Ano Novo: confira as melhores dicas para aproveitar a virada

Ano Novo: confira as melhores dicas para aproveitar a virada
ícone de calendario

Atualizado:
23/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
23/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


A virada de ano é um momento marcante na vida de várias pessoas, já que representa o fim de um ciclo e o início de uma nova página em branco. Celebrado em 1 de Janeiro, o Ano Novo é carregado de muito simbolismo e de novas promessas. 

Pular ondinhas, fazer planos, começar um novo capítulo… Diversas são as expectativas criadas em volta da “mística” do Ano Novo. Você tem algum projeto pessoal que pensa em colocar em prática em 2022? Então, a hora para começar a planejar é agora!

O pós-pandemia promete trazer uma injeção de ânimo para diversos setores – da economia ao bem-estar social –, o que pode alavancar projetos engavetados que ficaram parados por tanto tempo. No Brasil, o ano de eleição presidencial também deve vir acompanhado de tensões políticas, o que exige uma preparação mental desde já.

Que tal começar a planejar o seu próximo ano antes mesmo da véspera? Dessa forma, você passa a ter uma visão ampla de tudo que vivenciou, entre perdas e ganhos, e projetar novas metas e objetivos. 

A CashMe separou algumas dicas valiosas para você aproveitar o Ano Novo da melhor forma. Confira!

Faça uma avaliação do ano que passou

Antes de pensar sobre o ano novo que está por vir, que tal fazer uma recapitulação do que você já vivenciou? Essa é uma ótima estratégia para avaliar quais situações agregaram na sua vida e quais podem ser descartadas. A fórmula vale para tudo: relacionamentos, trabalho, projetos pessoais e gastos.

Por isso, a dica que separamos para você começar 2022 com o pé direito é: comece pelo que já passou. Faça uma avaliação sobre conquistas, perdas e novidades que surgiram na sua vida este ano. Você pode utilizar a técnica de journaling é um dos mecanismos que podem ser utilizados para você anotar tudo num diário.

Planeje novas metas e objetivos

Depois de você fazer uma retrospectiva do ano que está acabando, é chegada a hora de planejar novas metas e objetivos. Sabe aquela promessa clássica de começar a academia na primeira semana do ano? Vá além e formule um cronograma para, de fato, incluir esse hábito na sua rotina sem abandoná-lo.

Para isso, é preciso muita disciplina e organização, mas, principalmente, planejamento. Crie metas realistas – nada de prometer ir na academia todos os dias se você não tem o hábito sequer de caminhar com frequência –, e então comece por atingir pequenas conquistas semanais. 

Se você deseja mudar de área profissional ou mesmo conseguir uma promoção, investir em desenvolvimento pessoal é o recurso mais valioso para você conquistar seus objetivos. Seja para abrir um negócio, seja para abandonar um projeto que não evolui, o autoconhecimento é o principal aliado para um planejamento certeiro.

Alinhe as expectativas

Sente que está estagnado na carreira ou em alguns relacionamentos? Aproveite a virada de ano para realinhar as expectativas. Assim como na primeira dica, aqui vale você pontuar o que faz sentido para sua vida e o que deve mudar. Mas, cuidado para não cair em armadilhas comparativas com outras pessoas.

Um dos conselhos mais valiosos para esse tipo de autoavaliação é comparar-se apenas a si mesmo. Por isso, se você deseja alinhar suas preferências e desejos, faça uma comparação da sua vida no início de 2021 e agora, e então estabeleça o que deve mudar e o que deve permanecer.

Aproveite para descansar

O Ano Novo é geralmente marcado por festas, encontros e expectativas. Porém, muita gente esquece de utilizar a virada para dar um “reset” na vida. Aproveite o tempo que tiver disponível para descansar de verdade. Dê uma pausa nas redes sociais, curta a família, faça uma viagem relaxante ou mesmo divirta-se como preferir.

O importante aqui é deixar os problemas de lado por alguns instantes e simplesmente curtir o momento presente. Sabe aquela promessa de ler mais livros que evaporou durante o ano? Que tal começar uma nova saga agora, com tempo de sobra e mais relaxado? Esse pode ser o pontapé de um hábito realmente eficaz para o próximo ano.

Calcule seus gastos anuais

Uma reavaliação dos seus gastos anuais é essencial para começar o próximo ano com o pé direito. Se você deseja adquirir maior independência financeira, é importante que estabeleça metas e limites para o orçamento. A criação de uma planilha de controle de gastos, por exemplo, é um excelente passo inicial.

Após colocar todos os gastos no papel, você saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro. A partir disso, é possível estabelecer novos hábitos de consumo e até mesmo pensar na criação de uma reserva de emergência

Há diversas dicas de gestão financeira disponibilizadas online, para diferentes perfis econômicos. Encontre a que melhor se encaixa na sua realidade financeira e faça ajustes se necessário. O importante, mesmo, é estabelecer um padrão saudável e consciente de gastos, e, com o tempo, gerar rentabilidade com o próprio orçamento.

Conclusão

Como você pode perceber, o Ano Novo pode ser aproveitado de forma muito mais enriquecedora do que você imagina. Esses hábitos são eficazes não só na virada de ano, mas para a vida toda. A partir dessas dicas, você pode realinhar suas próprias expectativas, planejar novos desafios e, então, tirar seus projetos do papel.

E aí, que tal começar hoje mesmo a planejar o melhor ano da sua vida? Devagar e sempre, mas para frente. A CashMe deseja a todos os leitores e clientes, um excelente ano que está por vir. Conte conosco para encontrar as melhores soluções para alavancar seus sonhos.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *