Facebook para empresas: aprenda a criar a presença do seu negócio nessa rede

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Atualizado:
01/06/2021

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Publicado:
01/06/2021

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Redação CashMe

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O Facebook para empresas é uma forma de divulgar seu negócio e potencializar as suas vendas. E você não deve usar seu perfil pessoal para isso! Para ter uma boa presença digital nessa rede, é preciso criar uma conta comercial. Neste artigo, vamos te mostrar como funciona o Facebook para empresas.

São poucos os negócios que sobrevivem e crescem sem uma boa presença digital. Hoje em dia, estar na internet é uma forma de vender e ser visto. Muitos consumidores pesquisam as redes sociais de uma empresa antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Outros preferem fazer suas compras por ali mesmo. 

Difícil ficar de fora delas, não é?

O Facebook é uma das principais redes sociais buscadas nesse momento. E criar a presença digital do seu negócio nessa rede não é difícil. Confira como nesse artigo e veja também outras vantagens que mostram porque você deve usar o Facebook Business – em português, Facebook para empresas.

O que é Facebook para empresas?

O Facebook para empresas é uma ferramenta que permite criar páginas comerciais na rede social. É com ele que seu negócio pode “estar” online no Facebook. 

Ela é uma forma profissional de investir em marketing. Muitas empresas investem pesado em atrair e conhecer seu público para que sua presença digital no Facebook seja relevante para os resultados financeiros do negócio. Estar nessa rede social não é cumprir um protocolo da era digital, mas uma parte importante do empreendedorismo.

Através dele, você pode fazer anúncios pagos, vender itens, fazer e publicar conteúdo, integrar com seus perfis no Instagram e WhatsApp Business e começar a aproveitar os benefícios do marketing digital!  

Qual a diferença entre Facebook e Facebook Business?

Essas funcionalidades não estão disponíveis para usuários com perfil no Facebook. Sim, ter um perfil e ter uma página são coisas diferentes. O perfil é aquele que criamos para conectar e adicionar amigos. Pense nele como uma “conta de pessoa física”. 

Já a página é algo mais profissional, voltado a negócios ou pessoas públicas. Nela você não tem “amigos”, mas “fãs”. As pessoas não pedem para adicionar a sua página, mas começam a segui-la. Pense nela como uma “conta de pessoa jurídica”, ideal para empresas, não é mesmo?

Facebook para empresas é pago?

Para criar a sua página, você não precisa pagar nada, pois o Facebook para empresas é gratuito. Algumas atividades dentro dele são pagas, como o impulsionamento de posts e anúncios. 

Como criar uma conta no Facebook para empresas?

Agora que você já sabe que ter uma página é o mais recomendado para iniciar sua presença digital por lá, vamos falar sobre como criar uma conta comercial no Facebook. 

Para criar uma página você deve ter um perfil no Facebook. Dessa forma você será um dos administradores e poderá convidar outros usuários para a equipe que for gerenciá-la. Veja abaixo o passo a passo para criar uma página no Facebook. 

  1. Acesse o link facebook.com/pages/create;
  2. Faça seu login caso não esteja logado;
  3. Preencha as informações solicitadas (nome, categoria e breve descrição);
  4. Clique em “criar página”.

As próximas atividades de administração da sua página ficarão mais fácil com o Gerenciador de Comércio do Facebook. Ele é uma ferramenta que vai te ajudar a administrar a página do seu negócio nessa rede, mas também a do Instagram e do Whatsapp Business. 

Ele é fundamental para você que quer vender e anunciar através dessas redes.

Como criar uma página no Facebook para vender?

Com esses passos feitos, você pode vender itens através das Lojas do Facebook. Ela funciona como uma vitrine virtual para exibir os itens vendidos pelo seu negócio e direcionar para a finalização da compra aquele consumidor interessado em adquirir o produto. 

Para criar a sua loja no Facebook, você precisa:

  1. Acessar a página “Crie a sua Loja”;
  2. Depois de ler as instruções, clique em avançar;
  3. Escolha o modelo de finalização de compras (direcionar ao site ou contato por mensagem);
  4. Selecione a página do seu negócio;
  5. Conclua a criação.

Terminada a parte da criação, você pode personalizar sua loja no Facebook. É possível adicionar ou remover produtos, mudar o tamanho do texto e a cor dos botões, visualizar como ela fica nos temas claro e escuro, etc. 

Se essa for a sua primeira vez, é provável que você ainda não tenha um catálogo de itens para exibir na loja. O Facebook criará automaticamente o seu catálogo e você, depois, deverá incluir os itens selecionando “Produtos para + nome da sua loja” no gerenciador de catálogos. 

É possível ainda criar grupos de itens para ficarem em destaque na página, sendo uma ótima forma de exibir produtos em promoção, com desconto etc. 

Qual é o suporte do Facebook para empresas?

Se você ficar com dúvidas durante o passo a passo para abrir sua conta comercial no Facebook, criar sua loja ou usar o Gerenciador de Comércio você pode entrar em contato com o suporte do Facebook para empresas. Porém, é provável que a sua dúvida seja respondida por um dos muitos artigos publicados na Central de Ajuda

Por lá, você pode obter dicas sobre como criar sua página comercial, mas também sobre como fazer uma boa divulgação no Facebook. 

Abrir uma página para o seu negócio é apenas o primeiro passo para ter uma presença digital na rede. É preciso investir muito tempo para se capacitar e aprender as melhores práticas para anúncios pagos, elaboração de identidade visual e textual, produção de conteúdo e muito mais. 

Como se usa o Facebook para empresas?

A plataforma do Facebook para empresas é atualizada constantemente. Por isso, você deve se manter informado sobre as novas políticas e ferramentas disponíveis para quem quer usar o Facebook para empreender. 

No geral, o uso do Facebook é baseado em postagens que vão divulgar conteúdos e os produtos ou serviços do seu negócio. Cabe a você criar uma estratégia para que essas postagens contribuam para atingir os objetivos que o negócio espera ter com o uso do Facebook, Instagram etc. Aprenda mais sobre marketing nas redes sociais no nosso blog. 

Como configurar página comercial no Facebook?

Porém, para você que está começando a criação da presença digital nessa rede, fazer algumas configurações iniciais na página será um primeiro passo importante, pois elas deixarão o ambiente com a identidade do seu negócio. 

Primeiro, coloque uma foto de perfil e de capa ligada à identidade visual da sua empresa. Elas podem ser atualizadas de tempos em tempos ou temporariamente para campanhas de natal, dia das mães, Black Friday, etc.

Informe o horário de atendimento se você tiver uma loja física, assim como a localização. Também é importante que os dados de contato sejam preenchidos.

Investir no institucional do negócio pode ser uma boa forma de mostrar que sua empresa tem uma trajetória sólida ou valores bem estabelecidos caso esteja apenas começando. Para isso, preencha a configuração “Sobre” e fale um pouco mais da história dela. 

Inclua outros administradores para te ajudar com o gerenciamento da página. E, claro, não esqueça de convidar pessoas para curtir e seguir a sua página!

Por que devo usar o Facebook Business?

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Logo, é uma das maiores vitrines digitais para o seu negócio. Pense nos endereços comerciais mais cobiçados da sua cidade, seria importante ter uma loja física ali? Na internet, ter uma página no Facebook pode ser importante também. E o melhor é que você pode fazer isso sem pagar aluguel.

Se você ainda não está convencido de que estar nessa rede é importante para a sua empresa, faça uma pesquisa comportamental do público-alvo do seu negócio. 

Veja quais são os hábitos em relação à internet, pergunte quais redes sociais eles costumam usar, se fazem compras online, se os conteúdos das páginas têm alguma influência na decisão de compra, etc.  

A resposta da pesquisa pode dar bons indicativos e direcionar sua estratégia de marketing nessa rede. Essa é uma oportunidade de estabelecer uma comunicação mais próxima com o seu público, atrair novos clientes, ter uma análise mais direta do impacto das suas ações de divulgação etc. 

Conclusão

O Facebook para empresas é a forma de ter uma página comercial do seu negócio nessa rede social. A criação é fácil e rápida, basta ter uma conta pessoal, que será usada para administrar a página. Depois disso, você poderá abrir uma loja dentro do Facebook, configurar a identidade visual, fazer postagens, impulsionar, pagar por anúncios, etc.

Apesar da criação ser simples, dominar os muitos recursos oferecidos pelo Facebook para empresas exige dedicação e até mesmo uma equipe especialista. Essa é uma área de marketing que cresce a cada dia e requer conhecimentos específicos para que o posicionamento da empresa naquela rede seja estratégico.

O lado bom é que abrir uma conta no Facebook para empresas é gratuito. Os investimentos, de tempo e dinheiro, vêm depois. Contratar profissionais especializados ou montar uma equipe própria é um próximo passo. A CashMe pode ajudar nessa expansão através de um empréstimo para empresa. Faça uma simulação e saiba mais!


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Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


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