Posso usar o FGTS para quitar financiamento de veículo? Veja como

7 mar 2024
4min de leitura

O financiamento é o caminho mais popular para alcançar o sonho do veículo próprio. Por isso, muitas dúvidas surgem sobre as melhores formas de quitá-lo.

Usar o FGTS para pagar o financiamento é uma delas. Será que isso é realmente possível? Quais são as principais regras? Confira todas as informações no texto abaixo e encontre a melhor solução para seu bolso.

O que é FGTS?

O FGTS é um benefício assegurado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) aos empregados que possuem registro em carteira. Enquanto houver vínculo empregatício, o contratante é obrigado a depositar o valor equivalente a 8% do salário do funcionário, todos os meses, em uma conta vinculada ao FGTS.

Para utilizar esse valor, existem algumas possibilidades, como demissão sem justa causa ou saques extraordinários cedidos pelo governo, como o saque-aniversário.

É possível usar o FGTS para comprar ou quitar um veículo?

De modo geral, não é possível utilizar o FGTS para comprar ou quitar o financiamento de um carro diretamente, assim como acontece com a aquisição de um imóvel. Porém existe uma exceção a essa regra que é a opção do saque-aniversário, assim, é possível sacar os valores de contas ativas e inativas e utilizar para a finalidade que desejar.

Existem tipos de empréstimos atrelados ao saque-aniversário, conhecidos como empréstimo com garantia de FGTS ou antecipação de FGTS. Dessa forma, o valor do fundo funciona como uma garantia, assim, você consegue antecipar o valor do saque.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Posso sacar todo o valor do FGTS?

O saque do valor total do FGTS só é permitido em casos de demissão sem justa causa, aquisição da casa própria ou aposentadoria. No saque-aniversário, o trabalhador recebe o valor parcial do saldo, por isso, é preciso avaliar o valor do crédito que precisa e analisar outras modalidades de empréstimo.

Como liberar meu FGTS para comprar um carro?

Como dissemos anteriormente, o saque direto do FGTS para comprar um veículo não é possível. Nesse caso, você poderá solicitar um empréstimo com garantia de FGTS ou aguardar o mês do seu aniversário para sacar o valor.

Caso queira quitar o financiamento do seu veículo, uma linha de crédito que pode ser vantajosa para você é o empréstimo com garantia de veículo. Nesse caso, você oferece seu bem como garantia e recebe o valor de crédito compatível com o preço de mercado e as condições de uso.

Vale a pena usar o saldo do FGTS para comprar um carro?

A resposta é: depende! Primeiramente, é preciso consultar o saldo que possui de FGTS, a necessidade de aquisição do veículo, seu orçamento e as condições para pagamento do empréstimo. Além disso, avaliar o valor do veículo, gastos com combustível e manutenção, assim como outras linhas de crédito com taxa de juros mais vantajosa.

Quando é vantajoso?

Utilizar o saldo parcial do saque-aniversário é vantajoso se o valor for alto o suficiente para dar de entrada do veículo ou para quitá-lo. Além disso, é importante saber que, ao optar pelo saque-aniversário, automaticamente não será permitido o saque do valor total caso seja demitido sem justa causa. É possível optar novamente pelo saque-rescisão, porém há um prazo de carência de 25 meses.

Por isso, é importante avaliar outras formas de crédito e saber quando o empréstimo para comprar carro vale a pena. Existem outras linhas de crédito que oferecem valores mais altos, como o empréstimo com garantia, além de consórcios, financiamentos e mais. Procure fazer simulações e consulte o custo efetivo total (CET) para saber qual valor será pago até o final das parcelas.

Empréstimo com garantia de imóvel

Conhecido como Home Equity, essa modalidade oferece crédito de até 60% do valor do imóvel, assim, você tem o valor suficiente para comprar o veículo à vista, podendo negociar um ótimo desconto. Além disso, o valor restante pode ser utilizado para outras finalidades, como reformas no seu imóvel, capital de giro para sua empresa, viagens e mais.

O imóvel da garantia ficará alienado, o que diminui o risco de inadimplência. Dessa forma, a instituição financeira consegue oferecer melhores condições para o empréstimo, como taxa de juros mais justas e prazo estendido para pagamento.

Então, posso usar o FGTS para quitar financiamento de veículo? A resposta é sim, porém é preciso se atentar aos detalhes para saber se é vantajoso. Ainda, avalie a real necessidade de adquirir um veículo, orçamento e conhecer outras linhas de crédito que podem apresentar melhores condições de pagamento.

Gostou do conteúdo? Continue no nosso blog e confira também tudo sobre refinanciamento de veículo, como funciona e como pode te ajudar. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade