Empréstimo sem consulta ao SPC existe? Como solicitar um?

10 nov 2023
4min de leitura

Conseguir um empréstimo para quitar as dívidas, adquirir um imóvel ou abrir o próprio negócio pode ser o impulso inicial que você precisa. Porém, se você está com o nome negativado ou possui score baixo, sua solicitação pode ser recusada na análise de crédito realizada pela instituição financeira.

Conforme a reportagem da Gazeta do Povo, realizada em 26 de setembro de 2023, a porcentagem da população endividada em fevereiro deste ano era de 15%, aumentando para 25% em setembro. Por isso, é comum que existam linhas de crédito que possuem maior flexibilidade na análise de crédito ou até que não consultem órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SCPC ou Serasa. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

Análise de crédito

Uma das etapas para conseguir um empréstimo é a análise de crédito. Nesta etapa, a instituição financeira verifica todos os seus documentos pessoais, como comprovante de renda, consulta aos órgãos de proteção ao crédito, pontuação do score, entre outros dados. Esta etapa é importante para saber qual será o risco de inadimplência da operação de crédito.

Quanto maior o risco de inadimplência, maior a taxa de recusa dessa solicitação. Além disso, algumas modalidades de crédito podem cobrar taxas de juros mais altas e oferecer um prazo curto de pagamento para compensar o risco, como o Penhor. Essa linha de crédito costuma cobrar taxas de juros de até 2,0% ao mês e prazo de até 80 meses para pagamento.

Em contrapartida, existem possibilidades que podem ser vantajosas para quem está negativado, como o empréstimo com garantia ou o empréstimo consignado.

Empréstimo consignado sem consulta ao SPC

O consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento, por isso, o risco de inadimplência é baixo. Algumas instituições financeiras oferecem este empréstimo sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito, porém ainda existe uma análise de crédito.

Entenda: O que acontece com empréstimo consignado em caso de demissão?

Nesta análise, serão avaliados o extrato bancário e holerites dos últimos meses, ou, caso o solicitante seja pensionista do INSS, o número do benefício. Geralmente, também é exigido um mínimo de 2 anos de registro em carteira na empresa atual e um mínimo de recebimento líquido do salário para não comprometer sua renda.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Empréstimo para negativado

O empréstimo pessoal é outra possibilidade para negativados. A grande vantagem é ser menos burocrático para conseguir o crédito, porém, a taxa de juros é bastante elevada. Muitas pessoas o solicitam para quitar as dívidas, emergências, abrir um negócio e mais. Porém, se a solicitação não for bem planejada, pode se tornar outra dívida.

Uma opção que pode ser favorável são os empréstimos com garantia. Existem opções de empréstimo com garantia de imóvel (Home Equity ou Hipoteca), empréstimo colateralizado, com garantia de veículo, FGTS e mais. Como existe uma garantia do pagamento desse empréstimo, os juros praticados são mais justos, além de contar com prazo mais longo para pagamento.

Os empréstimos com garantia consultam os órgãos de proteção ao crédito na análise, porém algumas instituições financeiras são mais flexíveis na avaliação caso entendam que o risco de inadimplência é baixo.

Como saber se o CPF está negativado?

Antes de solicitar um empréstimo, consulte seu CPF e saiba quais são as pendências que estão no seu nome. Se organize e negocie-as para quitação. Existem algumas formas de consultar um CPF para saber se está negativado:

Para poder consultar o seu CPF nesses sites, é preciso criar uma conta e seguir o passo a passo de cada um.

Como evitar golpes de empréstimos sem consulta ao SPC?

Cuidado com golpes financeiros de falsos empréstimos que prometem valores e análises milagrosas. Antes de solicitar um empréstimo, confirme se a instituição financeira é regulada pelo Banco Central do Brasil. Além disso, nenhuma instituição pode cobrar valores antecipadamente. Esse ato é crime!

Outros tipos de golpes financeiros que podem ser prejudiciais são as mensagens ou e-mails oferecendo empréstimos de instituições que você não entrou em contato. Não clique em nenhum link enviado, nem baixe nenhum tipo de programa ou aplicativos que eles pedirem, pois pode ser um golpe para roubar seus dados pessoais.

Tente negociar a dívida

Negociar as dívidas é essencial para limpar o seu nome. Se organize financeiramente, saiba o quanto pode pagar, entre em contato com a empresa credora e negocie. Lembre-se que as empresas são as partes mais interessadas em receber o pagamento, por isso, estão abertas a negociar.

Se você possui várias dívidas, entenda melhor com Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe, como se reorganizar e consolidar todas em apenas uma:

Gostou do conteúdo? Continue no nosso blog e conheça o empréstimo com garantia de imóvel para negativado. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade