Como funciona o consórcio de moto? Tudo o que você precisa saber

23 out 2023
5min de leitura

O consórcio de moto é uma modalidade de autofinanciamento em grupo, reunindo pessoas com o mesmo objetivo de compra. Mensalmente, os participantes do grupo pagam uma parcela, contribuindo para a formação do fundo comum. Também participam das assembleias, onde têm a oportunidade de concorrer à aquisição do veículo por meio de sorteios ou, em determinadas situações, por meio da oferta de lances.

Algumas instituições financeiras e fintechs como a CashMe oferecem consórcios destinados à compra de um bem ou contratação de algum serviço. Veja como funciona o consórcio e as vantagens de se entrar em um!

Como funciona consórcio de moto?

No consórcio de moto, cada participante paga um valor mensal para formar um fundo comum. Todos os meses, um ou mais participantes são sorteados e contemplados com a carta de crédito para comprar sua moto.

Assim como todos os consórcios, existe uma administradora que organiza o grupo de pessoas e estipula as regras do contrato. Geralmente, são instituições financeiras, que devem ser reguladas pelo Banco Central e seguir as diretrizes da Lei n.º 11.795/2008, que estipula as normas do consórcio.

Como participar de um consórcio de moto?

Existem 2 duas formas de entrar em um consórcio: participando de um grupo em formação ou adquirindo a cota de um grupo já formado.

  • Grupos em formação — a administradora está reunindo as pessoas que farão parte do grupo, e existe um prazo pré-determinado para começar o consórcio;
  • Grupo já formado — nesse caso, só é possível aderir ao consórcio por meio de 2 tipos de cota:

a) Cota vaga: essa cota é disponibilizada pela própria administradora, portanto, é uma cota que não foi adquirida até o início do consórcio;

b) Cota de transferência: é a compra da cota de alguém que está participando do consórcio. Dessa forma, você assume os direitos e obrigações do contrato.

Confira também: Tipos de consórcio: quais são os principais e como podem ajudar você

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são os benefícios do consórcio de moto?

Existem diversos benefícios do consórcio de motos, confira abaixo:

Não possui taxa de juros

O consórcio é isento de taxa de juros, pois a instituição financeira não empresta dinheiro aos consorciados. O valor da carta de crédito vem das parcelas depositadas mensalmente pelos participantes do grupo. No consórcio, existe a cobrança da taxa de administração e o reajuste anual da parcela, que acompanha algum índice como o IPCA, INCC, entre outros.

Essa isenção da taxa de juros é uma grande vantagem em comparação a outras linhas de crédito, pois o CET (custo efetivo total) do consórcio é bem menor do que um financiamento, por exemplo.

Poder de negociação maior

Ao ser contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito que representa o valor total do fundo comum. Dessa forma, consegue comprar a moto à vista, podendo negociar o valor e ganhar ótimos descontos. Veja como ser contemplado para conseguir a carta de crédito.

Mais segurança

Com o consórcio, você consegue se organizar financeiramente e planejar a compra do bem. Se você estivesse depositando esse valor em uma poupança, poderia mudar de ideia e utilizar esse montante para outra finalidade, ficando sem o bem que deseja investir. Com a carta de crédito em mãos, você possui um prazo para adquirir a moto e ainda pode negociar o valor e comprá-la à vista.

Uso flexível do crédito

No consórcio, é preciso comprar o bem dentro do segmento escolhido. Se você está em um consórcio de moto, por exemplo, não pode adquirir um terreno com a carta de crédito. Mas, é possível escolher entre diversos modelos de moto, quando comprar (respeitando o prazo estipulado), onde comprar e ainda negociar o valor.

Confira também: Qual a diferença entre consórcio e financiamento?

Antecipação de pagamento de prestação mensal e do saldo devedor

É possível antecipar parcelas dentro do consórcio, mas é preciso conferir as condições contratuais com a administradora. Existem duas formas de antecipação: a ordem direta e a inversa.

  • Ordem direta — são os próximos pagamentos mensais;
  • Ordem inversa — serão quitadas as últimas prestações, seguindo a ordem inversa dos pagamentos.

Se você já foi contemplado, antecipou e quitou todas as parcelas do consórcio, você encerra sua participação no grupo.

O que acontece quando há atraso nos pagamentos?

Quando algum participante do consórcio atrasa o pagamento das parcelas, automaticamente perde o direito de participar dos sorteios ou de dar o lance para tentar a contemplação. Para participar novamente dos sorteios, a pessoa inadimplente precisa quitar os débitos acrescido de juros e multas já previstas no contrato do consórcio.

Se você está participando de um consórcio, saiba que é necessário declará-lo no imposto de renda. Portanto, veja como fazer para não ficar inadimplente com a Receita Federal.

Como conseguir a carta de crédito?

Existem 3 formas de conseguir a carta de crédito em um consórcio: por sorteio, por lance ou pelo encerramento do grupo.

Sorteio

Os sorteios são realizados todos os meses em assembleias e todos os participantes adimplentes participam. Todos possuem a mesma chance de ser contemplado e, dependendo do consórcio, existem 1 ou 2 sorteios mensais.

Lance

Se quiser aumentar as chances de ser contemplado, há a possibilidade de dar um lance. Nesse caso, todos os consorciados que desejam dar um lance podem oferecer um valor que corresponde a antecipação de parcelas. Vencem os participantes que oferecem os maiores lances.

Encerramento

Em um consórcio, todos recebem a carta de crédito até o encerramento do grupo. Quem não foi sorteado e também não ofereceu nenhum lance, será contemplado no final do consórcio.

Ficou com alguma dúvida sobre o consórcio? Entenda o passo a passo com Washington Demichel, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Agora que você já entendeu como funciona um consórcio de moto, continue navegando no nosso blog e veja como funciona o consórcio de veículos. Até a próxima.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade