Terreno na praia: confira 6 benefícios e o que considerar ao comprar

13 out 2023
5min de leitura

Investir em um terreno na praia possui diversas vantagens, como a qualidade de vida, contato com a natureza, valorização do imóvel, economia e mais. Por isso, selecionamos 6 benefícios desse investimento para você conhecer e analisar.

Se você já comprou um terreno na praia e precisa de dinheiro para construir, existem linhas de crédito como o empréstimo com garantia de terreno, financiamento, empréstimo pessoal e mais para te ajudar na realização do seu sonho. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

Benefícios de investir em terrenos na praia

Existem diversas vantagens para quem deseja investir em terrenos na praia. Separamos as principais para considerar na hora de escolher um terreno para você.

1. Valorização

Está em dúvida se investir em terreno na praia vale a pena? Saiba que os terrenos nas áreas litorâneas valorizam até mais do que os imóveis, pois não necessitam de tanta manutenção. Se o terreno for em um condomínio, você vai contar com segurança, privacidade, boa estrutura, padrão de vida mais elevado, entre outras vantagens.

É um bem que possui grande durabilidade, por isso, é um bom investimento para construir a sua casa na praia ou vendê-lo quando valorizar. Investir em terrenos, ou imóveis, no geral, é uma ótima opção para alavancar suas finanças e expandir o patrimônio.

2. Segurança de compra

Investir em um terreno no litoral é seguro e estável em comparação com outros tipos de investimentos. Dependendo da localização do condomínio, a tendência de valorização do terreno é certa. Como os locais próximos ao mar para se exercitar ou onde já exista comércio local! Mesmo em tempos de crise e inflação, o investimento continua sendo vantajoso.

3. Qualidade de vida

O terreno na praia pode se tornar um refúgio para a sua família nos finais de semana e feriados. Conforme a reportagem do UOL, de 28 de novembro de 2022, há diversas pesquisas científicas ao redor do mundo que comprovam uma melhor qualidade de vida para quem mora nas áreas litorâneas.

Opte por um terreno onde o condomínio esteja localizado a poucos passos do mar, assim você consegue se exercitar ao ar livre, tem mais contato com a natureza e respira ar puro garantindo sua saúde.

4. Liquidez

O terreno na praia é um tipo de investimento de liquidez relativamente rápida, ou seja, é um bem fácil de negociar e vender, dependendo de alguns fatores como as condições do terreno, estrutura e localização. Por esse motivo, existem diversos tipos de empréstimos para compra de terreno no mercado. Conheça as opções e veja qual é a melhor para o seu orçamento.

5. Liberdade de escolha

Ao optar por construir a sua casa, existe a liberdade de escolher tudo conforme a sua necessidade. Desde o tamanho dos cômodos, a arquitetura da casa, o tipo do quintal, opções de lazer e mais. Quando você compra um imóvel já construído, dificilmente atenderá a todas as suas necessidades.

6. Economia

Comprar um terreno na praia ao invés de optar por um terreno com o imóvel já construído é uma das formas de economizar. Começando pela compra do lote, é mais fácil a organização financeira para a construção do imóvel que deseja.

Ao construir uma casa, você pode optar pela estrutura, materiais e profissionais, dessa forma, não existem taxas de transação imobiliária, comissões e mais. Veja algumas dicas infalíveis para economizar na construção da sua casa.

Com uma casa na praia, você também economiza os custos de hospedagem com hotéis para aproveitar os momentos de descanso.

O que considerar na hora de comprar um terreno na praia?

Antes de comprar um terreno na praia, confira alguns detalhes importantes para fazer a melhor escolha:

  • Pesquise várias opções — não compre a primeira que aparecer, mesmo que tenha gostado muito. Peça auxílio de um profissional para escolher um terreno, pois ele pode avaliar a estrutura, a localização e mais;
  • Analise os documentos do terreno — verifique todos os documentos, se estão regularizados e certifique-se de que não há pendências, como impostos, questões ambientais ou se o terreno não está hipotecado. Como a dica acima, peça ajuda profissional para verificar todos os documentos;
  • Observe as características do terreno — analise o alinhamento e o tamanho do terreno para saber se o imóvel que deseja construir caberá nele;
  • Estrutura — analise a estrutura da praia, se há comércios e supermercados por perto, se é uma área que recebe muitos turistas e mais. Se você prefere lugares calmos, opte por locais mais afastados e tranquilos;
  • Planejamento financeiro — se você possui o valor para quitar o terreno à vista, negocie descontos. Caso não tenha, opte pelas linhas de crédito mais vantajosas, faça simulações e consulte o CET (custo efetivo total) de todos os empréstimos.

Linhas de crédito para comprar terreno na praia

Existem diversas linhas de crédito no mercado para quem deseja comprar um terreno na praia, como empréstimo pessoal, consignado, financiamento e mais. Se você já tem um imóvel ou até mesmo um terreno na praia em condomínio, mas não tem dinheiro para construir, o Home Equity (conhecido como empréstimo com garantia de imóvel) é uma excelente opção.

Além de contar com baixas taxas de juros e prazos longos para pagamento, ainda oferece alto valor de crédito que pode chegar até 60% do valor de avaliação do imóvel. Entenda melhor o Home Equity com Juliano Bello, fundador da CashMe, no vídeo abaixo:

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quando vale a pena investir em um terreno na praia?

Investir em terrenos na praia vale a pena quando você deseja comprar para vender após valorizar, ou ao ter a intenção de construir para aproveitar os momentos de lazer e descanso. Nesse segundo caso, é importante analisar se gostaria de passar todas as férias no mesmo local, além de contar com gastos mensais mesmo quando não estiver utilizando o imóvel.

Também é possível alugar por temporada para ter uma renda extra quando não estiver usando a propriedade.

Agora que você já sabe como investir em terrenos na praia, continue no nosso blog e veja como conseguir crédito para construção de forma descomplicada. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade