É vantajoso fazer portabilidade de empréstimo? Entenda

10 set 2023
4min de leitura

Se você já tem um empréstimo e está com dificuldades para quitar as parcelas, saiba que a portabilidade pode ser uma saída para dar fôlego financeiro.

Existem vantagens e desvantagens para se analisar antes de assinar outro contrato. Nossa dica de ouro é avaliar todos os pontos antes de ingressar em uma nova empreitada, como o novo Custo Efetivo Total (CET), prazos, taxas e possíveis riscos.

Afinal, o que é portabilidade de empréstimo? A portabilidade não é só de uma instituição para outra, mas também de uma modalidade de empréstimo para outro, como do consignado para o home equity. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo!

Principais vantagens da portabilidade de empréstimo

Em primeiro lugar, é importante saber que cada instituição financeira conta com suas particularidades, por isso, antes de finalizar qualquer tipo de portabilidade de empréstimo, leia atentamente todas as cláusulas do contrato. Confira os pontos positivos:

1. Possibilidade de trocar de instituição financeira

Há diversos motivos para se fazer a portabilidade de empréstimo, seja pelo atendimento, cláusulas mal-interpretadas do contrato, cobranças indevidas, dentre outros.

Ao optar pela portabilidade do empréstimo, pesquise as opções disponíveis no mercado e avalie qual o melhor banco para a portabilidade de crédito.

2. Taxa de juros mais baixas

Pesquise as opções disponíveis no mercado e analise quais possuem taxas de juros mais baixas. Dessa forma, você consegue economizar na parcela e no CET da dívida.

Uma delas é o Home Equity, também conhecida como “empréstimo com garantia de imóvel”, que pratica juros mais baixos pelo fato de ter um imóvel como garantia. Saiba mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

3. Operação com custo reduzido

Geralmente, os custos são embutidos no próprio valor da operação. No caso do Home Equity, por exemplo, custos de cartório, IOF, dentre outros, já estão incluídos no saldo devedor e você não precisa se preocupar em pagar nada além das parcelas. Ao pesquisar as possibilidades de portabilidade, solicite o CET (Custo Efetivo Total) da nova operação para saber se a troca será realmente vantajosa.

Veja também: O que é amortização? Veja tipos e como funciona

4. Chances de negociação

As instituições financeiras podem oferecer uma contraproposta para que seu empréstimo continue com eles. Tente negociar e veja se vale a pena continuar ou fazer a portabilidade para outra instituição.

5. Qualquer valor pode ser transferido

Não existe um valor mínimo para solicitar a portabilidade. É possível transferir várias dívidas para uma mesma instituição. Essa opção pode ser muito vantajosa para ter um melhor controle do montante total do empréstimo, taxas e manutenção.

6. Aumento do prazo de pagamento

Uma das vantagens da portabilidade de empréstimo é aumentar o prazo de pagamento da dívida. Se está com dificuldades de quitar as parcelas do empréstimo, essa pode ser uma das soluções para se reorganizar financeiramente.

Também é possível fazer a portabilidade de financiamento imobiliário. Caso seja o seu caso, analise para ver se vale a pena.

Quais as desvantagens na portabilidade do empréstimo?

Existem algumas desvantagens importantes para se considerar antes de solicitar a portabilidade do empréstimo. Confira abaixo:

Golpe da falsa portabilidade

Todos os dias ocorrem milhares de tentativas de golpes financeiros. Por isso, procure instituições financeiras reguladas pelo Banco Central.

Desconfie de ofertas muito vantajosas que sobrepõem as oferecidas pelos bancos e financeiras que já consultou. Saiba que nenhuma instituição financeira cobra qualquer tipo de valor antecipado antes do fechamento do contrato.

Risco da nova instituição não cumprir as condições acordadas

Como dissemos anteriormente, leia atentamente o contrato antes de assiná-lo. Algumas instituições podem não cumprir as condições do acordo e você pode pagar mais do que o planejado, como taxas de juros mais baixas e prazos mais longos para pagamento, às tarifas e encargos.

Leia também: Como fazer um empréstimo para servidor público?

Perda de benefícios

Em certos casos, pode ser que perca alguns benefícios já estipulados pelo banco, como desconto em compras, programa de milhas, dentre outros.

Não estender o prazo de pagamento

Em determinadas ocasiões, as instituições não oferecem a possibilidade de estender o prazo dos pagamentos. Vale a pena avaliar se o CET vai diminuir antes de realizar a portabilidade do empréstimo.

Taxa alta de juros

Se vai mudar de uma modalidade de empréstimo para outra verifique as taxas de juros, pois o valor das taxas podem alterar o custo efetivo total da dívida. Por isso, solicite sempre o CET da dívida para saber se vale a pena fazer a portabilidade.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vantagens do empréstimo na CashMe

Se você está pensando em fazer uma portabilidade de empréstimo, considere as condições oferecidas pela CashMe. Nós oferecemos o Home Equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel. Através dele, você tem acesso às menores taxas de juros em comparação a outras modalidades de empréstimo.

Além disso, o valor pode ser utilizado para qualquer fim, como quitar dívidas, comprar um carro, investir no seu negócio, renovar seu condomínio e mais. Para isso, basta apresentar um imóvel como garantia de operação. Confira nossas condições e faça uma simulação já!

Gostou do conteúdo? Então, continue no nosso blog e saiba tudo sobre o interveniente quitante. Nos vemos no próximo post!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

4 pensamentos sobre “É vantajoso fazer portabilidade de empréstimo? Entenda

  1. Avatar
    Paulo Roberto de Souza Ferreira diz:

    Quero fazer a portabilidade dos meus empréstimos consignados do Bradesco para outro banco ou financeira e deixar todos centralizados num único local.

  2. Avatar
    Marilene Moreira diz:

    Gostaria de saber sobre portabilidade de empréstimo com garantia de imóvel. Tenho um e gostaria de transferir para outra financeira pois as prestações estão altas como faço para simular com a CashMe?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade