Empréstimo para descontar em folha de pagamento: como funciona?

Empréstimo para descontar em folha de pagamento: como funciona?
ícone de calendario

Atualizado:
29/04/2021

ícone de calendario

Publicado:
30/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
3 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O empréstimo para descontar em folha de pagamento ou também conhecido empréstimo consignado é uma modalidade de contratação de crédito em que o contratante pode solicitar que o pagamento do valor seja descontado de sua folha de pagamento de maneira direta.

Essa facilidade gera juros mais baixos e melhores condições de pagamentos, visto que as instituições financeiras entendem que as chances de inadimplência são significativamente menores que as demais modalidades.

Quer entender melhor como funciona o empréstimo para descontar na folha de pagamento? Então leia o conteúdo a seguir!

O que é e como funciona o empréstimo para descontar em folha de pagamento?

O empréstimo para descontar em folha de pagamento ou empréstimo consignado representa hoje grande parte dos créditos liberados pelas instituições financeiras brasileiras.

E isso é consequência da facilidade que essa modalidade oferece aos clientes, visto que, como o próprio nome sugere, as parcelas são descontadas automaticamente de sua folha de pagamento.

Assim que o empréstimo é aprovado, o valor é depositado na sua conta e, nos próximos meses, as parcelas são descontadas da folha de pagamento nas datas pré-combinadas.

Essa flexibilidade diminui drasticamente as porcentagens de inadimplência, e isso torna possível a diminuição das taxas de juros, visto que as instituições financeiras possuem mais confiança na operação realizada.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?

Qualquer funcionário contratado sob o regime de CLT a pelo menos 6 meses pode solicitar o empréstimo consignado. A quantia liberada será proporcional ao salário recebido pelo contratante.

No entanto, as instituições financeiras possuem um teto máximo de liberação aos seus clientes determinado pela lei 10.820/03, a qual define que a quantia emprestada não pode ultrapassar 35% do salário do contratante.

E se você for demitido?

Para os funcionários de empresas particulares, o risco de ser demitido é uma realidade, e com isso muitos deles acabam não solicitando o empréstimo com desconto da folha de pagamento (exatamente por conta dessa incerteza). Mas quanto a isso não é preciso se preocupar, pois há uma solução.

Para quitar o empréstimo solicitado, os funcionários que foram demitidos poderão utilizar 30% da rescisão do contrato. E isso pode ser feito diretamente entre empresa a qual o cliente era funcionário e a instituição financeira. Assim o funcionário já recebe sua rescisão com esse desconto pré-acordado.

Entretanto, se 30% não for suficiente para pagar a dívida total, então é preciso negociar as demais parcelas com o banco contratado.

Quais cuidados você deve tomar antes de solicitar?

Antes de solicitar o empréstimo para descontar em folha de pagamento:

Pesquise

Pesquise várias opções e instituições financeiras antes de contratar o seu empréstimo, para ter certeza que é uma alternativa favorável para você.

Se planeje

Antes de contratar qualquer empréstimo, tenha certeza de que o pagamento mensal dessa quantia caberá no seu orçamento familiar.

Avalie o CET (Custo Efetivo Total)

O CET (Custo Efetivo Total) é a soma de todos os valores que incidem sobre o empréstimo contratado, tais como impostos, tributos, taxas, juros, entre outros. Então, solicite à instituição financeira da sua escolha o CET do seu empréstimo e certifique-se que você poderá arcar com o valor final.

Conclusão

O empréstimo para descontar em folha de pagamento é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro rápido, com taxas de juros baixas e gosta de facilidade, visto que o desconto das parcelas de pagamento é realizado de forma automática na folha de pagamento. Ou seja, menos preocupação para você!

Entretanto, não se esqueça de planejar seus gastos mensais sem essa porcentagem que será descontada mensalmente, para não bagunçar suas finanças.

E caso você esteja pensando em contratar um empréstimo, lembre-se que a CashMe oferece as melhores condições do mercado!

Faça uma simulação de empréstimo e aproveite essa oportunidade!

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, e deixe seu comentário ou sugestão! Adoraremos respondê-lo!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR