Multipropriedade imobiliária: como funciona essa modalidade

1 nov 2023
7min de leitura

A multipropriedade imobiliária é uma das melhores formas de comprar imóveis com mais facilidade com um capital de investimento muito menor. Ela consiste na aquisição de um empreendimento por vários donos, facilitando o processo de aquisição.

Com isso, é possível realizar o compartilhamento da propriedade, reduzindo custos para cada comprador e permitindo que todos aproveitem os benefícios de uma moradia dividida.

Quer entender melhor sobre o funcionamento dessa modalidade? Então continue a leitura e confira o que é, como funciona e quais são as vantagens desse tipo de compra!

O que é a multipropriedade imobiliária?

A multipropriedade imobiliária é uma modalidade de compra e uso de imóveis que se caracteriza por um investimento coletivo. Dessa forma, cada pessoa adquire uma fração da propriedade e pode utilizar o imóvel por um período proporcional a sua parte.

Esse tipo de investimento em imóveis também é chamado de time sharing, por conta de haver uma divisão de tempo de uso da propriedade ao invés de uma divisão por área. Com isso, cada comprador tem a posse por tempo determinado de acordo com a sua contribuição financeira.

Por isso, essa modalidade de aquisição é considerada um compartilhamento de imóveis, em que todos os participantes do processo de compra dividem os custos e responsabilidades. Outra vantagem do modelo é a possibilidade de adquirir empreendimentos com um investimento inicial menor.

Esse formato de compra foi regulamentado pela lei 13.777/18, sendo uma ótima forma de investir em imóveis e poder usufruir das propriedades investindo um valor menor do que o comum.

Contrato de multipropriedade: o que é?

O contrato de multipropriedade é o documento que contém os percentuais de cada dono em relação ao imóvel, dividindo a propriedade em frações de tempo e o período que cada comprador pode utilizar.

Ele deve seguir todas as regras determinadas pela legislação, assim, ele é considerado válido e define como funcionará a relação dos proprietários do imóvel.

Além dele, você e os outros compradores também precisarão do contrato de compra e venda de imóvel. Saiba mais sobre esse documento aqui no blog!

Como funciona a multipropriedade imobiliária?

A multipropriedade imobiliária é como um compartilhamento de imóveis. Nela, o empreendimento tem mais de um dono e cada um pode usá-lo conforme o seu tempo de usufruto definido em contrato.

Com isso, o exercício da posse sobre a propriedade acontece de forma alternada. Esse tipo de compra é muito utilizada para segundos imóveis e casas de férias, com a possibilidade dos empreendimentos terem até 52 donos.

Esse número é definido pela lei e ela diz que cada comprador deve ter um período de usufruto de no mínimo 1 semana. Como o ano tem 52 semanas, essa seria a quantidade máxima de proprietários permitida.

Apesar de 1 semana parecer pouco tempo, quanto mais compradores participarem, menor será o valor inicial investido. Com isso, as pessoas que não possuem rendimentos o suficiente para comprarem o imóvel sozinhas podem usufruir de uma segunda propriedade.

Quais são as principais características dessa modalidade?

Por ser um formato de compra diferenciado, existem algumas características únicas em relação aos imóveis multipropriedade. Confira a seguir as principais:

  • Direito de preferência: a posse pode ser transferida para outra pessoa a qualquer momento;
  • Indivisibilidade: a fração de tempo e o imóvel não podem ser divididos;
  • Despesas condominiais: o pagamento das taxas ocorre de acordo com o rateio;
  • Rateio de despesas: os gastos são proporcionais ao que foi investido;
  • Administração: um dos proprietários deve fazer a gestão do empreendimento;
  • Prazos: o período mínimo de usufruto é de 7 dias por ano.

Além disso, é necessário que uma pessoa fique responsável pela contratação de serviços, pagamentos, entre outros. Vale lembrar que caso alguém queira se desfazer da sua cota, a sua parte deverá ser alienada.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são as vantagens da multipropriedade?

Investir no time sharing ou multipropriedade imobiliária é uma ótima maneira de adquirir novos imóveis sem a necessidade de um grande capital, assim, é possível usufruir dos benefícios da propriedade gastando menos do que o normal.

Conheça a seguir algumas das vantagens nesse tipo de negócio:

1. Redução de custos na compra e manutenção

Ao adquirir uma cota da propriedade, você tem todos os direitos e deveres de um proprietário comum do imóvel, porém, gastando muito menos do que seria necessário em uma compra normal.

Além disso, os gastos com manutenção e pagamento de impostos também são divididos, assim, é possível economizar na hora de manter o empreendimento.

2. Possibilidade de bom retorno financeiro

Os investimentos em multipropriedades costumam oferecer um ótimo retorno financeiro. Você pode vender a sua fração da propriedade ou mesmo alugar o empreendimento no seu período de uso.

O imóvel também pode valorizar com o tempo, aumentando ainda mais os seus rendimentos. Por isso, esse tipo de investimento é uma boa oportunidade para quem deseja alavancar as finanças com imóveis.

3. Experiências únicas com a família

Muitas pessoas buscam esses imóveis como uma segunda residência ou casa de férias, sendo assim, um local feito para a família curtir as férias ou você aproveitar um momento de descanso do trabalho em um lugar diferente.

Seja qual for a sua situação, essas propriedades são ótimas para você viver momentos únicos e garantir uma qualidade de vida ainda maior.

4. Diversificação da carteira de investimentos

Se você já tem um portfólio com alguns investimentos, essa modalidade é uma boa escolha para diversificar a sua carteira, reduzindo riscos e aumentando os seus resultados.

No entanto, existem riscos nesse formato de compra, por isso, é essencial analisar se esse é realmente o melhor investimento para você. Alguns dos maiores riscos nesse tipo de investimento são:

  • Complexidade na gestão da propriedade;
  • Menos controle sobre o imóvel compartilhado;
  • Menor liquidez;
  • Risco de conflitos com outros proprietários.

5. Maior segurança jurídica

O compartilhamento de imóveis é uma modalidade reconhecida legalmente no Brasil e que permite que imóveis tenham mais de um proprietário. Com isso, você garante mais segurança jurídica para os seus investimentos e pode usufruir de todos os benefícios da sua nova propriedade com tranquilidade.

Quais são as modalidades de multipropriedade?

Dentro da multipropriedade imobiliária, existem subdivisões. Conheça elas a seguir:

  • Societária ou acionária: nesse modelo há uma sociedade proprietária e são emitidas ações ordinárias;
  • Hoteleira: o foco nessa modalidade é o turismo, com divisão de uso por tempo proporcional e locação;
  • Imobiliária: aqui o imóvel conta com uma estrutura voltada para o lazer dos proprietários.

Como escolher a melhor opção de multipropriedade para você?

Agora que você sabe como funciona esse tipo de investimento, é importante entender como escolher a propriedade ideal para investir. Veja algumas dicas a seguir:

Escolha o seu período de usufruto

Como as divisões nesse formato de compra são feitas por frações de tempo, é fundamental que você já tenha em mente quantas semanas deseja usufruir da propriedade durante o ano.

Tente pensar em quantas vezes e semanas você passa viajando durante o ano, assim, fica muito mais fácil definir o período ideal para adquirir.

Pense sobre a localização do empreendimento

A localização é outro ponto importante para se atentar no momento da compra, afinal, locais mais distantes de casa serão igualmente mais difíceis de aproveitar durante o ano. Agora, se for em um local próximo, as chances de você aproveitar também são maiores.

Por isso, considere a localidade na hora de adquirir a sua fração de tempo.

Determine o melhor período para usufruto

Geralmente, as semanas durante a média e baixa temporada são mais baratas do que as da alta temporada. Porém, é preciso pensar na sua disponibilidade e objetivos.

Se você tem flexibilidade para viajar em períodos menos usuais, como na baixa temporada, então pode valer a pena adquirir esse período.

No entanto, caso você consiga sair apenas nos períodos mais comuns, talvez seja melhor investir um pouco mais e comprar semanas na alta temporada. Não existe certo ou errado, apenas considere a sua realidade na hora de fazer o investimento.

Agora que você entendeu como funciona uma multipropriedade imobiliária e conheceu as suas vantagens, que tal saber como funcionam os tipos de financiamento imobiliário e investir na sua nova propriedade? Confira esse conteúdo aqui no blog e saiba de tudo o que é necessário para pedir o seu!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade