O que é um cheque visado? Saiba como funciona

O que é um cheque visado? Saiba como funciona
ícone de calendario

Atualizado:
26/11/2020

ícone de calendario

Publicado:
26/11/2020

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No ambiente empresarial, a utilização de cheque ainda é muito significativa. E o cheque visado é um dos tipos que possibilita maior segurança a todos os envolvidos, visto que possui garantia do banco responsável que a conta a qual o valor será debitado efetivamente o possui.

Por conta disso, é amplamente utilizada em pagamentos de quantias altas.

Leia a seguir sobre os principais aspectos do cheque visado e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é cheque visado?

É considerado uma das modalidades de emissão de cheques mais seguras, visto que a instituição financeira responsável assegura o beneficiário (pessoa ou empresa a qual o valor é destinado) que a quantia especificada existe, e não é um cheque sem fundos ou até mesmo um cheque falso. Por conta disto, é uma modalidade muito utilizada para valores altos.

Nesta modalidade, não há obrigatoriedade em ter também caráter nominativo, ou seja, quando é especificado o nome do beneficiário. 

Vantagens e desvantagens da utilização do cheque visado

A maior vantagem do cheque visado é a segurança de que o emissor obrigatoriamente possui o valor prometido e, consequentemente, o beneficiário o receberá. Esse fator já o torna um dos tipos de emissão de cheque mais utilizados para altas quantias. Por conta disso, é muito comum na compra de imóveis e automóveis.

E a maior desvantagem é a possibilidade de fraudes e extravios. Mesmo com a garantia de fundo pelo banco, ainda há possibilidade de erros e roubos durante o processo. Dessa forma, é preciso estar sempre atento a todos os detalhes, e se desconfiar de algo, procure imediatamente a instituição financeira responsável.

Quais são as taxas cobradas?

Certamente, o cheque visado traz um nível alto de segurança à todos os envolvidos no processo, entretanto o preço deste resguardo é um pouco maior se comparado com as outras modalidades.

O Banco Central do Brasil apresenta um resumo com todas as taxas cobradas pelas principais instituições financeiras brasileiras. De qualquer forma, segue alguns exemplos:

  • BCO Crefisa S.A. – R$ 30,00 por evento;
  • Itaú Unibanco S.A. – R$ 25,00 por evento.

Quando utilizar um cheque visado?

Como dito anteriormente, o cheque visado é muito utilizado na compra de serviços ou produtos de alto valor, tais como imóveis e automóveis. Entretanto, é possível utilizá-lo em diversas situações as quais requerem maior segurança e certeza de fundo.

Principais diferenças entre cheque visado e cheque administrativo 

Como apresentado acima, o cheque visado possui garantia da instituição financeira de que o emissor contém o valor especificado em sua conta. À semelhança, o administrativo também possui esta garantia. Entretanto, apresenta algumas diferenças adicionais:

  • O próprio banco preenche o valor;
  • Deve ser obrigatoriamente nominativo, ou seja, quando é especificado o nome e informações pertinentes do beneficiário.

Principais tipos de emissão de cheques

Além do visado, os tipos de emissão de cheques mais utilizados atualmente pelos brasileiros são:

Cheque cruzado

Cheque cruzado é quando o emissor desenha duas linhas paralelas na folha frontal do cheque, o qual simboliza que o pagamento em questão pode ser apenas compensado por meio de depósito bancário.

Cheque nominal

É o tipo de cheque o qual o emissor especifica o nome do beneficiário. Dessa forma, apenas ele tem o direito de sacar ou depositar o valor.

Cheque ao portador

Não é especificado o nome do beneficiário neste tipo de cheque, por conta disso qualquer pessoa consegue solicitar a compensação da quantia especificada.

Com o intuito de tornar o processo ainda mais seguro, é possível combinar alguns tipos, como por exemplo nominal e cruzado. Isto determina quem irá receber e onde o dinheiro será compensado

Conclusão

Independentemente da forma de pagamento, sempre há possibilidade de fraudes ou roubos. É exatamente por isto que as instituições financeiras investem tanto em melhorar seus processos e aumentar a segurança dos mesmos.

O cheque visado é uma grande alternativa para esta situação, visto que possui garantia do banco que o dinheiro existe na conta a ser debitada.

De qualquer forma, preste muita atenção em todos os seus pagamentos, e se desconfiar de qualquer aspecto, entre em contato com a instituição financeira responsável. E caso precise de crédito para suprir qualquer necessidade financeira, faça uma simulação de empréstimo com garantia de imóvel e contrate as melhores taxas do mercado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, e se ainda estiver com alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários que teremos o prazer em te responder!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *