O consignado INSS é uma das linhas de crédito mais atrativas do mercado e tem como característica principal o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, pensão, benefício ou aposentadoria. Isso facilita o pagamento do empréstimo ao mesmo tempo que serve como garantia para a quitação do crédito.
Com taxas menores e prazo longo para pagamento, essa modalidade pode ser vantajosa para o seu bolso, mas é preciso conhecer todos os detalhes antes de contratar. Confira o conteúdo abaixo.
O que é empréstimo consignado INSS?
O crédito consignado INSS é uma modalidade bastante popular entre os funcionários públicos, pensionistas e beneficiários da Previdência Social. As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento, benefício ou aposentadoria.
Dessa forma, a quitação do empréstimo é mais fácil, pois você não precisa se preocupar com a data do pagamento, além de reduzir o risco de inadimplência. É, por isso, que as taxas de juros são mais baixas que outras linhas de crédito.
Quem pode solicitar o consignado INSS?
Essa modalidade pode ser contratada por beneficiários do INSS, aposentados, servidores públicos e funcionários de empresas privadas, desde que a organização tenha convênio com a instituição financeira. Confira os grupos abaixo:
- Servidores públicos (ativos, pensionistas e inativos);
- Pensionistas e aposentados do INSS;
- Funcionários de empresas privadas que trabalham na modalidade CLT. Entenda o que acontece com empréstimo consignado em caso de demissão;
- Militares das forças armadas (ativos, pensionistas e inativos).
Como funciona o empréstimo consignado INSS?
O crédito pode ser solicitado em qualquer instituição financeira, desde que seja credenciada junto ao INSS e ofereça essa modalidade. Para contratar, você não precisa ter uma conta bancária nessa organização, por isso, antes de solicitar faça simulações diferentes, pois as condições variam de uma para outra.
Margem consignável
A margem consignável é o valor máximo que pode ser descontado do salário, aposentadoria ou benefício da pessoa que contrata o crédito consignado. Esse limite corresponde a 35% do salário total do beneficiário.
- 30% do total é destinado à parcela do empréstimo;
- 5% do total é destinado ao cartão de crédito consignado;
- O usuário pode contratar novos empréstimos ou refinanciar o crédito ativo, desde que não ultrapasse os 35% da margem consignável;
- Por lei, nenhuma instituição financeira pode descontar valor maior que a margem consignável.
Confira também: Empréstimo sem margem disponível: é possível fazer um?
Vantagens e desvantagens do consignado INSS
Antes de contratar qualquer tipo de crédito, faça um bom planejamento para que as parcelas do empréstimo não se tornem uma dívida. Por isso, listamos abaixo todas as vantagens e desvantagens do consignado INSS para você saber antes de contratar e não atrapalhar seu orçamento.
Vantagens
- Taxas de juros: as taxas de juros do consignado são menores que outros empréstimos;
- Contratação rápida: o baixo risco de inadimplência reduz as etapas burocráticas, como a análise de crédito e liberação dos valores;
- Parcelas fixas: a taxa de juros é definida na assinatura do contrato e não varia até o pagamento da última parcela: o que facilita o controle financeiro;
- Prazo estendido: as instituições oferecem prazos longos de até 84 meses para pagamento;
- Crédito liberado para não-correntistas: o contratante não é obrigado a abrir uma conta-corrente na instituição financeira. Dessa forma, a pessoa tem liberdade de escolher a instituição que oferecer as melhores condições.
Desvantagens
- Não é possível suspender o desconto: caso ocorra algum problema financeiro, não é possível adiar ou suspender o desconto. Além disso, é mais difícil de renegociar o empréstimo e o crédito pode ser cancelado em situações específicas, como morte do tomador do empréstimo;
- Crédito liberado apenas para quem possui margem consignável: o valor das parcelas não pode ultrapassar a margem consignável dos seus ganhos, limitando outros empréstimos;
- Risco de precisar quitar a dívida se perder o emprego: dependendo do contrato, a pessoa que perder o emprego deve quitar o empréstimo de uma vez. Ou, ter cláusulas de desconto do valor recebido na rescisão de trabalho.
O consignado INSS é a melhor opção para mim?
Para saber se vale a pena o consignado INSS, considere o valor da parcela e analise se não compromete outras contas importantes. Se você possui dívidas com juros altos, como o rotativo do cartão de crédito, pode ser válido contratar o empréstimo consignado para quitar a inadimplência.
Mesmo que os juros sejam baixos, é importante conhecer outras modalidades de crédito para saber qual a mais vantajosa para você. Faça simulações em diferentes instituições e compare. Dessa forma, você consegue as melhores condições para pagamento.
Compare empréstimos
Selecionamos outras linhas de crédito que possuem taxa de juros baixas e que podem ser benéficas para o seu bolso. Os empréstimos com garantia, seja de imóveis, veículos, carteira de investimentos e até celular, geralmente contam com as melhores taxas e prazos.
Consórcio
Se você precisa de crédito que não pague taxa de juros, o consórcio pode ser a solução. O valor da parcela do consórcio é composto apenas do valor do bem, taxa de administração e reajustes anuais. Portanto, é uma modalidade vantajosa para quem possui um bom planejamento financeiro.
Home Equity
Conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é uma das modalidades mais proveitosas para quem possui uma propriedade, pois conta com taxa de juros menores, além de oferecer altos valores de crédito e prazos estendidos para quitação.
Para as instituições, ter uma garantia reduz o risco de inadimplência do empréstimo. Por isso, conseguem praticar melhores taxas de juros e oferecer melhores condições. No caso do Home Equity, o valor do crédito é de até 60% do valor de avaliação do imóvel.
Se deseja saber mais sobre outras opções de crédito, quitação de dívidas e educação financeira, aproveite para ler também: Empréstimo com juros baixos em 2024: confira como conseguir!