forma geral, os índices de endividamento representam as dívidas de uma empresa e qual o seu grau. Ou seja, aqui será muito avaliado como está o passivo do negócio. Lembrando que passivo são as obrigações com despesas e dívidas. 

Dessa forma, podemos dizer que os índices de endividamento vão medir o grau das dívidas de uma empresa. O tema do endividamento é tão importante dentro da vida de um empreendedor, que ganhou uma cartilha especial feita pelo SEBRAE de São Paulo.

Para que servem os índices de endividamento?

Então, não é por acaso que eles são muito relevantes para um empreendedor ou para quem quer investir em uma empresa. Com os índices de endividamento, você pode avaliar qual é a participação de terceiros dentro da empresa, pois, se ela recorre muito a empréstimos (dívidas que compõem o passivo), significa que ela precisa bastante de recursos externos para sobreviver. 

Os índices de endividamento servem também para verificar o comprometimento dos recursos, porque podem mostrar quanto deles é usado para pagar dívidas e juros. Da mesma forma, sua interpretação avalia se a empresa consegue cobrir essas dívidas. Tudo isso vai servir, por exemplo, para que investidores decidam se aquele é um bom negócio para colocar dinheiro ou até mesmo para que a empresa consiga outros empréstimos. 

Quais são os principais índices de endividamento?

Para conseguir fazer essas interpretações dos índices de endividamento, antes é preciso escolher qual deles usar. Sim, existem vários e aqui vamos mostrar os principais índices de endividamento. Acompanhe!

Índice de endividamento geral

O primeiro deles é o Índice de Endividamento Geral (EG), que mede o quanto dos ativos totais da empresa vêm de terceiros. Ou seja, com ele podemos ver o quão representativa é a dívida total do negócio. Podemos pensar ainda que ele representa quanto do dinheiro da empresa está comprometido com dívidas. 

A fórmula do Índice de Endividamento Geral é simples:

EG = (Capital de terceiros / Ativo total) x 100

Composição do endividamento

Já o índice de endividamento chamado “Composição de Endividamento” (CE)  mostra de que forma a empresa capta recursos de terceiro, se é de curto (passivo circulante) ou longo prazo (passivo não circulante). Sua interpretação informa qual proporção da dívida precisará ser paga no curto prazo. 

A fórmula da Composição do Endividamento é a seguinte: 

CE = (Passivo Circulante / Passivo Total) x 100

Participação de capital de terceiros

Agora, se você quer saber o quão depende a empresa é de capital de terceiros, é preciso calcular o PCT: Participação de Capital de Terceiros. Esse índice de endividamento mostra quanto o valor devido a terceiros representa em relação ao patrimônio líquido. 

Para muitos investidores, pode ser um risco colocar dinheiro na empresa se esse índice for muito grande. Isso porque pode significar que a empresa não se mantém sozinha. Por outro lado, também pode ser um momento de crescimento, no qual a empresa toma empréstimos para expandir, comprar equipamentos, aumentar a produção etc.

A Participação de Capital de Terceiros é calculada pela fórmula:

PCT = Passivo total / Ativo total

Índice de cobertura de juros

Entre os índices de endividamento, há também um utilizado para saber qual a capacidade da empresa de pagar os juros dos contratos de suas dívidas. É o chamado Índice de Cobertura de Juros (ICJ). Ele é calculado a partir da fórmula:

ICJ = EBIT / Despesas anuais com juros

A sigla EBIT na fórmula corresponde ao conceito em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”, que em português, significa “lucro antes dos juros e tributos” (LAJIR). Ou seja, o numerador da fórmula corresponde ao lucro da empresa antes de serem descontados os juros e o imposto de renda.

Imobilização do patrimônio líquido

Esse índice de endividamento mostra quanto do ativo permanente da empresa é financiado pelo patrimônio líquido, ou seja, qual o grau de comprometimento do patrimônio líquido. Ele também é uma forma muito boa de evidenciar a dependência de capitais de terceiro para sustento da empresa. 

A fórmula da Imobilização do Patrimônio Líquido (IPL) é:

IPL = Ativo permanente / Patrimônio líquido

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Conclusão

Os índices de endividamento são indicadores de análise financeira que mostram o grau de endividamento de uma empresa. Eles servem para analisar, entre outros pontos, quão dependente de capitais de terceiro é a sobrevivência do negócio, quanto do seu patrimônio está comprometido com dívidas e qual seu potencial para arcar com os juros dessas dívidas.

Com fórmulas relativamente simples, há diversos índices de endividamento. Os principais são Índice de Endividamento Geral, Composição de Endividamento, Participação de Capital de Terceiros, Índice de Cobertura de Juros e Imobilização do Patrimônio Líquido. 

Eles são usados por investidores para tomarem decisões quanto ao dinheiro que será colocado na empresa. Além disso, servem para que empreendedores avaliem se ainda é possível ir atrás de investimentos externos para os seus negócios, possibilitando expansão, aumento de produção, aquisição de equipamentos etc.  

Se você fez uma análise dos índices de endividamento da sua empresa e decidiu que ainda é interessante ir atrás de capital de terceiros, a CashMe pode ser uma escolha! Usando seu imóvel próprio como garantia, é possível conseguir alto valor de crédito e baixas taxas de juros. Faça uma simulação e conheça as condições do nosso empréstimo para empresas.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade