Início da Primavera: confira características da estação

Início da Primavera: confira características da estação
ícone de calendario

Atualizado:
03/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
03/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Para muitos, ela é a estação mais agradável e bonita do ano. E não é à toa: a primavera é adorada por conta do seu clima ameno, além de ser o período do ano em que as flores dão as caras e dão um show à parte nas cidades brasileiras. 

Na ordem das estações, a primavera acontece após o inverno e antecede o verão, o que justifica as temperaturas amenas em algumas regiões. Porém, por ser um país extenso e cheio de diversidade – até mesmo no clima –, o Brasil reserva características diferentes dependendo da região.

A estação das flores é a sua preferida no ano? Então este texto é para você! Separamos algumas das melhores curiosidades da estação em um texto repleto de informações interessantes. Confira a seguir: 

Quando ocorre a Primavera?

A primavera no Brasil segue o calendário do Hemisfério Sul, o que significa que suas características são mais visíveis no segundo semestre do ano. A data oficial para o início da primavera é 21 de setembro, estendendo-se até 21 de dezembro – quando dá lugar ao verão.

Já no Hemisfério Norte, que acompanha um ciclo “oposto” aos países do Sul, a primavera acontece quando no Brasil é a vez do outono, precisamente entre os meses de março e junho. Porém, a ordem das estações segue a mesma cronologia: a primavera acontece entre o inverno e o verão em todo o mundo.

Quais as principais características da Primavera?

Se tivéssemos que resumir cada estação do ano com uma palavra, provavelmente a ordem seria mais ou menos assim: frio no inverno, calor no verão, folhas secas no outono e flores na primavera. Porém, as características da primavera vão muito além do florescer agradável que notamos no dia a dia.

Clima ameno

Uma das características mais marcantes da primavera é em relação ao clima como um todo: nem muito frio, nem muito calor. Quem não gosta de uma temperatura amena, não é mesmo? Além disso, o fim do inverno costuma alavancar a umidade do ar, que passa de seca para um padrão mais elevado.

Chuvas intensas

Outro detalhe bastante característico nessa estação é a chegada das chuvas – o que justifica também a elevação da umidade do ar. É por conta desse ciclo de águas que muitas plantações desabrocham, dando lugar às tão amadas flores, além de uma vegetação verdinha.

As chuvas costumam acontecer nos períodos da tarde e à noite, trazendo consigo uma temperatura mais quente quando comparada com as do inverno. São as chuvas as responsáveis por tornar o clima cada vez mais agradável, processo este que dará lugar ao verão mais à frente. 

Flores vívidas

Não dá para falar da primavera sem citar o florescimento da fauna, afinal nesse período do ano nos deparamos com um show à parte nas cidades brasileiras. O verde das árvores se torna mais vívido, assim como as inúmeras cores dão a graça e colorem as ruas, praças e parques por todo o país.

O principal fator que incentiva o florescimento das flores é devido ao aumento da umidade causada pelas chuvas, além do gradativo aquecimento que antecede o verão. Diversas espécies desabrocham nesse período, como:

  • Rosas;
  • Violetas;
  • Girassóis;
  • Azaleia;
  • Bromélias e Orquídeas;
  • Jasmim;
  • Tulipas.

Animais “fora da toca”

Outra espécie que se beneficia da estação das flores são os animais, que deixam a hibernação do inverno para trás e apresentam novos comportamentos – como é o caso das abelhas e dos beija-flores. Com o florescer das plantas, esses animais aproveitam-se dos agentes polinizadores para reproduzir e também se alimentar.

Como a Primavera se difere nas regiões brasileiras?

Como dito anteriormente, é comum que haja diferenciações entre as características da primavera ao redor do país. Isso porque o Brasil apresenta uma variedade de especificações climáticas dependendo da região em que elas acontecem – naturalmente mais quente ao Norte e Nordeste, assim como mais fria ao Sul.

No meio termo, as regiões Centro-Oeste e Sudeste se destacam por gerar o maior número de chuvas intensas durante a primavera. É natural, inclusive, o aumento das chuvas de granizo e de ventos fortes, que podem causar prejuízos para as plantações do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Enquanto nesses estados a incidência de chuva cresce, o mesmo não acontece em parte do Nordeste. Mesmo na estação mais chuvosa do ano é comum que o clima seco seja predominante em Alagoas, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Já estados como Bahia e Maranhão apresentam maior umidade, com clima quente durante todo o ano.

Por fim, a região Sul se destaca por apresentar as principais características da primavera, com temperaturas amenas durante todo o período. Manhãs frescas e tardes quentes antecedem noites chuvosas e de baixas temperaturas. Esse equilíbrio é o que garante florações verdinhas e vívidas na estação. 

O que significa o equinócio da Primavera?

Outra curiosidade sobre o início da estação é o fenômeno conhecido como equinócio de primavera. Mas afinal, o que ele significa? Ele diz respeito ao posicionamento do sol em relação à Terra, e é durante a primavera que o eixo equilibra em ambos os hemisférios.

Graças a esse fenômeno, o sol incide diretamente sobre a Linha do Equador, gerando uma iluminação igual nos dois hemisférios. Enquanto o equinócio de março marca o início do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte, o de setembro trata da primavera no Sul e do verão no Norte. 

Os dias e noites passam a ter a mesma duração – 12 horas –, ao contrário do verão e do inverno, que alongam e encurtam os dias dependendo do eixo da Terra. Interessante, não?

Conclusão

Como você pode perceber, a primavera não é adorada à toa. Considerada uma estação com climas amenos e cheia de encantos, ela agrada tanto aos que preferem dias mais frios quanto aos adoradores de um bom calorzinho. 

Gostou do conteúdo e quer se manter informado sobre as principais datas do calendário brasileiro? Compartilhe nas redes sociais e continue acompanhando o blog da CashMe para receber informações, curiosidades e conhecimento todos os dias!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.