Confira o passo a passo para consultar PASEP

Confira o passo a passo para consultar PASEP
ícone de calendario

Atualizado:
21/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
21/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Para consultar PASEP é preciso acessar o site do Banco do Brasil, agente pagador exclusivo do PASEP e do abono salarial dos trabalhadores públicos. O procedimento pode ser feito pelo CPF ou pelo número de inscrição no programa. A informação também é fornecida em agências ou no próprio caixa eletrônico caso você seja correntista ou tenha poupança no BB. 

A notícia do adiamento do pagamento do abono salarial do ano-base 2020 pode ter pegado algumas pessoas de surpresa. Segundo determinação do Governo Federal, os pagamentos serão retomados em janeiro de 2021. Ainda assim, vale ficar atento e consultar o PASEP (ou o PIS para aqueles que estão inscritos neste programa) sempre que você quiser saber quanto há de saldo em sua conta. 

Como consultar PASEP em 2021?

Você pode consultar o PASEP pelo telefone, pela internet, pelo caixa de autoatendimento (apenas para correntistas e poupadores do banco) ou em uma agência do Banco do Brasil. Por meio delas, será informado se você tem direito ao abono salarial e quando ele estará disponível, por exemplo. 

Consultar PASEP pelo telefone

Para consultar o PASEP pelo telefone é preciso entrar em contato com um dos seguintes números:

  • 4004-0001
  • 0800 729 0001
  • 158 (Telefone do canal Alô trabalhador)

Você vai precisar informar dados pessoais como CPF, data de nascimento e número de inscrição no PASEP. 

Consultar PASEP no site do Banco do Brasil

Já para consultar o PASEP pela internet, basta acessar esta página do Banco do Brasil. Por lá, você sabe se é beneficiário do programa, se já tem direito ao saque e pode também ver o extrato do PASEP. O acesso a essas informações é feito usando seu CPF ou o número de inscrição no programa. Confira o passo a passo para consultar PASEP no BB online! 

  1. Informe o CPF ou número de inscrição no PASEP;
  2. Informe sua data de nascimento;
  3. Clique na caixinha ao lado da frase “Não sou um robô”;
  4. Clique em confirmar.

Consultar PASEP no Banco do Brasil

Por outro lado, se você prefere consultar o PASEP presencialmente, é possível realizar o procedimento em um caixa de autoatendimento do Banco do Brasil ou em uma agência do banco. 

A primeira opção está disponível apenas para quem tem conta corrente ou poupança no BB. No caixa de autoatendimento, selecione a opção “Extratos”, depois “Extratos diversos” e, então, “Agenda financeira”. Pelo internet banking também é possível fazer essa consulta, mas selecionando a opção “Conta corrente” e só então “Extratos diversos” e “Agenda financeira”.

Mesmo que você não seja correntista ou poupador do BB, a consulta estará disponível por meio do atendimento em agências. Para isso, é preciso levar um documento com foto e CPF.  

Como descobrir o número de inscrição do PASEP?

Essa é também uma maneira de descobrir o número de inscrição do PASEP. Apresentado seu documento em uma agência do BB, eles poderão te informar esse dado. Entretanto, ele, normalmente, está registrado na sua própria Carteira de Trabalho, na página que traz suas informações pessoais.

Qual o cronograma de pagamento do PASEP?

Como dito acima, o cronograma de pagamento do PASEP referente ao ano-base 2020 só iniciará em janeiro de 2022. Portanto, desde de julho de 2021, não há cronograma de pagamento do abono salarial. Fala-se em a partir de julho, pois em 30 de junho de 2021 foi feito o último pagamento do abono salarial previsto no calendário do ano-base de 2019. 

Tradicionalmente, o pagamento seguinte iniciaria a partir de julho de 2021 e encerraria em junho de 2022. Entretanto, buscando, entre outras coisas, ajustar o calendário, o Governo Federal publicou a resolução nº 896, de 23 de março de 2021, determinando, em seu artigo terceiro, que:

“O Abono Salarial será pago de acordo com o calendário de pagamento anual estabelecido pelo CODEFAT no mês de janeiro de cada exercício.”

A resolução foi publicada depois da decisão tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), órgão que determina como será a tabela de pagamento do abono salarial do PIS/PASEP. 

Dessa forma, o próximo pagamento do  abono salarial para trabalhadores vinculados ao PASEP só vai ser em janeiro de 2022, iniciando a tabela de pagamento do PIS/PASEP referente ao ano-base 2020. Neste artigo sobre o calendário PIS 2021, explicamos mais a fundo a mudança no cronograma.

Como sacar PASEP pelo Banco do Brasil?

Ainda assim, procure o Banco do Brasil se você tem direito ao abono salarial pelo PASEP e ainda não sacou o benefício previsto no calendário 2020/2021. Na página do BB sobre o PASEP,  a instituição informa que os clientes do banco recebem o crédito direto em sua conta. Já quem não é cliente pode receber via TED ou sacar em alguma agência.   

Conclusão

De forma resumida, neste artigo vimos que você pode consultar PASEP pelo telefone, pela internet, pelos caixas de autoatendimento ou agências do Banco do Brasil. As consultas são realizadas em canais do BB, pois ele é o agente pagador exclusivo do PASEP, incluindo os depósitos dos calendários de pagamento do abono salarial.   

Para consultar o PASEP pelo CPF, você pode usar todas essas opções, com exceção do caixa de autoatendimento (incluindo internet banking do banco), pois ela está reservada para clientes do BB. Além do CPF, você também pode informar o número de inscrição no PASEP (informado na carteira de trabalho ou em um agência do BB).

Mesmo com o adiamento do próximo pagamento do abono salarial para janeiro de 2022, consultar o PASEP ainda é importante para saber se você não tem um depósito atrasado ou somente conferir seu saldo. Se o adiamento te pegou desprevenido, a CashMe pode te ajudar! Conheça nosso empréstimo online, faça uma simulação e veja como!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *