Entenda o conceito de cidade sustentável

ícone de calendario

Atualizado:
12/03/2021

ícone de calendario

Publicado:
13/03/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Cidades sustentáveis são aquelas que possuem uma forma de configuração de centros urbanos baseada na preservação do meio ambiente, para que as futuras gerações também tenham a oportunidade de vivenciar os benefícios que as atuais possuem. E tudo isso em paralelo ao crescimento econômico.

O conceito de cidades sustentáveis vem crescendo significativamente nas últimas décadas, visto que o modelo atual não vai suportar o adensamento populacional previsto para as próximas décadas.

Leia o conteúdo a seguir e entenda melhor esse conceito e os grandes benefícios de morar em uma cidade sustentável!

O que é uma cidade sustentável?

Cidades sustentáveis são aquelas que tem como principal objetivo reinventar o funcionamento dos centros urbanos para evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir que todos os privilégios que os moradores atuais possuem, sejam mantidos para as futuras gerações. Além disso, buscam minimizar os impactos ambientais causados pela superpopulação e crescimento desenfreado e sem planejamento das cidades.

Para isso, é preciso cumprir algumas premissas as quais baseiam-se em três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural.

Estima-se que até 2025, 80% da população mundial estará morando nos centros urbanos, e consequente a isso, o adensamento populacional aumentará também. Isso significa que se não houver uma mudança significativa no funcionamento atual das cidades, a vida e convivência em comunidade ficarão insustentáveis e extremamente abertas a crises energéticas, hídricas e de combustíveis fósseis.

Dessa forma, além de garantir o funcionamento futuro dos centros urbanos, as cidades sustentáveis proporcionam espaços públicos adequados e estratégicos, aos quais promovem saúde, felicidade, facilidade, produtividade, e incentivam investimento em desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Quais as principais características de uma cidade sustentável?

Algumas características são essenciais para uma empresa ser considerada sustentável:

  • Coletar, reaproveitar e reciclar os resíduos;
  • Incentivar a criação e utilização de energias renováveis, tais como energia solar;
  • Garantir a mobilidade pública por meio de transportes públicos eficientes;
  • Proporcionar educação e lazer a todos os moradores;
  • Balancear desenvolvimento econômico com o sustentável;
  • Promover medidas públicas para a proteção do meio ambiente.

Além de todas essas características, há também algumas premissas que todas cidades sustentáveis praticam, tais como preservação das áreas urbanizadas, uso eficiente dos recursos naturais, incentivo aos transportes alternativos (bicicleta, patinete, etc), programas educativos sobre desenvolvimento sustentável, entre outras.

É importante também ressaltar que o sucesso e manutenção da sustentabilidade das cidades depende de todos os seus moradores e usuários.

Benefícios que as cidades sustentáveis proporcionam aos seus moradores

Além dos citados anteriormente, as cidades sustentáveis proporcionam inúmeros benefícios aos seus usuários, às futuras gerações e ao planeta de forma geral. E é exatamente por isso que esse conceito vem crescendo tanto nas últimas décadas.

Por isso, destacamos os principais benefícios a seguir:

  • Proporcionar espaços públicos de qualidade, aumentando assim a convivência em comunidade;
  • Transportes públicos eficientes e de qualidade, uma vez que as cidades sustentáveis valorizam e priorizam alternativas públicas e compartilháveis;
  • Fortalecimento dos comércios e negócios locais;
  • Conservação de áreas verdes, as quais permitem a realização de atividades ao ar livre que, consequentemente, diminuem o estresse e contribuem para o bem estar da população.

Exemplos de cidades sustentáveis

O grande desafio é unir e conciliar a preservação ambiental com a modernidade, e várias cidades atuais conseguiram implementar soluções que obedecem a essa premissa. Os principais exemplos mundiais são Zurique (Suíça), Estocolmo (Suécia), Viena (Áustria) e Londres (Inglaterra).

Temos grandes exemplos brasileiros também, tais como Belém, Boa Vista, Curitiba e Maceió. Os prefeitos reeleitos dessas e de outras capitais brasileiras assinaram a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis , e isso significa que esses governantes terão acesso a plataformas de apoio à gestão e ao planejamento municipal, os quais são baseados em conceitos e soluções sustentáveis.

A assinatura desta carta-compromisso oficializa publicamente o compromisso que esses governantes possuem com o desenvolvimento sustentável de suas respectivas cidades.

Conclusão

A cidade é um elemento importantíssimo em nossas vidas, visto que interfere diretamente em nossos relacionamentos, trabalho, trajetos diários, rotina, produtividade, estresse, bem-estar, entre muitos outros fatores. Dessa forma, é preciso que esse ambiente esteja em constante evolução para nos proporcionar o melhor possível, e também assegurar que as futuras gerações usufruam desses privilégios.

É por isso que as soluções que as cidades sustentáveis representam proporcionam tantos benefícios aos seus moradores, uma vez que priorizam o desenvolvimento sustentável e o bem estar de todos os seus usuários atuais e futuros.

Lembrando apenas que um fator essencial para o funcionamento das cidades sustentáveis é o comprometimento de toda a sua população. Isso inclui eu e você também.

Por isso, caso precise de crédito para se adequar às práticas de uma cidade sustentável ou para qualquer outra necessidade financeira,  faça uma simulação de empréstimo com a CashMe e contrate as melhores condições do mercado!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR