dia da madrinha

Dia da Madrinha é celebrado em 25 de novembro

20 nov 2021
5min de leitura

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia da Madrinha. Figura presente em diversas  culturas no mundo e em várias religiões, sua figura tem símbolo maternal e está sempre ligado à família, como aquela que dará proteção, apoio e guia, seja para o casamento, batizado ou consagração. 

Infelizmente, não há contexto histórico ao certo que defina a origem do Dia da Madrinha em 25 de novembro. No entanto, alguns registros do século II apontam a existência das madrinhas desde os tempos mais antigos. 

Sobre a origem da palavra madrinha, ela surge a partir do latim matrina, uma variante que quer dizer “mãe”, cujo se encaixa ao contexto de batismo e quando uma pessoa ou casal com filhos escolhem uma pessoa que possa ser a segunda mãe da criança se algo acontecer com ela.

Para homenagear o Dia da Madrinha, saber quando se comemora e outras curiosidades vinculadas a elas, continue a leitura. 

Vínculos e apelidos no Dia da Madrinha

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. 

No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum. A mulher é escolhida para acompanhar a criança em um ritual de compromisso para dar assistência e ajudar na educação de seus afilhados, tal como a imagem de uma segunda mãe para ela. 

Além disso, a madrinha não está vinculada apenas ao campo parental, mas também como madrinha de casamento, fada-madrinha e madrinha de consagração. 

Madrinha de casamento

Em algum momento da vida ou você será uma madrinha de casamento ou precisará de uma. Seja para o seu matrimônio ou de algum parente ou amigo. Em geral, os casais escolhem as pessoas mais próximas de seu convívio como amigos ou algum parente para fazer parte do ritual. 

Alguns acreditam que ao ser escolhido para ser padrinho e madrinha de casamento, a sua função é dar bons, senão, os melhores presentes. Porém, isso não é verdade. Ao ser escolhido para apadrinhar os noivos, a função dos padrinhos é ajudar o casal sempre que estiver passando por alguma dificuldade no relacionamento. Seja emocional ou material.

As madrinhas tinham uma função muito importante no casamento: dar total suporte para a noiva e ficar ao lado dela para o que precisar. 

Alguns relatos ditam que tempos atrás pessoas acreditavam na ideia de possíveis sequestradores apaixonadas pelo noivo, sendo o papel das madrinhas zelar como “guarda-costas” para que ele não fosse raptado. Para isso, as madrinhas se vestiam igual à noiva para confundir a pessoa até os noivos estarem devidamente casados. 

Em algumas culturas o papel de uma madrinha pode variar. Na China, por exemplo, elas devem mostrar aos convidados um status social de glamour e, passar por situações constrangedoras, como assédio, ofensas físicas e de cunho sexual, além de atividades humilhantes. 

Já no Brasil, costuma-se pedir para as madrinhas usarem vestidos da mesma tonalidade de cor e participar do Dia da Madrinha e do Dia da Noiva em um spa até a hora do casamento

Fada-madrinha

As fadas-madrinhas são personagens oriundas dos contos de fadas. Tida como uma entidade mágica protetora e que sempre surge para atender aos desejos e interesses de seus protegidos. 

A figura mais famosa é a fada-madrinha da personagem Cinderela em “A Bela Adormecida”. No clássico conto de fadas, é ela quem ajuda e conforta Cinderela para que vá ao baile do castelo. 

A partir deste conto de fadas, surgem projetos sociais voltados para atender pessoas pessoas da rede pública que não podem realizar a sonhada festa de debutante ou a festa de casamento. 

O Projeto Fadas Madrinhas é um exemplo. Uma ONG sem fins lucrativos que busca realizar sonhos de jovens com histórias de vida marcantes, sem condições de realizar uma festa com recursos próprios ou familiares e possuem o desejo de ter uma grande festa de debutantes. 

Madrinha de consagração

Diferente da madrinha de batismo, cujo papel é guiar a criança por toda a vida pessoal e religiosa, a madrinha de consagração tem o dever direcionado aos ensinamentos religiosos e de proteção espiritual para a criança, adolescente ou adulto. 

O seu papel como madrinha deverá ser o de guiar espiritualmente a fé dos afilhados no dia a dia. A madrinha de consagração é tão importante quanto a de batismo, uma vez que precisa estar presente em todas as etapas do desenvolvimento espiritual da criança. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como escolher uma madrinha

No Dia da Madrinha é importante homenagear aquele que está sempre presente em sua vida – seja de batismo, casamento ou consagração. Quem ainda está procurando por madrinhas, podemos dar algumas dicas que ajudarão no processo.

Considerar o nível de amizade

Muitas vezes desejamos que as amigas sejam as escolhidas para serem madrinhas. No entanto, para que não haja frustrações, é necessário avaliar a qualidade da amizade que vocês têm. Muitos sentem a função de madrinha como um peso maior do que podem suportar e acabam negando o convite e gerando uma frustração e, até mesmo, abalo na amizade.

Estreitar o contato da criança 

É importante fazer com que o contato da criança com os padrinhos tenha frequência para que não afete as relações afetivas. Procure combinar quando serão as visitas, onde e como podem ser feitas. Caso tenha algum desentendimento entre você e a madrinha, ainda assim, o ideal não é privar o contato entre afilhado e madrinha.

Valores

Busque pode padrinhos que possam ensinar valores tanto para as crianças, quanto no casamento. Os padrinhos ensinam sobre generosidade, respeito, educação e tolerância, e podem chamar a atenção dos afilhados ao perceber que algo não está certo. Obviamente, desde que combinado com os pais.

A madrinha rica

Muitas pessoas, ao casar ou ter filhos, tem a ideia de escolher uma madrinha abastada para que seja como o “banco” da família caso precise de dinheiro para os cuidados dos filhos ou do casamento. Este é um pensamento visto de forma inadequada, uma vez que se você estiver precisando de dinheiro é melhor fazer um empréstimo com garantia ao invés de se endividar com uma pessoa e gerar algum desconforto futuro. 

Conclusão

As madrinhas são figuras maternais e parentais que ajudam na criação dos filhos e também contribuem para a saúde do relacionamento entre os casais. No Dia da Madrinha, que ocorre em 25 de novembro, procure homenageá-la compartilhando este texto em suas redes sociais.

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade