Golpe do falso investimento: como não cair nessa fraude?

26 jan 2024
4min de leitura

Os golpes de falso investimento existem na sociedade há muito tempo, sempre com a premissa de prometer grandes retornos financeiros com um baixo investimento ou esforço. Além disso, conforme novos cenários surgem, as fraudes também se adaptam para atrair mais pessoas.

Esse golpe é também um tipo de pirâmide financeira, um formato fraudulento que já vem causando prejuízos na sociedade há alguns séculos. Atualmente, os golpistas solicitam que o investidor pegue algum crédito para investi-lo no esquema, prometendo que os retornos e as parcelas mensais do empréstimo serão pagas, o que não é verdade.

Quer aprender a se proteger desse golpe? Então, continue a leitura e confira como não cair nessas fraudes.

O que é o golpe do falso investimento?

Geralmente, uma empresa ou uma pessoa aparece com uma proposta de investimento único para a vítima, prometendo que, caso invista nessa oportunidade, ela terá uma renda extra com os seus retornos. Em muitos casos, eles pedem que a pessoa envolvida obtenha um empréstimo com garantia de imóvel.

Em seguida, eles solicitam que a vítima forneça o dinheiro obtido com o crédito para o investimento. Os golpistas afirmam que pagarão as parcelas do empréstimo e os lucros da operação, muitas vezes, desproporcionais ao mercado. Tudo isso parece muito vantajoso, não é? E é aí que mora o perigo.

Após o investimento, os fraudadores não conseguem pagar os rendimentos prometidos, deixam de pagar as parcelas do empréstimo e, assim, a vítima corre o risco de perder o seu imóvel. Um dos maiores problemas é que a pessoa envolvida no esquema estava totalmente ciente da solicitação de crédito, assinando o contrato.

Por conta disso, dificilmente a pessoa consegue cancelar esse empréstimo no seu próprio nome, afinal, ela o solicitou conscientemente.

Existem outros golpes do falso investimento?

Sim, há outros tipos de golpe de falso investimento, sendo uma das fraudes mais adaptáveis que existem. Confira a seguir alguns dos tipos mais famosos desses crimes:

Esquema Ponzi

Com o nome do italiano criador desse tipo de golpe, o esquema Ponzi é um formato bem tradicional e muito utilizado pelos golpistas. Eles prometem um grande retorno em pouco tempo para os investidores.

Porém, depois do investimento feito, eles não investem o dinheiro, mas, sim, o utilizam para pagar os investidores mais antigos. Isso significa que esse formato de fraude depende da constante entrada de novos clientes para funcionar, caso contrário, ele entra em colapso.

Investimentos falsos

Nesse modelo, os golpistas criam empresas de fachada com informações falsas, documentos forjados, sites e relatórios falsos para conseguir convencer as vítimas a investir seu dinheiro na empresa deles.

Após o investimento, os criminosos desaparecem com o dinheiro do cliente e não pagam nada do que foi prometido, deixando as vítimas no prejuízo. Por isso, sempre invista e solicite crédito em instituições confiáveis. Confira, em nosso blog, qual é o melhor banco para fazer empréstimo.

Phishing

Nos casos de phishing e fraudes online, são enviados e-mails e mensagens para as vítimas, dizendo representarem instituições financeiras e outras empresas de investimento conhecidas. Com isso, eles pedem informações pessoais e outros dados financeiros, como as senhas de contas para conseguir roubar o seu dinheiro.

Leia também: Quais são os golpes de empréstimo mais comuns?

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como se proteger do golpe do falso investimento?

Agora que você conhece os principais formatos desse tipo de golpe, é importante conhecer algumas estratégias e cuidados para se proteger dessas fraudes financeiras. Confira as melhores dicas a seguir:

1. Desconfie de promessas “boas demais para serem verdade”

Ao receber uma oferta de um investimento ou de uma oportunidade “única” que promete lucros garantidos, altos retornos em pouco tempo, desconfie. Muito provavelmente isso é golpe, por isso, você deve ter um olhar bem crítico ao avaliar essas promessas.

Lembre-se de que todo investimento tem seus riscos, mas que ofertas tão boas quase nunca são verdade e é preciso desconfiar desse tipo de oportunidade.

2. Conte sempre com a orientação de um consultor

Ter a orientação de um consultor financeiro ou de um corretor de investimentos credenciado é fundamental para te ajudar a avaliar essas oportunidades de investimento, conferindo se elas são legítimas ou não.

Além disso, esses profissionais podem te dar conselhos importantes sobre como investir o seu dinheiro, sempre de forma segura, confiável e transparente.

3. Nunca compartilhe informações pessoais e sensíveis

Nunca dê a senha de contas bancárias, do número do cartão de crédito ou de um documento de identificação para empresas que não são confiáveis. Elas podem estar aplicando mensagens de phishing em busca de conseguir essas informações para roubar o seu dinheiro e fazer transações financeiras em seu nome.

Viu como existem diversos tipos de golpe do falso investimento? Por isso, é importante conhecer as medidas mais comuns de segurança e cuidar das suas informações pessoais, assim, você dificulta a ação dos criminosos e protege o seu dinheiro.

Quer entender mais sobre essas fraudes e como evitá-las? Então, aproveite para conferir em nosso blog um post completo sobre os principais golpes financeiros e aprenda a se proteger!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Golpe do falso investimento: como não cair nessa fraude?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade