empréstimo para idosos

Empréstimo para idoso: aprenda como funciona

13 fev 2020
16min de leitura

Entenda como funciona a contratação de empréstimo para idosos. Veja o modelo mais indicado para a sua situação atual e como se livrar de golpes. Confira as regras de empréstimo para idosos acima de 80 anos. 

A limitação da idade influencia em vários aspectos do nosso cotidiano. Como a vida muda constantemente, podem surgir imprevistos e situações emergenciais, ou então um desejo de realizar um sonho de longa data. Para lidar com essas situações, muitas vezes é necessário um dinheiro extra e um empréstimo pode ser uma boa alternativa.

Porém, logo surgem dúvidas muito frequentes sobre o assunto: É possível realizar essa contratação na terceira idade? Existe uma idade limite para que os empréstimos sejam feitos? Como funciona a lei, e quais são as restrições de idade? 

Se você está planejando fazer um empréstimo online ou deseja obter mais informações sobre empréstimo para idosos, veja aqui como entender as limitações, como funciona essa contratação e como conseguir a melhor oferta de crédito adequado a sua idade e necessidade. Continue em nossa postagem e acompanhe tudo que temos para o assunto! 

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Como solicitar empréstimo para idoso?

Já imaginou você, que está atualmente na terceira idade, realizando um sonho antigo? Ou então, como a vida nos leva por diversos caminhos, finalmente quitando suas dívidas, pagando aquele tratamento e podendo viver e descansar confortavelmente?

Sendo assim, seja para uma viagem tão sonhada, um tratamento médico, uma obra desejada para reformar a casa, uma emergência ou até mesmo realizar pagamento de dívidas, que é considerado por muitos como uma dor de cabeça, é preciso obter verba suficiente para realizar esses feitios. 

Portanto, se você faz parte desse grupo citado acima, podemos afirmar claramente que um empréstimo para idosos é a opção mais viável para seu perfil! Muitos bancos e instituições financeiras dão esse auxílio financeiro e você toma-o como uma chance imperdível que a vida certamente ofereceu. 

Até quantos anos posso contratar um empréstimo?

Há muitas dúvidas sobre o que a lei diz sobre empréstimos para idosos. Existe restrição de idade? Até quantos anos posso solicitar um empréstimo? Os fatos são, não existe nenhuma observação sobre idade máxima ou mínima na lei que diz respeito ao empréstimo consignado (Lei 10.820). 

Todavia, a política de crédito é de responsabilidade da instituição financeira, podendo assim garantir a manutenção da taxa de juros, mantendo a contratação de empréstimo sadia e transparente. Além disso, outro critério que influencia na idade máxima estipulada por bancos é a legislação vigente que determina que após 70 anos, o cidadão torna-se inimputável.

É importante frisar que em diversos estados existem projetos de lei que proíbe a oferta empréstimos para idosos através de telefonemas, que acabam por muitas das vezes ser uma armadilha. Portanto, verifique as liminares do seu estado e estude sobre a instituição que deseja fazer a contratação.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

É permitido empréstimos para idosos acima de 80 anos?

As instituições financeiras possuem regras específicas em relação ao perfil do cliente. É comum que os bancos e instituições financeiras limitem a idade mínima e máxima para a contratação de empréstimos em função do risco operacional e estabilidade. Por isso, a restrição de idade varia muito, pois depende de diversos fatos.

Atualmente, a idade máxima para contratar empréstimo é de 80 anos e 11 meses. Contudo, é sempre fundamental verificar a restrição em relação ao prazo e valores liberados de acordo com o banco ou instituição financeira escolhida para realizar a contratação, pois esses dados também variam.

É primordial ressaltarmos que é raro encontrar bancos ou financeiras que ofereçam empréstimos para idosos acima de 80 anos, devido ao Artigo 65 do Código Penal. Já citado anteriormente, pessoas com mais de 70 anos não podem ser acusadas ou responsabilizadas judicialmente, portanto dificulta que o banco ou financeira feche um acordo com o interessado. 

Quanto posso solicitar de empréstimo para idoso?

Já entendemos o limite de idade para contratar um empréstimo e o funcionamento de leis e restrições em relação ao assunto nos tópicos acima. Todavia, outro ponto que pode deixar dúvidas em muitas pessoas é: A idade pode influenciar no crédito que será liberado?

A resposta mais adequada seria: Sim. É necessário entender que o quanto mais avançada é a idade do interessado em contratar o empréstimo, menor será o limite oferecido. Normalmente, o prazo máximo e limite pode alternar de acordo com o perfil do cliente e a política de crédito adotada. Contudo, atualmente a regra para empréstimos para idosos acima de 80 anos, por exemplo, é simplificada conforme abaixo:

  • 79 anos e 11 Meses – Pode Financiar em até 72 parcelas – valor máximo de R$ 80.000,00 
  • 80 anos e 11 Meses – Pode Financiar em até 36 parcelas – valor máximo de R$ 30.000,00

Portanto, não precisa se desesperar! Basta apenas que você encontre uma instituição financeira que atenda sua necessidade e sua restrição de idade. Como visto acima, é possível que você encontre um acordo que trará satisfação. Dessa forma, você pode usufruir da verba e suas inúmeras vantagens.

Opções de empréstimo para idoso

Em meio a tantas opções para fazer empréstimo disponível, fica até difícil escolher qual o melhor empréstimo para atender sua demanda e necessidade. Por isso, é fundamental analisar com atenção os prós e contras de cada modalidade de empréstimo recomendadas para idosos. Vamos dar uma conferida nos modelos mais comuns do mercado?

Existem duas opções mais procuradas para empréstimo para idosos – empréstimo pessoal e empréstimo consignado. A diferença entre os dois consiste na taxa de juros e forma de pagamento. Ambas as opções serão liberadas após uma análise do seu perfil, então a liberação de crédito e juros depende do perfil do contratante.

Vale ressaltar que cada opção de empréstimo possui suas vantagens e particularidades, e o ponto mais importante de cada uma é sempre atender sua demanda. Entenda abaixo qual a melhor opção para você – empréstimo pessoal para idosos ou empréstimo consignado para idosos.

Empréstimo pessoal para idosos

O empréstimo pessoal para idosos analisa toda sua renda, ou seja, além do valor da sua aposentadoria, a instituição financeira também considera o seu salário atual, seus imóveis e até mesmo o lucro do seu próprio negócio. Sua renda é totalmente analisada para a liberação do seu crédito, não apenas uma renda específica.

Dessa forma, na maioria das vezes, a financeira consegue um valor de crédito maior do que o valor oferecido pelo empréstimo consignado, pois ela faz uma avaliação de crédito considerando todo o seu capital. Já o empréstimo consignado, considera apenas o valor da sua aposentadoria ou pensão.

Nessa modalidade de empréstimo pessoal, o valor da dívida mensal é debitado mensalmente da sua conta. Assim, o risco para a instituição financeira é maior, já que ela não tem como saber se você irá fazer o pagamento do empréstimo em dia ou se terá algum valor em sua conta na data de pagamento. Portanto, as taxas de juros costumam ser um pouco mais caras quando comparadas ao empréstimo consignado.

Empréstimo consignado para idosos

O empréstimo consignado para idosos é baseado na Lei 10.820/2003. O valor das parcelas do empréstimo que precisam ser quitadas são descontadas automaticamente da aposentadoria ou pensão. Portanto, não há risco de inadimplência financeira, deixando a instituição mais confortável em emprestar o capital a você.

Dessa forma, os juros cobrados são ainda menores que os do empréstimo pessoal. Porém, a oferta do empréstimo consignado só leva em consideração o valor da aposentadoria ou pensão. Por mais que você tenha outro tipo de renda, como por exemplo um negócio próprio, ela não poderá ser usada para aumentar o valor de crédito.

Também é importante adicionar que na hora de solicitar um empréstimo consignado, é necessário que seu banco seja autorizado a realizar esse tipo de operação, e nem todas as instituições financeiras realizam esse tipo de empréstimo. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e entenda as modalidades que cada instituição oferece.

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Dicas para contratar um empréstimo para idosos

As necessidades financeiras aparecem em qualquer idade e nunca sabemos quando haverá uma emergência ou um imprevisto. Contudo, mesmo em situações difíceis, se desesperar não é necessário! Com planejamento financeiro, você pode usufruir da verba a mais e desfrutar da tranquilidade financeira.

Se bem utilizado, planejado e organizado, um empréstimo pode solucionar diversos problemas e até mesmo realizar aquilo que estava sendo adiado há algum tempo por falta de um dinheiro extra – um sonho de longa data, um tratamento médico ou alguma melhoria para viver confortavelmente. 

São nessas situações que um empréstimo para idosos pode ser um importante aliado. Entenda abaixo dicas de contratação dessas modalidades de crédito, porque considerar essa opção como uma alternativa para manter a área financeira da sua vida em dia e como se planejar. Vamos dar uma conferida? 

Vantagens para idosos

Quando comparada a outras linhas de créditos, o empréstimo para idosos possui menor taxa de juros. Evidentemente, isso se torna uma das maiores vantagens, porque quem está atrás de uma verba extra sempre procura por melhores condições de pagamento. Afinal, quanto menos você tiver que pagar de juros, melhor, não é?

No cenário atual, a taxa de juros para idosos é de 2,08% ao mês, chegando até dez vezes mais barato que os juros de cartão de crédito. Lembrando que essa taxa pode variar de acordo com cada instituição financeira ou banco, porém são geralmente baixas quando comparadas a outras linhas de crédito.

Além de permitir que você amplie suas possibilidades, é possível conseguir o dinheiro com rapidez, eficiência e não se preocupar com a quitação das parcelas, uma vez que o valor é descontado antes do salário chegar em suas mãos, ou diretamente da sua conta no banco. Sem burocracia e dor de cabeça! 

Planeje-se

Sem sombra de dúvidas, é fundamental que exista um planejamento para adquirir um empréstimo. É essencial que seja planejado o valor ideal para atender suas necessidades e então decidir a quantidade a ser tomada através da prestadora de serviços. Contrate apenas o valor suficiente para atender todas as demandas.

Ainda que não exista um custo fixo planejado, pois sabemos que surgem imprevisto e diversos contratempos, é possível criar uma média do valor que será utilizado para que a contratação do capital seja realizada com sucesso. Por isso, o planejamento é com certeza um passo fundamental quando o assunto é empréstimo.

Assim sendo, pesquisa e planejamento são palavras chave quando o assunto é contratar um empréstimo, seja pessoal ou consignado. E para não “passar apertado” nessa que é a melhor fase da vida, um planejamento das finanças torna-se crucial para sucesso pessoal e uma melhor qualidade de vida.

Compare os preços

Uma dica muito simples para fazer seu dinheiro render ainda mais é pesquisar e comparar preços. Portanto, antes de fechar qualquer negócio, é importante que uma pesquisa seja feita e os menores valores de juros sejam colocados em evidência durante o planejamento.

Na maioria das vezes, a diferença dos preços dos serviços ou produtos contratados podem fazer uma grande economia no final do mês! Cada centavo conta, e a pesquisa é uma alternativa certa para quem compreende o valor do dinheiro e faz de tudo para economizá-lo. 

Sendo assim, papel e caneta em mãos. Hora de planejar e fazer uma comparação dos valores do mercado. Tire um tempo para conhecer as instituições financeiras ou bancos do seu interesse, comparar os valores entre eles, ouvir a opinião de outros clientes e chegar a uma conclusão que vá atender suas prioridades.

Conheça sua vida financeira

Não contrate um empréstimo caso você não tenha controle da sua vida financeira. Sendo assim, planeje suas finanças e passe a conhecer seu fluxo de dinheiro. Ter uma visão clara e real das suas possibilidades financeira certamente trará sucesso para sua vida. 

Conheça bem seus gatos, o quanto demanda por mês e a quantia que poderá ser reservada para o pagamento correto das contas. Assim, você pode facilitar seu bem-estar e obter tranquilidade financeira, sem surpresas ao final do mês ou ter necessidade de retornar à instituição para realizar outro empréstimo.

Normalmente, as parcelas do empréstimo são descontadas automaticamente da folha de pagamento, benefício da previdência ou banco, mas é importante monitorar o valor debitado, garantindo que o empréstimo está sendo exatamente como foi acordado no momento de contratação.

Solicitando o empréstimo

Sabemos que existem várias opções no mercado, entretanto, no momento de escolher uma instituição para contratar o empréstimo, é recomendado que exista um planejamento e pesquisas sobre as taxas de juros, além da política interna de crédito e suas restrições. 

É ideal que você escolha uma instituição financeira ou banco de confiança para realizar a solicitação, seja ele tradicional ou digital. No momento da contratação, é solicitado documento pessoal com foto, comprovante de residência e comprovante de renda.

Vale sempre lembrar que a CashMe oferece contratação desse capital com taxas inferiores a 1% ao mês, facilitando o pagamento do consumidor. Basta que você peça uma análise de crédito, e então retornaremos com a melhor proposta para a realização das suas necessidades!

Simulação de crédito para idosos

Agora que você já está se planejando e organizando sua vida financeira, chegamos ao próximo passo. Durante sua pesquisa em diferentes bancos e instituições financeiras, aposte no auxílio de uma ferramenta essencial para esse assunto: o simulador de empréstimo.

A maioria das empresas financeiras oferecem esse recurso, encontrado facilmente na internet, em que você simula sua necessidade e o resultado é apresentado. A ferramenta simula prazos a partir do valor solicitado e você consegue conferir com precisão qual será o total dos seus rendimentos.

Dessa forma, você favorece sua organização e planejamento e pode fazer diferentes simulações de crédito, comparando os resultados para tomar a decisão certa na hora de contratar seu empréstimo. 

O que acontece no caso de falecimento do beneficiário?

Esse é um ponto que muitas pessoas ficam com dúvida. O que acontece no caso do beneficiário falecer? Para onde vai a dívida? É de suma importância ter o conhecimento de que, caso o beneficiário venha a falecer, a dívida será extinta. Essa informação é estabelecida pelo Artigo 16 da Lei 1.046/50: 

  • Ocorrido o falecimento do consignante, ficará extinta a dívida do empréstimo feito mediante simples garantia da consignação em folha

Uma vez que o empréstimo é descontado da folha de pagamento, uma vez que aconteça o óbito do contratante, a dívida termina. Portanto, não precisa se preocupar. A dívida não será repassada para outro titular.

Cuidados na hora de realizar o empréstimo

Existe uma grande parcela de idosos que não são muito familiarizados com a tecnologia e necessitam de ajuda ao telefone, celular, computador e terminais de autoatendimento bancário. 

Apesar do empréstimo para idosos possuir taxas de juros muito vantajosas, existem armadilhas criadas para essa população, especialmente através de ligações oferecendo oferta de crédito.

Para evitar fraudes, é necessário tomar alguns cuidados e saber como evitar possíveis golpes. Abaixo, você pode conferir duas dicas muito valiosas de como se proteger e garantir um empréstimo com segurança e transparência.

Não contrate empréstimos em ligações

Recebeu uma ligação oferecendo empréstimo? Pode começar a desconfiar no mesmo instante. Infelizmente, cada vez fica mais comum esse tipo de golpe e tem causado muitos prejuízos a idosos aposentados e pensionistas.

Bancos e instituições financeiras sérias não oferecem o serviço de contratação através de telefonemas. É verídico que contratar um empréstimo é muito fácil e rápido, podendo inclusive ser feito digitalmente, mas nunca confie em uma ligação que peça para passar todos os seus dados.

Também não acredite em ligações que pedem para adiantar pagamento de parcelas! Nenhum banco ou correspondente bancário solicita valores antecipados. A cobrança de taxas antecipadas para consulta ou liberação de crédito é considerada ilegal.

Cuidado com seus dados pessoais

A fim de evitar fraudes em seu nome, nunca forneça informações pessoais para terceiros, como número do cartão, senha ou documentos, especialmente se for solicitado através de ligação telefônica ou mensagem de texto.

Para contratar um empréstimo, não é necessário fornecer senha alguma de uso pessoal, pois essa informação é sigilosa. Um banco ou instituição financeira precisa apenas de documentos básicos como RG, CPF, comprovante de endereço e renda. 

É preciso também ter cuidado online. Não ofereça sua senha através da internet e verifique a credibilidade dos sites na compra ou contratação de um serviço através de comentários dos clientes e verificando o certificado digital, assim preservando sua privacidade e mantendo sua vida segura. 

Onde contratar um empréstimo com segurança?

Realizar um empréstimo com segurança é uma das prioridades de quem precisa de um dinheiro a mais. Ainda que existam muitos golpes, existem muitos bancos e instituições financeiras que estão muito empenhados em regulamentar e fiscalizar essa operação.

Portanto, se você planeja contratar um empréstimo, há maneiras de garantir o capital necessário, com a melhore condições para seu perfil, de forma altamente segura e transparente. Portanto, pesquise sobre a empresa onde fará o empréstimo, informe seus dados apenas em sites seguros e conheça as principais regras de empréstimos.

Certificando de tomar todos os cuidados, você pode realizar seu empréstimo e usufrui-lo da melhor forma, livrando-se de golpes e pegadinhas! Ficando atento e pesquisando sobre a empresa, você consegue se proteger e obter um empréstimo seguro.

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Conclusão

Ao fim percebemos que é possível realizar um empréstimo para idosos de forma adequada e sem dores de cabeça, além de entender os cuidados necessários para fugir de armadilhas na hora de fazer uma contratação.

Se você está atrás de um empréstimo para idosos, conheça a CashMe! Oferecemos contratação desse capital empréstimo com garantia de imóvel e com taxas inferiores a 1% ao mês, facilitando o pagamento do consumidor.

Além disso, também é possível parcelar o valor adquirido em até 180 meses, auxiliando a quitação do preço tomado e fazendo que haja uma relação harmônica entre a prestadora de serviços e o contratante.

Gostou do texto? Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber. 

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “Empréstimo para idoso: aprenda como funciona

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Severina. Tudo bem?😊 Aqui na CashMe trabalhamos com empréstimo com garantia de imóvel. Você coloca seu imóvel como garantia da operação e, em troca, consegue taxas mais baixas e prazos maiores para pagamento. Emprestamos valores a partir de R$50 mil. Nossa taxa é de a partir de 0,72% ao mês + CDI e você tem até 240 meses para pagar. Faça uma simulação em nosso site, clicando em SIMULE AGORA: https://www.cashme.com.br/. Ah! E nós também mandamos um e-mail para você com mais detalhes.

  1. Avatar
    Gonçalo Francisco de Proença diz:

    Muito bom esses esclarecimentos, sanou muitas dúvidas que eu tinha. Estou planejando realizar um empréstimo com garantia de imóvel e preciso de mais esclarecimentos sobre como proceder com a documentação necessária.

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Gonçalo! Como vai?

      Ficamos felizes com seu contato!

      Queremos ajudar você com essa e todas as outras dúvidas que tiver. Mas agora vamos pedir que acesse nosso site e clique em fazer uma simulação. Assim conseguimos encaminhar sua solicitação para um de nossos consultores, combinado?

      Somos o combustível que você precisa para realizar o seu sonho! Vem com a gente!

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Norton Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade