Veja como ganhar dinheiro no YouTube

Veja como ganhar dinheiro no YouTube
ícone de calendario

Atualizado:
16/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
16/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Como ganhar dinheiro no YouTube é uma dúvida de boa parte dos criadores de conteúdo. Entretanto, a monetização dos vídeos depende muito do alto número de visualizações e, ainda assim, pode não ser muito significativa. O primeiro passo é ser aceito no Programa de Parcerias do YouTube.

Atualmente, o YouTube é uma ferramenta de entretenimento e publicidade, mas também uma forma de trabalho para muitas pessoas que trabalham com a produção de conteúdo. Publicar um vídeo envolve muitas horas de dedicação e é natural querer ter um retorno financeiro do esforço dedicado. Confira neste artigo as regras de como ganhar dinheiro no YouTube.

Como ganhar dinheiro no YouTube com poucos inscritos?

Antes de tudo, é importante dizer que ganhar muito dinheiro apenas com pagamentos do YouTube é um luxo dos canais maiores. Isso porque, boa parte das formas de monetizar vídeo envolve o Programa de Parceria do YouTube e, para ser aceito nele, é preciso ter mais de 100 mil inscritos. 

Então, uma alternativa para você que ainda não está nesse patamar é buscar fazer parcerias e colaborações com patrocinadores externos. O conhecido “publipost” (lembre-se de sinalizá-lo como propaganda). E, se você acha que patrocinadores não vão querer investir em canais pequenos, está errado! 

Conteúdos nichados, mas com audiência fiel e engajada, têm atraído parcerias mesmo com canais que ainda não podem monetizar seus vídeos. Seja você um YouTuber ou um empreendedor, é importante saber como um digital influencer pode ajudar uma empresa a crescer (e vice-versa).

Além disso, essa é uma forma de seguir produzindo conteúdo com frequência, pagar pelos custos dessa produção e conquistar novos seguidores e, talvez, chegar aos 100 mil inscritos necessários para participar do Programa de Parcerias do Youtube. 

Programa de Parcerias do YouTube

E é dele que vamos falar a seguir! Afinal, essa é a principal resposta para você que quer saber como ganhar dinheiro no YouTube. É por meio dele que os donos de canais conseguem monetizar seus vídeos. Isso pode acontecer de algumas formas segundo a página de suporte do Google dedicada a esse serviço. São elas:

  • Veiculação de anúncios: aqueles conhecidos anúncios que aparecem no começo e durante os vídeos.
  • Clubes dos canais: inscritos do seu canal pagam um valor mensal em troca de benefícios exclusivos oferecidos por você.
  • Estante de produtos do canal: divulgação de links que levam para a compra de produtos oficiais ou financiamento coletivo (aprovados pelo YouTube).
  • Super chat e super stickers: membros compram essas funções e podem ter suas mensagens destacadas nos chats das transmissões ao vivo.
  • Visualizações de usuários do YouTube Premium: você ganha uma porcentagem da assinatura paga por usuários do YouTube Premium que visualizam seus vídeos.

Como eu faço para me cadastrar no YouTube para ganhar dinheiro?

Entretanto, para começar a monetizar, antes é preciso se inscrever e ser aceito no serviço. Na lista abaixo, trazemos os requisitos para solicitar inscrição no Programa de Parcerias do YouTube para você que quer saber como ganhar dinheiro no YouTube:

  • Ter mais de 100 mil inscritos no canal;
  • Viver em um país onde o programa está disponível (confira a lista de países com disponibilidade do Programa de Parcerias do YouTube);
  • Ter mais de 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • Ter uma conta vinculada ao AdSense (serviço de publicidade do Google);
  • Não ter avisos das diretrizes da comunidade ativos no canal.

Você pode, inclusive, pedir que o YouTube te notifique quando você atingir o número de inscritos e de horas de conteúdo. Se esse momento já chegou para você, é só ir no canto superior da tela, clicar na foto do seu perfil, selecionar “YouTube Studios” e depois “Monetização”.

Aparecerá a opção “Conheça os Termos do Programa de Parcerias”. Ao aceitar os termos, você avançará na inscrição. Se ainda não tiver conta vinculada ao AdSense, será preciso fazer mais esse passo.

Pelo próprio YouTube Studios, no card “Inscreva-se no Google AdSense” você realiza esse processo. O AdSense é importante, pois é por ali que você receberá seus débitos e controlará seu saldo.

Concluídas essas etapas, é só aguardar a análise da inscrição. Segundo o suporte do Google, nesse momento o conteúdo do canal é verificado para identificar se ele segue as diretrizes do YouTube. 

Quantos seguidores você precisa para ganhar dinheiro no YouTube?

Então, essa lista de requisitos responde a pergunta de muitas pessoas interessadas em saber como ganhar dinheiro no YouTube. Ter pelo menos 100 mil inscritos/seguidores é fundamental se você pensa em monetizar seus vídeos através do Google AdSense.  

Quantas visualizações para ganhar dinheiro no YouTube em 2021?

E esse é só um pré-requisito para se inscrever. Para realmente começar a ganhar dinheiro, seus vídeos precisam performar bem em diversos aspectos. Se você está esperando retorno por meio de anúncios no início dos seus conteúdos, o número de visualizações e tempo em que o usuário passa assistindo ao vídeo é crucial. 

Isso porque o YouTube trabalha com o Custo Por Mil Visualizações (CPM). A cada 1000 visualizações, ele te paga, aproximadamente, entre U$ 0,25 e U$ 4,50. E tem mais: a visualização só conta se o usuário ficou mais de 30 segundos no vídeo. Fazendo as contas, você vai perceber que é possível fazer uma renda extra e ganhar dinheiro no YouTube, mas que o caminho é bem longo e desafiador para aqueles que querem viver disso.

Conclusão

Saber como ganhar dinheiro no YouTube é importante para produtores de conteúdo, mas, muitas vezes, para empreendedores que investem em vídeos de suas marcas na plataforma. Apesar de ser um processo difícil e que pode levar um bom tempo para dar um retorno financeiro satisfatório, é sim possível receber pelo seu trabalho no YouTube. 

Mesmo que esse não seja seu foco, a plataforma é um bom lugar para oferecer conteúdos iscas que podem levar o usuário a comprar conteúdos exclusivos. Ou investir em vídeos que sejam do interesse do público-alvo da sua marca. Afinal, os consumidores também buscam informações, às vezes entretenimento, nos canais de comunicação de suas empresas favoritas.

Descobriu como ganhar dinheiro no YouTube, mas não se animou com a perspectiva? Fique tranquilo, pois seu sonho de empreender ou sua empresa já estabelecida podem ganhar um combustível a mais com a CashMe. Conheça nosso empréstimo online, faça uma simulação e veja como!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *