Empréstimo para compra de terreno: qual a melhor opção?

9 out 2023
5min de leitura

Quando começamos a sonhar com a casa própria, uma opção bastante comum é comprá-la pronta. Mas existem outras alternativas que podem ser mais econômicas, além do resultado do projeto ser como você deseja. Comprar um terreno para construir pode ser uma excelente opção para investir a longo prazo, seja para construir ou empreender.

Neste post, apresentamos as principais informações sobre linhas de crédito para comprar terreno, como o Home Equity da CashMe, quem pode solicitar empréstimo e como escolher o terreno. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Quais são as opções de empréstimo para comprar terreno?

Existem diversas linhas de crédito no mercado para que você possa comprar um terreno ou lotes urbanos, seja para investir e vendê-lo depois ou fazer um planejamento de obra e construir um imóvel. Os tipos de crédito mais comuns são:

  • financiamento de terreno;
  • consórcio;
  • crédito hipotecário;
  • empréstimo com garantia de imóvel (Home Equity);
  • entre outros.

Comece pesquisando as instituições financeiras e verifique se são reguladas pelo Banco Central. Após isso, analise se possuem as linhas de crédito que deseja e faça simulações para saber o valor das parcelas, prazos e crédito disponível. As simulações podem ser realizadas online, sem compromisso.

É importante consultar o CET (custo efetivo total) de cada modalidade de empréstimo para saber qual o valor total que você vai pagar, incluindo todas as despesas, taxas e juros. Lembre-se que a simulação é uma estimativa, portanto, ao escolher a linha de crédito e enviar seus documentos, pode ser que o valor altere. Por isso, verifique o CET novamente antes de assinar o contrato.

Precisa ter o nome limpo para fazer empréstimo?

É possível conseguir empréstimo com o nome negativado, porém, pode ser mais difícil a aprovação. A inadimplência influência à pontuação do score nos serviços de proteção ao crédito como Serasa e SPC. Nesse caso, para as instituições financeiras, o risco do não pagamento do empréstimo é maior.

Por isso, mesmo com o crédito aprovado, as taxas de juros são altas e o prazo para pagamento é curto. Se você está com o nome negativado, uma ótima opção de crédito é o Home Equity, conhecido como empréstimo com garantia de imóvel. Como existe uma garantia, é possível conseguir um alto valor de crédito, taxa baixa de juros e prazo longo para pagamento.

Home Equity (empréstimo com garantia de imóvel)

O home equity é uma linha de crédito que exige um imóvel como garantia, que podem ser residenciais (casas e apartamentos), comerciais (salas e prédios), terrenos em áreas urbanas e dentro de condomínios.

Nessa modalidade de crédito, existe o contrato de alienação fiduciária, onde você transfere o imóvel para o credor, mas o direito de uso continua sendo seu, seja para morar ou alugar. Como o bem está alienado, você não vai conseguir vender até quitar todas as parcelas do empréstimo.

Como essa modalidade aceita terreno como garantia, é também conhecida como empréstimo com garantia de terreno. Assim, as chances de inadimplência são baixas, por isso, as instituições financeiras conseguem praticar juros baixos, prazo para pagamento de até 240 parcelas e o valor do crédito pode ser até 60% do valor de avaliação do imóvel.

Quem pode solicitar empréstimo?

De modo geral, quem pode solicitar empréstimo com garantia de imóvel são pessoas físicas maiores de 18 anos, que possuam comprovante de renda, nascidos no Brasil ou estrangeiros residentes no país. Pessoas jurídicas também podem solicitar empréstimos. Em ambos os casos, nessa modalidade de empréstimo é necessário ter um imóvel para garantia.

Por que comprar terreno?

Comprar um terreno pode ser um bom investimento para revendê-lo depois ou para construir a tão sonhada casa para morar com a família. Construir uma casa pode ser mais econômico, pois você pode fiscalizar a obra e construí-la em etapas de acordo com um projeto arquitetônico escolhido por você.

Confira também: Simulação de empréstimo: Dicas para uma simulação confiável e segura

Dentre as vantagens de se comprar um terreno estão as taxas de juros baixas e opções de crédito imobiliários facilitadas. Veja como escolher o terreno antes de solicitar um empréstimo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como escolher o terreno perfeito

Existem alguns fatores importantes para a compra de um terreno que podem fazer diferença a longo prazo, como a execução do projeto, possibilidades de empreendimento e possibilidades arquitetônicas.

  • Localização: é um aspecto essencial para a sua futura moradia, visto que pode proporcionar várias facilidades no futuro. Se pensa em vendê-lo, a localização é primordial para a valorização do terreno;
  • Infraestrutura: a estrutura já existente no bairro indica as facilidades que serão utilizadas pelos moradores;
  • Topografia e aspectos físicos: a topografia é importante para verificar os tipos de arquitetura possíveis para a construção do imóvel. Além disso, é preciso realizar uma sondagem técnica para verificar a qualidade do solo;
  • Regularização do terreno: antes de começar a sua pesquisa de linhas de crédito, verifique se os documentos do terreno estão regularizados para evitar surpresas;
  • Valorização da área: se o bairro valorizar, consequentemente seu imóvel também. Opte por áreas que tenham potencial de crescimento para vendê-lo futuramente;
  • Condições de pagamento: verifique as melhores condições de pagamento, como parcelas do empréstimo que caibam no seu orçamento, taxa baixa de juros, prazo longo para quitação, descontos para pagamento à vista, entre outros.

Agora que você sabe como solicitar um empréstimo para comprar terreno, continue no nosso blog e veja como solicitar um empréstimo de R$100 mil reais. Até o próximo post!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade