Quem tem nome sujo pode fazer um consórcio? Descubra aqui

5 dez 2023
4min de leitura

O consórcio tem se tornado uma opção cada vez mais procurada pelos brasileiros na hora de adquirir seus bens, como imóveis e veículos, e até mesmo conseguir contratar serviços com valores elevados.

Com isso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa modalidade de compra. Uma das principais é: quem tem nome sujo pode fazer consórcio? E a resposta é: sim, mas existem alguns pontos de atenção nesse tipo de negociação.

Confira a seguir o que é necessário para realizar um consórcio nessas condições, quais os problemas podem acarretar e como sair desse cenário. Continue a leitura e saiba mais!

Posso fazer consórcio com o nome sujo?

Sim, é possível realizar um consórcio mesmo estando com o nome sujo,pois não existem restrições sobre a entrada de participantes negativados nos grupos de compra.

Um dos maiores problemas nesse tipo de situação é que, caso o participante ainda esteja com o nome sujo no momento em que for contemplado, a administradora pode não liberar a carta de crédito por conta da análise de perfil feita no momento da contemplação. Nessa análise, a administradora do consórcio verifica todo o histórico de consumo e pagamento do selecionado.

Dessa forma, se você estiver com o nome negativado após a contemplação, não receberá a carta de crédito e o dinheiro ficará rendendo em um fundo de investimentos até que tudo seja regularizado.

Como funciona o consórcio para quem tem o nome negativado?

O consórcio para negativados é basicamente o mesmo para quem não tem nenhuma restrição no CPF. As etapas são:

1. Entrada no consórcio

A primeira etapa é a adesão ao consórcio. Nesse momento, o indivíduo precisa realizar a compra da cota, assim, ele tem a permissão para participar das assembleias. Aqui também é gerada a obrigatoriedade no pagamento das parcelas do consórcio e a assinatura do contrato é feita.

2. Início do pagamento das parcelas

Após a assinatura do contrato, basta seguir com o pagamento das parcelas mensais. Todos os meses são realizados sorteios que contemplam algum dos participantes e liberam a carta de crédito ao consorciado. Essa liberação também pode ser adiantada dando um lance no consórcio — aprenda a como fazer isso em nosso blog!

3. Participação nas assembleias e sorteios mensais

As assembleias e os sorteios acontecem todos os meses, e os cotistas do consórcio só podem participar caso estejam com o pagamento das parcelas em dia.

4. Momento da aquisição

Quando for contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito com a quantia contratada para ele adquirir o seu bem ou serviço. Caso o participante ainda esteja com o nome sujo nesse momento, ele não terá o valor liberado.

A liberação acontecerá somente após as dívidas serem quitadas. Afinal, o dinheiro recebido deve ser utilizado apenas para a compra de bens dentro da categoria contratada no consórcio. Por isso, na hora de contemplar o consorciado, a administradora faz uma análise cadastral e de crédito do participante, verificando se ele tem o CPF negativado.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como manter o consórcio em dia?

Ao dar início a um consórcio com o nome sujo, é preciso saber que as parcelas devem ser sempre pagas até a data de vencimento, evitando que o seu crédito possa ser comprometido. Se a sua situação financeira estiver ruim, você pode renegociar os valores do seu consórcio com a administradora. Escolhendo uma carta de crédito menor, você tem uma redução significativa no valor das parcelas.

Há também a opção de repassar a sua cota para outra pessoa, porém cada administradora possui suas regras sobre esses casos. Para evitar esse tipo de problema, confira algumas dicas de como manter o seu consórcio em dia:

1. Organize-se e pague as suas dívidas primeiro

O primeiro passo é limpar o seu nome, pagar todas as dívidas existentes e cortar os gastos desnecessários da sua rotina. Com isso, você consegue ter um nome limpo novamente e, assim, ser aprovado nas análises de crédito.

Então, verifique todas as suas dívidas atuais e planeje quais serão pagas primeiro. Você pode até mesmo entrar em contato com as empresas que deve e tentar renegociar alguns dos débitos. Para facilitar esse processo, aprenda em nosso blog a como consultar suas dívidas e deixe tudo ainda mais fácil na hora de quitá-las!

2. Comece a poupar dinheiro todos os meses

Quando tiver com o seu nome limpo e tudo normalizado, é hora de garantir que as dívidas não aparecerão novamente. Para isso, um dos melhores hábitos é começar a poupar dinheiro todo mês, mesmo que seja com valores pequenos. Esse dinheiro pode se tornar uma reserva de emergência e ajudar em situações inesperadas, evitando que você faça novas dívidas e fique com o nome sujo de novo.

Agora que você sabe que é possível fazer um consórcio com o nome sujo, que tal conferir todos os principais tipos de consórcio existentes para escolher o melhor para você? Confira aqui em nosso blog!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade