ícone de calendario

Atualizado:
15/06/2020

ícone de calendario

Publicado:
10/02/2020

ícone de relógio

Leitura de
8 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe
Editor


Inspiração pode vir de qualquer lugar. Tudo é capaz de, em um simples momento, trazer a tona uma ideia inovadora. E, por isso, separamos estes livros sobre empreendedorismo, junto a alguns filmes e séries do assunto.

Afinal, não irá bastar a inovação dentro do mercado, visto que o mesmo é muito competitivo. Será preciso muito mais do que isso e estas obras podem lhe mostrar um pouco da trajetória.

Por isso, no artigo de hoje, apresentaremos a você, nosso caro leitor, alguns dos livros sobre empreendedorismo, junto a filmes e série, que podem lhe ajudar a despertar o seu lado empreendedor e lhe dar uma ideia de como começar.

Aproveite e boa leitura!

Livros sobre empreendedorismo podem lhe dar uma visão diferente

Ainda que este seja um tópico muito procurado, é válido explicar, de antemão, o por que de procurar tais obras.

Estas não apenas passam um pouco do conhecimento que aqueles que já estão consolidados no mercado possuem, como também mostrará a trajetória, abordando partes boas e ruins dessas, e as escolhas que tiveram de ser feitas para conseguirem conquistar seus objetivos.

É muito difícil se destacar no mercado ao depender do que você vende. Em uma área onde soluções são escassas é um pouco mais fácil, mas, para aqueles que desejam se aventurar em lugares populares, o sucesso poderá demorar ainda mais a vir.

Tudo isso quando unido às burocracias impostas por nosso país pode levar qualquer um a desistência de seus sonhos. E, por muitas vezes, neste estado, nos perguntamos de o por que tudo dar errado apenas para nós.

Logo, seja de exemplo, apoio ou lição de vida, essas obras que serão apresentadas a seguir irão não apenas lhe mostrar que a solução não é desistir, como também o irão inspirar e permitir que veja oportunidades que podem ser alcançadas, independente de sua situação.

Assim como também trarão o espírito empreendedor latente de cada um a tona, para que tomem a coragem necessária para acreditar em suas próprias ideias. Ao começar por:

Livros de empreendedorismo e outras obras: A procura da felicidade

A história gira em torno do pai de família Chris Gardner e seu filho, que passam diversas dificuldades ao longo do filme. O empreendedor acreditou que o seu investimento em aparelhos médicos seria aquilo que o levaria ao sucesso o quê, no começo, não era bem assim.

Afinal, este só vem a perceber, após comprar todo o estoque, que o seu produto, ainda que promissor, não era o mais interessante para seus consumidores, visto que este é muito caro para os mesmos.

Mesmo depois de problemas que este sofre, ele continua lutando, sem desistir, em qualquer momento, do que acredita. Ele e seu filho vagam pela cidade, chegando até a dormir no metrô, procurando por pessoas que irão acreditar que o que ele vende é realmente bom.

Mais tarde, mais especificamente, ao fim do filme, o mesmo vem a tornar-se um empreendedor de sucesso, servindo de exemplo e mostrando para todos que se você tem um sonho, não desista. Mesmo que os tropeços sejam grandes, levante, sacuda a poeira, e volte a caminhar em direção ao amanhã.

Livros de empreendedorismo e outras obras: O Lobo de Wall Street

Uma obra extremamente aclamada pelo mundo, mostra a história real de Belfort, um corretor que conseguiu sua fortuna usando de práticas que não eram as mais corretas no mercado de ações.

Por já possuir uma grande experiência no setor, Belfort consegue uma cartela de clientes muito expressiva e em pouco tempo de trabalho decide abrir uma empresa junto a seu amigo Donnie Azoff e, juntos, fazem com que a entidade torne-se bilionária em pouco tempo.

Entretanto, o protagonista vem a se viciar em diversos tipos de drogas, além de adotar um estilo de vida extravagante e, por fim, perdendo todo o controle de sua própria vida. Até mesmo FBI foi atrás dele e usando de evidências de suas irregularidades, o mesmo vem a ser preso.

O filme mostra como o talento pode ser explorado, independente de atuar em uma empresa pequena ou grande, fazendo levá-la ao sucesso. Sabendo filtrar as condutas questionáveis, é possível tirar boas lições da obra.

Como, por exemplo, as estratégias de venda  que é possível de aplicar no cotidiano em diversas áreas.

Além disso, este filme deixa muito claro o ponto onde escolhas erradas e o deslumbramento com a riqueza podem afundar qualquer profissional.

Livros de empreendedorismo e outras obras: O Dilema da Inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso

Este é um dos livros que o líder da gigante em logística Amazon, Jeff Bezos, possui em sua estante. Está foi escrita por Clayton Chrstensen e apresenta um conceito que muitos empreendedores já conhecem: o de inovação disruptiva.

Christensen mostra por que boas empresas , mesmo que estas sejam competitivas, ouçam seus clientes e invistam agressivamente em novas tecnologias, acabam por perder a liderança do mercado quando se confrontam com mudanças tecnológicas de ruptura, além de tratar de como evitar tal destino.

Bezos leva este livro consigo e faz a todos os seus gerentes seniores lerem o mesmo para uma reunião durante o verão estrangeiro, para que reflitam sobre a obra. É como um clube do livro empresarial da entidade.

Por tratar de um ponto de vista, além de falar sobre algo tão importante quanto a competitividade mercantil, esta é facilmente uma obra que, assim como Jeff, qualquer pessoa que deseja ser bem sucedida no mercado deveria ler.

Livros de empreendedorismo e outras obras: Os segredos da mente milionária

Este é um dos livros que mais veio a fazer sucesso quando falamos do mundo em empreendimento e investimento. Afinal, Os segredos da mente milionária é um dos mais interessantes, acessíveis e diretos sobre o assunto.

Neste livro escrito por Harv Eker, diversos conselhos para se tomar as melhores decisões, alcançar a estabilidade financeira e enriquecer, efetivamente, são dados, possibilitando que possa controlar de maneira efetiva as finanças.

E não se engane. Está obra não é apenas para aqueles que estão iniciando neste mundo. Até mesmo alguém que seja consagrado no mesmo pode lê-lo e aplicar suas dicas dentro do próprio negócio.

Afinal, o mesmo é pertinente para diversas situações e cenários, tendo ótimas lições, dando ao livro uma amplitude muito maior do que pode parecer. Pontos como educação financeira, pró-atividade e pensamento positivo são abordados de formas que muitos não esperam.

Se deseja uma obra para iniciar que seja simples de se começar, então esta será, de longe, a melhor pedida.

Livros de empreendedorismo e outras obras: A Startup Enxuta

Este é um livro para aqueles que desejam apostar em um negócio inovador, mas acredita que seus poucos recursos não serão o suficiente para conseguir conquistar o que almeja.

Nesta obra escrita por Eric Ries você encontrará ótimas dicas de como trabalhar com o pouco que se tem. A mudança de pensamento e o esforço serão imprescindíveis para que seus planos saiam do papel.

Além disso, a mesma ainda irá lhe apresentar maneira de como lidar com as dificuldades por conta do orçamento apertado e ainda maneiras de como enxergar as oportunidades que irão lhe aparecer.

Este é um guia completo que irá levar o pequeno e micro empreendedor desde a criação de sua entidade até o topo do mercado, transformando-o em alguém bem sucedido.

Livros de empreendedorismo e outras obras: Shark Tank

No mundo dos negócios, não basta apenas ter uma ideia interessante. Afinal, o mundo está lotado de ideias com potencial, e saber extrair este e apresentar para pessoas, fazendo com que estas comprem a mesma não é para qualquer um.

Nesta série que possui diversas variações, inclusive uma em português, empreendedores levam suas criações para um estúdio onde apresentam estas para investidores que também são empresários, mas que, diferentes dos participantes, já são bem consolidados no mercado.

Neste programa, será mostrado quais números são importantes de se ter em mente, além de como um cálculo rápido e preciso deve ser feito antes de se abraçar uma ideia, ainda que esta pareça promissora.

Além disso, também apresenta pontos interessantes de se trabalhar, como a comunicação e o jogo de cintura, que será essencial para conseguir consolidar uma venda com alguém mais exigente.

Se você é alguém que está procurando por investidores, então aqui será um ótimo passo para se perceber como lidar com os mesmos.

Livros de empreendedorismo e outras obras: Gigantes da Indústria

Se tem pessoas que podem lhe ensinar o caminho para o sucesso, estes são os já estabelecidos empresários que atuam a anos na mesma. E sequer é preciso ter uma conversa intima com estes, basta ver suas ações.

Na série Gigantes da Indústria é apresentado alguns dos maiores inventores e empreendedores que criaram algumas das maiores empresas do mundo. Pessoas como John D. Rockefeller, Andrew Carnegie e Henry Ford são alguns dos que você verá nesta.

Esta trata do período mais inventivo que teve na indústria moderna, como pessoa de renome que não apenas criaram algumas das entidades mais poderosas do mundo, como também desenvolveram formatos de desenvolvimento, produção e vendas de seus próprio produtos e serviços.

Está é uma série que apresenta a história e um pouco do caminho destes gigantes, lhe dando perspectivas interessantes e verdadeiras aulas de como o mercado evoluiu.

Livros de empreendedorismo e outras obras: De Zero a Um

Tem alguma ideia inovadora, mas não sabe como tirá-la para fora? É cheio de criatividade, mas não consegue organizar e planejar? Ou ainda, apenas deseja entender mais sobre inovação? Então De Zero a Um é a obra para você.

Neste livro escrito por Peter Thiel, o fundador do Paypal, abordar diversos pontos sobre maneiras não convencionais de como se pensar em construir algo que seja diferente e inovador, mostrando eu toda ideia tem espaço se bem aplicada.

Este é um livro para muito comum para aqueles que criam startups. Afinal, este aponta, também, além dos lados positivos, quais são os caminhos errados de se seguir, diminuindo as chances de a sua entidade ser próspera.

No mesmo, Thiel afirma que o progresso não cresce com concorrência, mas sim com o monopólio, e será preciso procurar por novas e diferentes maneiras de se destacar dentro do mesmo.

Esse é recomendado a todos aqueles que procuram por alguma maneira diferente de apresentar a sua ideia, principalmente se o mercado ao qual pretende adentrar já possui de grande concorrência.

Livros de empreendedorismo e outras obras: Coco Antes de Chanel

Coco Antes de Chanel apresenta a história da própria Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar vestir roupas que eram feitas para homens no lugar dos desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados.

Esta criou um estilo de roupa bonito, ainda que mais agradável, indo contra muito do que acreditavam na época. Mas claro que, assim como muitos inovadores, o caminho para esta foi longe de ser fácil ou simples.

No filme, podemos conferir toda a sua trajetória, indo desde quando ela enfrentou a pobreza extrema até quando teve de lidar com os diversos preconceitos causados pelos costumes de sua época. Tudo para conseguir conquistar o que tanto desejava para si.

Para os empreendedores e empreendedoras, este é um filme muito valioso. Ensina persistência, garra, coragem, e, principalmente, que acreditar em seu sonho vale totalmente a pena.

Livros e obras de empreendedorismo são interessantes durante toda a carreira

Vale lembrar que estas obras aqui apresentadas não possuem uma ordem de qual a mais valiosa até a menos. Todas são importantes por suas lições passadas e servirão em qualquer parte durante sua carreira.

Afinal, para um iniciante, todas as dicas são bem vindas, enquanto que, para aqueles já bem estabelecidos, um ponto de vista novo ou uma nova percepção pode sempre agregar.

E se você procurar por meios para investir em sua empresa, aqui na CashMe oferecemos ótimas oportunidades de crédito para transformar sua entidade em uma verdadeira potência. Conosco, você vai mais longe!

Veja também:

Finanças para autônomos, o que você precisa saber sobre o assunto

Título prefixado: quando vale a pena investir

Educação financeira: como construir a sua

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente! Compartilhe e deixa a sua opinião, queremos saber.

Visite o nosso Instagram


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos para você essas noticiais:

A CashMe não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de parceiros autorizados pelo BACEN, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. As operações são realizadas através das seguintes instituições: Companhia Hipotecária Brasileira – CHB (CNPJ 10.694.628/0001-98), Companhia Hipotecária Piratini – CHP (CNPJ 18.282.093/0001-50).

Informações complementares referentes ao Empréstimo com Garantia de Imóvel: mínimo de 36 meses e máximo de 144 meses. “””Exemplo – Empréstimo de R$ 200.000,00 para pagar em 12 anos (144 meses) com LTV de 42,79% (sendo R$ 200.000,00 + despesas acessórias, para um apartamento avaliado em R$ 500.000,00) – Prestação inicial de R$ 2.894,10, com uma taxa de juros de 0,99% ao mês + IPCA, Sistema de Amortização Tabela Price. CET de 13,38% ao ano.”””


CASHME SOLUÇÕES FINANCEIRAS LTDA., com sede social na capital do estado de SP, na Rua do Rócio, nº 109, 3º andar, Sala 01 - Parte, Vila Olímpia, CEP 04.552-000, inscrita no CNPJ sob o no 34.175.529/0001-68

A CashMe, por sua vez, possui sede na Rua Olimpíadas, 242, 4º andar, CEP 04551-000, na cidade de São Paulo/SP.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR