Quem pode fazer empréstimos? E quem não pode? Entenda!

9 set 2023
5min de leitura

Segundo um levantamento de junho de 2023 da Serasa, 71,45 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência. O cenário coloca o Brasil como um dos países com os maiores índices de inadimplência, por motivos como desemprego, inflação e falta de planejamento financeiro.

Por isso, recorrer a um empréstimo é uma das possibilidades para quitar débitos e investir em um projeto pessoal. Em alguns casos, trocar uma dívida com juros mais altos por um crédito com juros menores é uma solução viável para dar fôlego nas finanças.

Para isso, existem diferentes tipos de empréstimo com requisitos distintos. Saiba quem pode solicitá-los, quais são os principais documentos pedidos e mais!.

Quem pode pedir um empréstimo?

O empréstimo pode ser solicitado por qualquer pessoa física entre 18 a 79 anos, que possuam residência fixa no Brasil, comprovante de renda ou garantia do pagamento do empréstimo, que pode ser algum móvel ou imóvel.

Algumas instituições financeiras concedem créditos a pessoas estrangeiras, além de solicitar os documentos já citados, pedem o RNE (Registro nacional de estrangeiros).

As regras para liberação do crédito variam de uma instituição financeira para outra e também dependem da modalidade do empréstimo solicitado. De modo geral, os critérios avaliados são:

  • Pontuação do score de crédito, geralmente consulta nos sites do SPC e Serasa;
  • Comprovante de renda;
  • Garantia como imóveis, veículos, FGTS e mais;
  • Comportamento financeiro no mercado.

Se trabalha como MEI, saiba como conseguir juros menores no empréstimo.

Como saber se posso pedir empréstimo?

Você pode solicitar o empréstimo caso preencha os critérios acima. Mas saiba que, mesmo após a análise do seu perfil financeiro, o crédito pode ser negado pela instituição financeira conforme sua política de crédito. No Brasil, 51% das solicitações foram negadas no ano passado.

De modo geral, se conseguir comprovar renda, conta com boa pontuação no score de crédito e o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo for compatível com seu orçamento, as probabilidades de sucesso são altas.

O CET inclui todas as taxas de juros, despesas, encargos, tarifas e mais, ou seja, o valor total que você vai pagar caso seu empréstimo seja aprovado.

Para saber esse valor, é possível fazer uma simulação. Todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço possuem uma calculadora para você ter uma ideia dos valores — como o simulador da CashMe. Assim, é possível fazer várias simulações e compará-las para saber qual empréstimo solicitar.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O que precisa para fazer um empréstimo?

Depende do tipo do empréstimo. Além dos documentos pessoais como RG, CPF ou RNE (Registro nacional de estrangeiros) cada modalidade de empréstimo solicita documentos específicos.

Para empréstimo pessoal, é necessário comprovar renda. Para isso, você pode apresentar holerite, declaração de imposto de renda, extrato bancário e outros.

Veja também: Empréstimo de R$ 100 mil: veja como solicitar

A modalidade de empréstimo com garantia de imóvel é uma ótima opção para quem precisa de empréstimo com valor alto. As documentações necessárias dependem do modelo de renda do cliente (empresário, CLT, funcionário público, profissional liberal, autônomo, etc).

Além disso, é necessário ter um imóvel como garantia e apresentar a ficha de matrícula do imóvel, cópia do carnê do IPTU, certidão negativa de impostos municipais do imóvel, entre outros documentos.

Se deseja saber mais sobre o empréstimo com garantia de imóvel, confira o vídeo abaixo:

Quem não pode contratar um empréstimo?

Como foi dito anteriormente, cada instituição financeira e tipos de empréstimos possuem suas regras. Se você não preencher os requisitos, não poderá solicitar o empréstimo.

Quem tem restrição no CPF pode fazer empréstimo?

A resposta é: sim! É possível fazer empréstimo com o nome negativado, mas nem todos os bancos e financeiras oferecem essa possibilidade.

Afinal, algumas instituições financeiras entendem que o indivíduo não vai cumprir o pagamento no tempo determinado. Se esse é o seu caso, veja como consultar as dívidas para quitá-las. Em algumas situações, o crédito é liberado com valores baixos, altas taxas de juros e curto prazo para pagamento.

Em contrapartida, há instituições financeiras que flexibilizam suas análises para oferecer o empréstimo, como a CashMe!

Quais instituições fazem empréstimo com restrição no nome?

A CashMe! Aqui, avaliamos caso a caso, pois acreditamos nos seus sonhos e impulsionamos conquistas de forma descomplicada, oferecendo até 240 meses para pagar, processo transparente e 100% online.

Trabalhamos com a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel e oferecemos flexibilidade na análise, mesmo que haja restrição no seu nome. Importante entender que temos a preocupação de oferecer um crédito saudável, para não entrar novamente em dívidas e, em último caso, perder seu imóvel.

A aprovação do crédito dependerá da análise de alguns fatores como capacidade de pagamento, comportamento financeiro, finalidade do recurso e se o imóvel atende aos requisitos para a aprovação do crédito.

Leia também: Como financiar um imóvel? Veja o passo a passo

Posso perder meu imóvel ao colocá-lo como garantia?

Em caso de inadimplência do empréstimo, sim. Mas essa situação ocorre somente em casos extremos e é difícil de acontecer.

Uma dúvida muito comum da modalidade Home Equity é se é possível utilizar o imóvel após colocá-lo como garantia. E a resposta é: sim! Mesmo como garantia, o imóvel é seu para continuar morando ou alugando.

Agora que você já sabe se pode solicitar um empréstimo, continue no nosso blog e leia também análise de crédito: como ter um score alto e mais acesso a produtos e serviços. Até o próximo post!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade