Os golpes de empréstimo têm se tornado cada vez mais comuns nos dias atuais e, infelizmente, muitas pessoas sofrem com essas fraudes diariamente. Os golpistas têm criado inúmeras estratégias e técnicas novas para conseguir enganar os clientes que estão em busca de crédito.
Para ajudar você a se proteger desses perigos, preparamos uma lista com os golpes de empréstimo mais comuns na atualidade, explicando como eles funcionam e as melhores dicas para evitá-los. Continue lendo e confira como fugir dos golpistas na hora de fazer o seu empréstimo!
Exigência de pagamento antecipado para aprovação do crédito
Esse tipo de fraude acontece quando pessoas ou empresas solicitam um pagamento antecipado para que o empréstimo ou a linha de crédito solicitada seja aprovada. Eles dizem que isso faz parte do processo de análise de crédito, serve para pagamento de taxas de processamento e, até mesmo, falam que é uma garantia do empréstimo.
Porém, quando as vítimas pagam esse valor antecipado, os golpistas desaparecem, deixando as pessoas sem o seu crédito e sem o dinheiro que pagaram antecipadamente. Por isso, evite dar um dinheiro de forma antecipada.
Empréstimo para investimentos com alta rentabilidade
Recentemente, surgiu uma nova modalidade de golpe onde os golpistas convencem as vítimas a fazer empréstimos e utilizar o dinheiro emprestado para aplicações em investimentos de altíssima rentabilidade. O problema é que, muitas vezes, esses investimentos são totalmente falsos e servem apenas para atrair as pessoas em busca de um grande retorno financeiro.
A dica para se proteger é nunca dar dinheiro para uma pessoa desconhecida aplicar em investimentos para você. Além disso, fique atento ao retorno que esses investimentos prometem, opções com rentabilidade muito acima do mercado podem significar um possível golpe.
3 dicas importantes para não cair em golpes de empréstimo
Agora que você conhece alguns dos golpes de empréstimo mais utilizados na atualidade, é preciso conhecer algumas técnicas para se proteger desse tipo de fraude. Confira a seguir as nossas dicas:
1. Pesquise o histórico da instituição
É fundamental conhecer o histórico e outras informações importantes da empresa que você está solicitando um crédito. Faça uma pesquisa sobre endereço físico, contatos oficiais, fotos, feedbacks de outros clientes da instituição.
Você também pode verificar a reputação dela em sites como o Reclame Aqui. Assim, é possível conferir se ela realmente existe e é confiável para esse tipo de transação.
Leia também: Qual o melhor banco para fazer empréstimo?
2. Nunca faça um pagamento antecipado
Nenhuma instituição financeira confiável pede valores antecipados para aprovar o seu crédito ou liberá-lo mais rápido. Inclusive, isso não é permitido pelo Banco Central, então, quando uma empresa fizer esse tipo de pedido, desconfie.
3. Faça pagamentos apenas para contas jurídicas
Ao realizar algum tipo de pagamento para uma instituição financeira, verifique se a conta e o boleto estão no nome de uma pessoa jurídica. Empresas sérias e confiáveis sempre utilizam pessoas jurídicas para suas contas bancárias e nunca pessoas físicas para receber pagamentos.
Com essas dicas e conhecendo os principais golpes relacionados aos empréstimos, você tem tudo o que precisa para se proteger dessas fraudes financeiras. Aproveite para conferir em nosso blog outros conteúdos importantes relacionados à proteção, como o nosso post sobre os principais golpes financeiros que existem atualmente!