Dia do Professor: conheça a origem e saiba a importância dessa profissão

Dia do Professor: conheça a origem e saiba a importância dessa profissão
ícone de calendario

Atualizado:
18/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
18/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, uma das profissões mais valiosas e que contribui para a construção do conhecimento, desde as primeiras letras.

Muitos professores passam pela vida de um adulto, da educação infantil até o ensino superior, são eles que compartilham tudo o que sabem e instigam os alunos a expandirem o olhar e o raciocínio.

Acompanha com a gente a leitura desse artigo para saber a importância da profissão e de homenagearmos o Dia do Professor!

Por que dia 15 de outubro é o Dia do Professor?

Tradicionalmente, no dia 15 de outubro, acontece a consagração à Santa Teresa de Ávila, uma freira carmelita que foi educadora, mística e santa católica do século XVI. Ela é conhecida pelas obras a respeito da vida contemplativa pela oração mental e pelo ativismo durante a contrarreforma, momento histórico em que a Igreja Católica reagiu contra o avanço da Reforma Protestante durante o século XVI.

Além disso, nesse mesmo dia, em 1827, o imperador do Brasil – Dom Pedro I -, oficializou um Decreto Imperial que criava o ensino elementar no país. Assim, tornou-se obrigatório que as chamadas escolas de primeiras letras – que conhecemos como ensino fundamental -, ensinassem leitura, escrita e as quatro operações básicas de cálculo, tanto para meninas quanto para meninos.

Naquela época, os alunos do sexo masculino aprendiam noções gerais de geometria, enquanto as meninas tinham aulas de corte, costura, bordado e culinária. O decreto também possibilitou que as primeiras escolas de ensino fundamental fossem abertas em todos os lugares mais populosos, contribuindo para que o conhecimento escolar fosse disseminado pelo Brasil inteiro.

Posteriormente, em 1947, um professor paulista – Salomão Becker -, deu a ideia para que o dia 15 de outubro fosse um dia de folga para os professores. Visto que o segundo semestre de aulas era longo, o período compreendido de 1º de junho até 15 de dezembro, e os professores tinham apenas dez dias de descanso. Assim, a data se tornou um feriado.

Até que, em 14 de outubro de 1963, o presidente da República, João Goulart, assinou o Decreto Federal nº 52.682, que oficializou o Dia do Professor como um feriado escolar nacional.

Contexto histórico da profissão

Os primeiros professores que existiram no Brasil foram os jesuítas, durante o período de colonização. Naquele período, lecionar era algo muito relacionado à religião e ao desenvolvimento da moralidade, sendo que os sacerdotes tinham a função de educar. A educação não era algo acessível a todos, por isso, acabava sendo mais disseminado para as elites.

Um dos marcos do surgimento da profissão de professor, aconteceu em meados do século XVIII, com o Marquês de Pombal que revolucionou a educação, começando na Europa. Ele tinha como objetivo fazer com o ensino fosse estatal, além de montar um grupo de professores separado das instituições religiosas.

Com o passar do tempo, nasceram escolas voltadas para a formação de professores, tornando a profissão cada vez mais reconhecida. E, no decorrer da trajetória, a maneira de ensinar também foi acompanhando as transformações globais.

A tecnologia foi ganhando espaço na sala de aula e, atualmente, é uma ferramenta vista como primordial até mesmo para que o professor se aproxime dos alunos. Sem contar que a Educação a Distância (EaD), principalmente no ensino superior, se consolida ano após ano.

Pela primeira vez na história, em 2019, o número de alunos em cursos de EaD ultrapassou a quantidade de estudantes em graduação presencial. Os dados do Censo da Educação Superior 2019, mostraram que entre 2009 e 2019, o total de matriculados em cursos à distância aumentou 378,9%.

O primeiro professor no Brasil

Certamente, o padre José de Anchieta teve um importante papel na história da profissão. O espanhol foi missionário da Companhia de Jesus e desembarcou em solo brasileiro, no ano de 1553, com a finalidade de ensinar aos índios sobre o cristianismo, durante o período da colonização.

Mais do que passar os ensinamentos cristãos, o jesuíta se aproximou dos nativos e com eles aprendeu a falar guarani, língua que fazia parte da cultura indígena. Assim começou a se comunicar com eles e os defender dos portugueses.

Sua contribuição também foi relevante na fundação do colégio da vila de São Paulo, que mais tarde passou a ser a própria cidade de São Paulo. Além disso, ele também foi historiador, gramático, e escreveu peças teatrais e poesias, o que fez com que se destacasse na literatura brasileira.

Como se tornar professor

São muitos os caminhos para a alcançar a capacitação necessária para estar apto a dar aulas, tanto em escolas, faculdades, universidades e até mesmo com reforço escolar.

Para quem deseja trabalhar com o ensino infantil, fundamental e médio, é necessário fazer graduação na modalidade de licenciatura, assim vai adquirir conhecimento didático e específico para se habilitar em uma determinada área, como por exemplo: matemática, biologia, geografia e entre outras.

Aqui, escolher o curso de Pedagogia abre um leque de oportunidades, pois possibilita atuar na educação infantil até os primeiros anos do ensino fundamental, além de capacitar para atuar fora da sala de aula. Optar por se especializar e até mesmo fazer uma segunda licenciatura em Pedagogia, aumenta ainda mais o mercado de atuação.

Enquanto quem almeja dar aula no ensino superior, precisa concluir um curso de bacharelado e ter formação de pós-graduação, como mestrado e doutorado. Nesse caso, ser uma referência na área de interesse aumenta as oportunidades de se destacar na carreira acadêmica.

O que um professor precisa ter

Ser professor não é uma tarefa fácil e exige mais do que o conhecimento adquirido para se capacitar. Algumas atitudes contribuem para que o docente consiga transmitir os ensinamentos de maneira gentil e que faça os alunos o levarem na memória.

Ter uma boa comunicação

Para garantir que as ideias e os conceitos estão sendo compreendidos pelos estudantes, o professor precisa estar alinhado com qual a melhor maneira de se comunicar. Por isso, a fala e a escuta ativa são primordiais para entender o outro lado, assim como a escrita fácil e eficiente.

Buscar conhecimento constante

Manter-se atualizado é fundamental, principalmente pelo fato de que todos os dias novas pesquisas e novos conhecimentos são divulgados. Então, ficar ligado a novos cursos, sejam de especialização ou de curta duração, é muito relevante para quem deseja ser um professor.

Aprimorar habilidade socioemocionais

Estar diante de uma dezena de alunos exige do professor habilidades que vão além do conhecimento. Afinal, de nada adianta ter muito conteúdo para ensinar se não souber como fazê-lo. 

Por isso, é importante que o profissional desenvolva algumas capacidades relacionadas ao socioemocional, como empatia e criatividade para se relacionar com a turma e aplicar na didática das aulas.

Conclusão

Inegavelmente, o Dia do Professor traz consigo importantes reflexões sobre o quanto é um profissional imprescindível na vida de todo ser humano. É por meio do professor que se conquista os primeiros conhecimentos, bem como é a pessoa que, dentro da sala de aula, apresenta um universo de novas possibilidades.

Para quem é professor e deseja expandir a atuação, uma dica é investir no próprio negócio, que tal uma consultoria que oferece reforço escolar? Para tirar o projeto do papel, a CashMe tem a solução ideal.

Com taxas inferiores a 1%, além de até 240 meses para pagar o valor contratado, o empréstimo com imóvel em garantia te ajuda a fazer o negócio acontecer!

 Agora, a gente quer saber: qual ou quais professores fazem parte das suas memórias de estudante? Não deixe de homenagear quem foi tão importante para você.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.