Empréstimo para compra de terreno: qual a melhor opção?

ícone de calendario

Atualizado:
21/10/2020

ícone de calendario

Publicado:
21/10/2020

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


No momento de realizar o sonho de comprar seu próprio imóvel, a opção mais comum seria procurar por projetos já executados. Entretanto há outras alternativas que podem ser ainda mais rentáveis e econômicas, tais como a compra do terreno e depois, no melhor momento possível para você, construir a edificação projetada.

Caso você não tenha crédito suficiente para escolher essa alternativa, é possível contratar um empréstimo para realizar a compra do terreno e construir seu imóvel do jeito que você sempre sonhou.

Essa opção possui grandes vantagens, como por exemplo executar todos os mínimos detalhes de acordo com as suas vontades e promover economia em todas as fases do projeto.

Descubra a seguir todas as respostas para as suas dúvidas referentes a soluções de crédito para compra de terreno!

Por que comprar terreno

Comprar um terreno significa iniciar a construção de um empreendimento exatamente do jeito que você sempre sonhou. Além disso, com paciência e dedicação, a execução tende a ser mais econômica visto que a fiscalização é mais intensa.

A compra do terreno faz muito sentido especialmente em um momento como o que estamos passando, o qual despertou-se vontades e necessidades arquitetônicas nas famílias que antes não eram percebidas pela maioria, tais como: quintal, espaço e natureza.

Somados a isso, há dois fatores que reforçam ainda mais as vantagens de comprar um terreno, os quais são: juros baixos e crédito imobiliário farto. A taxa Selic está em sua baixa histórica e as linhas de crédito imobiliárias costumam acompanhá-la. 

Caso não tenha condições de adquirir um terreno nesse momento com recursos próprios, descubra aqui as vantagens e desvantagens de empréstimo para compra de terreno.

Como escolher o terreno perfeito

  • Alguns fatores precisam ser avaliados durante a análise inicial da escolha de um terreno, uma vez que implicam diretamente no conforto do imóvel e também no nível de dificuldade da construção. Segue uma visão macro dos principais aspectos:
  • Localização: a localização é um dos aspectos mais importantes visto que proporciona, ou não, uma série de facilidades para os futuros usuários. Além disso, interfere diretamente na valorização do terreno e de sua construção.
  • Infraestrutura (estrutura existente para comportar o imóvel): quanto mais facilidades o bairro já possui executado, maior a qualidade de vida dos futuros usuários.
  • Topografia e aspectos físicos: a tipologia do terreno interfere diretamente no resultado final da construção, uma vez que possibilita alguns tipos de arquitetura e impede outros. Além disso, é preciso realizar uma sondagem técnica para verificar a qualidade do solo e estudar também outros aspectos técnicos, como por exemplo a orientação solar.
  • Regularização do terreno: antes de oficializar a compra, é preciso verificar todos os documentos referentes ao terreno para evitar surpresas e gastos desnecessários.
  • Valorização da área: a valorização do bairro está diretamente ligada à valorização do imóvel. É preferível então escolher áreas com potencial de crescimento para conseguir vendê-lo facilmente no futuro.
  • Condições de pagamento: há diversas formas de realizar o pagamento de um terreno, tais como financiamento com bancos ou empresas especializadas de crédito, como por exemplo a CashMe, ou até mesmo opções de financiamento por parte das próprias loteadoras. Todos esses tipos serão melhores explicados abaixo.

Todos esses fatores interferem diretamente no custo de execução do projeto e nas possibilidades arquitetônicas do empreendimento.

Quais são as opções de empréstimo para compra de terreno

Atualmente há diversas instituições financeiras oferecendo opções de crédito para aquisição de terrenos e lotes urbanos para que, em um momento oportuno, você consiga realizar a construção do seu imóvel próprio (comercial ou residencial).

As mais diversas instituições bancárias tradicionais possuem opções para crédito imobiliários e para aquisição de lotes urbanos, os quais permitem financiar terrenos avaliados com valores consideravelmente altos. Segundo notícias da Revista Exame, a Caixa está disponibilizando linhas de financiamento para aquisição de lotes urbanizados e para “aquisição de terreno”.

Uma outra alternativa seria o financiamento do terreno diretamente com a incorporadora responsável pelo projeto, sendo assim possível negociar prazos e valores mais facilmente.

Há também a possibilidade de financiamento intitulada empréstimo com garantia de imóvel, o qual possui o imóvel ou terreno como garantia. Em decorrência disso, torna-se possível a contratação de taxas substancialmente mais baixas, se comparadas com outros tipos de financiamento, e prazos de pagamento maiores.

E se quiser entender um pouco mais sobre empréstimo com garantia de terreno.

Cada opção possui seus próprios pré-requisitos, entretanto é preciso ressaltar que o terreno precisa estar regularizado, localizado em áreas urbanizadas e estar em conformidade com as normas de qualidade da prefeitura de sua cidade para a contratação do empréstimo.

Como escolher a melhor opção para você  

A primeira recomendação para identificar a melhor opção de empréstimo para realizar o seu sonho é pesquisar todas as instituições financeiras que estão disponibilizando linhas de crédito para a compra do seu terreno.

Feito isso, verifique qual proposta se encaixa melhor com as suas condições financeiras e com as características do seu terreno e do futuro projeto que será executado. Questione todas as suas dúvidas, faça simulações e negocie!

Após esses passos, você entenderá qual proposta se encaixa perfeitamente em seu sonho e então poderá preparar a documentação necessária, fechar o contrato e comemorar.

Quem pode financiar

Os pré-requisitos mais comuns são: idades maiores que 18 anos, comprovação de renda mensal familiar, nascer no Brasil, ou ter cidadania brasileira, e fazer a contratação dos serviços de seguro oferecidos pela instituição escolhida.  

Conclusão

A compra do terreno e a construção do imóvel segundo as necessidades do cliente está crescendo consideravelmente nos últimos anos, visto que é uma forte alternativa para economia de custos e personalização do projeto. Caso você tenha se identificado com essa proposta e precise de crédito para comprar seu terreno dos sonhos, faça uma simulação com a gente!


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR