Instagram para empresas: Guia completo para otimizar o Instagram para negócios

Instagram para empresas: Guia completo para otimizar o Instagram para negócios
ícone de calendario

Atualizado:
28/01/2022

ícone de calendario

Publicado:
17/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
15 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Instagram para empresas se tornou uma das plataformas para negócios mais famosas de todo o mundo. Essa funcionalidade foi desenvolvida para atender proprietários de pequenas e grandes empresas e empreendedores que desejam estar mais conectados com seus clientes.

Se você é novo no Instagram ou planeja converter sua conta pessoal em uma conta empresarial, este é o seu guia completo para colocar em prática sua estratégia em  2021 e 2022. Este guia ajudará você a aprender a usar o Instagram para empresas, desde a criação de uma conta até a mensuração do seu sucesso.

O Instagram existe desde 2010 e, especialmente nos últimos dois anos, novos recursos e funcionalidades têm surgido. Essa publicação ajudará com o básico, como familiarizar-se com as terminologias e como realizar postagens, stories e demais funcionalidades que ajudarão a explorar o poder da rede social visual, atrair consumidores potenciais  e transformá-los em clientes pagantes.

Segundo o próprio Instagram Business, 90% dos usuários seguem uma empresa e 80% dos usuários ficam mais interessados em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.

Então, descubra como aumentar suas vendas utilizando a ferramenta do Instagram Business e algumas dicas de como melhorar o seu perfil.

Continue lendo o artigo para saber tudo que você precisa para otimizar o seu Instagram para empresas.

Índice

O que é e como funciona o Instagram para empresas?

O Instagram para empresas, também conhecido como Instagram Business, é voltado especialmente para marcas e é uma das ferramentas de mídias sociais mais utilizadas atualmente tanto pelas empresas, quanto pelos clientes, ou seja, benéfico para ambas as partes.

A versão comercial possui inúmeras vantagens, as quais você descobrirá no próximo título deste conteúdo, mas as principais são a visibilidade que a sua marca adquire e as diversas métricas de engajamento que o Instagram possibilita que você obtenha, tais como detalhes do perfil dos seus seguidores e quais os melhores horários para postar.

Todos esses fatores aumentam as vendas do seu produto ou serviço, além de permitir que você tenha um relacionamento genuíno e próximo com o seu cliente.

Ou seja, o Instagram é a ferramenta perfeita para postar fotos e vídeos de seus produtos ou serviços, uma vez que aumenta consideravelmente o alcance da sua marca e possibilita um atendimento ao cliente rápido e prático.

Quais as vantagens de ter um Instagram para a sua empresa?

A utilização do instagram comercial traz inúmeras vantagens para a sua empresa, tais como:

Visibilidade

Atualmente, o digital e as vendas online são grande parte dos lucros das mais diversas marcas, sejam elas de grandíssimo porte, ou até mesmo pequenas.  Além disso, por meio do Instagram, é possível atingir clientes de cidades e países que talvez você nunca conseguiria apenas utilizando lojas físicas.

Entenda o seu público

O Instagram comercial permite que você entenda mais sobre o seu público e com isso, torna-se mais fácil direcionar o seu produto e sua estratégia de venda para as necessidades e vontades do seu público alvo. Para isso, é possível verificar qual é a porcentagem de homens e mulheres que seguem o seu perfil, faixa etária e localização de seus seguidores, melhores dias e horários para postar, número de vezes que seu conteúdo foi compartilhado, entre muitos outros.

Criação de conteúdo

Por meio do Instagram, é possível criar conteúdo pelos Stories (fotos ou vídeos curtos que desaparecem depois de 24 horas), postagens no feed, Reels (vídeos curtos de até 15 segundos), lives e também pelo IGTV (vídeos longos que podem ficar salvos no seu feed). Com isso, você agrada todos os tipos de público.

Interação com o seu público

Se usado corretamente, é possível ter uma relação genuína e próxima com os seus clientes e conquistá-los cada vez por meio de um atendimento de qualidade. Além disso, torna-se mais fácil mostrar aos seus seguidores qual é a essência e valores reais da sua marca.

Instagram Shopping

É uma funcionalidade muito útil para as marcas visto que facilita o processo de compra. Por meio dessa função, é possível que o usuário toque na imagem do produto e tenha acesso aos principais dados necessários à compra.

Link nos stories

É possível colocar o link do seu produto nos stories, o que facilita ainda mais a compra para o seu cliente.

Quais são os principais indicadores do instagram comercial?

Quando você cria um perfil comercial, o Instagram permite que você tenha acesso a alguns indicadores de visualização que te ajudam a entender se a sua estratégia está no caminho certo, ou se você precisa fazer algumas adequações.

Alcance de publicações

O número de alcance representa quantas contas foram atingidas pela sua publicação, ou seja, o número de conta que visualizaram seu post pelo menos 1 vez.

Cliques no site

Esse indicador mostra quantas pessoas clicaram no link que você deixou disponibilizado no seu perfil.

Impressões

As impressões mostram quantas vezes sua publicação foi vista de forma geral na última semana.

Visualizações de perfil

Esse indicador demonstra quantas contas visualizaram o seu perfil na última semana.

7 passos para adquirir o Instagram para empresas

O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, de acordo com o relatório We Are Social da Hootsuite, é a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários.

Da coleta de insights à venda de produtos, a plataforma continua lançando ferramentas para ajudar os proprietários de negócios a ter sucesso com o Instagram para empresas a fim de compartilhar fotos, vídeos e produtos.

Para criar um Instagram para empresas, você deve: 

  1. Baixar o aplicativo Instagram para iOS, Android ou Windows em seu smartphone ou tablet; 
  2. Clique em Inscrever-se;
  3. Insira o seu endereço de email. É uma boa ideia usar seu e-mail comercial ou um e-mail designado especificamente para as contas de redes sociais da sua empresa. Você também pode fazer login no Facebook se já tiver uma conta comercial lá;
  4. Escolha um nome de usuário e uma senha;
  5. Você acabou de criar uma conta “pessoal” no Instagram que pode ser convertida em um perfil de negócios. Siga as etapas abaixo para converter sua conta.

Como converter um perfil pessoal do Instagram em um perfil empresarial:

  1. Vá para o seu perfil e pressione as três barras no canto superior direito.
  2. Toque em Configurações e selecione Alternar para perfil comercial. O Instagram também recomenda que você conecte o perfil da sua empresa no Instagram com a página do Facebook da sua empresa. Adicione detalhes sobre sua empresa, incluindo seu nome, nome de usuário, foto do perfil, URL do site e uma breve biografia. Lembre de incluir informações de contato para que seus seguidores possam se conectar com você.

Os principais termos utilizados no Instagram

Para obter o máximo do Instagram, é sempre bom estar atualizado com algumas das principais terminologias da rede social. Os termos ajudam a compreender mais sobre 

Bio

Refere-se à seção de biografia em seu perfil. As empresas também podem usar sua biografia para incluir uma frase de chamariz.

Mensagens diretas (DMs)

Os  usuários podem se comunicar em particular uns com os outros por meio de mensagens diretas. Se um cliente tem uma reclamação ou dúvida, o melhor a se fazer é bater um papo com ele por mensagem direta para manter a conversa privada entre o consumidor e a empresa. As mensagens diretas são frequentemente chamadas de DMs.

Filtros

Você pode aplicar filtros pré definidos às suas fotos para aprimorar recursos e cores.

Seguir 

Ao seguir um usuário no Instagram, você verá o conteúdo dele na sua linha do tempo. Você também pode ver suas histórias do Instagram na parte superior do aplicativo.

Seguidores

Seus seguidores são pessoas que verão suas fotos em suas linhas do tempo.

Hashtag (#)

Semelhante ao Twitter, uma hashtag no Instagram é usada para indexar palavras ou frases. Ao clicar em uma hashtag, você verá outras postagens com a mesma.

Destaques

Um rolo de destaque de suas Histórias do Instagram aparece em seu perfil acima da galeria de fotos e permanece até você removê-lo.

Início  

Toque no botão iniciar para ir para a tela principal, que também é sua linha do tempo ou feed. Aqui você verá as fotos das pessoas que seguem.

IG 

IG é uma abreviatura de Instagram.

Identificador do Instagram

Seu identificador é o seu nome de usuário. Para mencionar um usuário no Instagram, você precisa usar o identificador dele, que sempre começa com o símbolo @. 

Exemplo: @cashmebrasil

Instagram Stories

Stories é um dos recursos mais populares da plataforma. Essas fotos e vídeos desaparecem após 24 horas. Leia mais sobre as histórias do Instagram abaixo.

Marcação

Existem algumas maneiras de marcar pessoas no Instagram, incluindo na legenda de uma foto, nas histórias do Instagram e nas fotos. Use o símbolo @ para marcar alguém em uma legenda ou história do Instagram. Você pode marcar alguém em suas fotos antes de postar a imagem. 

Como deve ser o perfil de um Instagram para empresas

Em sua página do perfil do Instagram, os usuários verão sua foto de perfil, descrição do perfil, destaques, postagens, vídeos postados no Instagram TV, Reels, Guias e as postagens onde outras pessoas o marcaram.

Tamanho ideal de sua foto de perfil

O tamanho mínimo de imagem é de 110 x 110 pixels para sua foto de perfil. Se você deseja que sua foto apareça nítida, o tamanho ideal da foto é 180 x 180 pixels

Sempre que quiser atualizar a foto, clique em “Editar Perfil” na página do seu perfil. Você poderá alterar sua foto de perfil, nome, nome de usuário, descrição de seu perfil que inclui uma biografia e um link, informações comerciais e privadas.

Atualizando a descrição do seu perfil

Quando você clica em “Editar Perfil“, uma página aparece em que é possível  atualizar a biografia. O limite é de até 150 caracteres e você pode incluir uma mistura de palavras, hashtags ou emoticons.

Nesta biografia, pense em quais palavras-chave as pessoas procurarão quando pesquisarem os produtos ou serviços que você possui. Por exemplo, se o negócio da sua empresa comercializa seguros, pense em palavras-chave que estejam associadas diretamente ao segmento de atuação da empresa. Se você colocar emoticons, isso adiciona um elemento divertido à sua marca.

Em seu perfil do Instagram, você tem permissão para adicionar um link. Pode ser um link para sua postagem de blog, vídeo ou seu site ou o link para sua loja de comércio eletrônico.

Se você quiser melhorar sua biografia com mais de um link, existem serviços como o Linktree, onde você pode criar um link de biografia que unifica vários links.

Quais informações da sua empresa você pode incluir

Existem três partes nesta seção: Opções de página, categoria e contato.

Página

Se você já tem uma página do Facebook, pode conectar sua conta do Instagram para empresas a essa página. Isso ajudará você a criar campanhas de publicidade no Instagram por meio de sua conta de anúncios do Facebook para empresas.

Além disso, ao criar stories no Instagram, você também pode compartilhar os mesmos conteúdos nos stories do Facebook.

Categoria

A categoria refere-se à indústria de seu negócio. Quando você seleciona a categoria certa, fica mais fácil para o Instagram alocar seu conteúdo no grupo certo na página Explorar.

Opções de contato

O que você selecionar nesta seção determinará como um cliente entrará em contato com você quando o encontrar no Instagram. Você pode adicionar seu e-mail ou número de telefone ou ambos. Se você tiver uma loja física, também será possível adicionar o endereço do local..

Também existe a opção de adicionar um botão para que seja possível conectar seu perfil do Instagram com outros serviços online.

Exemplo: você pode se conectar e sincronizar com um software de agendamento automático para alguém marcar um compromisso.

Estrutura de um perfil com foco em Instagram para empresas

Como as hashtags influenciam no Instagram para empresas

No início, elas estavam principalmente associadas ao Twitter e tinham como objetivo vincular o assunto em torno do mesmo tópico na plataforma para que outras pessoas pudessem acompanhar ou participar dessas conversas.

Hoje, ele se tornou tão útil que foi adotado com sucesso em outras plataformas, como Instagram e LinkedIn. (Infelizmente, essa funcionalidade não funcionou tão bem no Facebook.).

Hashtag é semelhante ao “mecanismo de pesquisa do Google” nas plataformas de mídia social. Se você dirige uma empresa, usar as hashtags certas no Instagram ajudará novas pessoas a descobrirem seu conteúdo (desde que você as classifique). 

As hashtags ajudam a classificar e otimizar uma busca. Dentro do Instagram é possível seguir hashtags, o que facilita no dia a dia para que você possa analisar concorrentes, distribuição de produtos e novidades. 

Para fazer isso, basta digitar no campo de busca o símbolo “#” mais a palavra desejada em seguida clicar no botão “seguir”. Essa função permite saber também quantas publicações com essa hashtag estão sendo utilizadas. No exemplo abaixo, utilizamos a palavra vela aromática como exemplo.

uso do # para encontrar postagem no instagram
resultado do instagram ao usar o # hashtag

A importância de interagir com usuários no Instagram

Como em qualquer plataforma de rede social, é importante se envolver e interagir com seus seguidores no Instagram. Você possui diversas maneiras de estreitar o seu relacionamento com o cliente que comenta em suas fotos, deixa curtidas e busca por outras maneiras de interagir com o seu perfil. 

Conheça os principais tipos de interação que você pode realizar:

Gostar 

É uma maneira simples de se conectar com outros usuários. Para curtir uma foto, toque duas vezes na imagem ou toque no botão de coração abaixo da postagem. Também é possível curtir o comentário feito na publicação.

Comentando

Ao lado do botão de curtir está um botão de comentário – basta tocar nele e o aplicativo o levará para a página de comentários desta foto, com uma caixa de texto onde você pode inserir o que deseja dizer. Clique em Publicar quando estiver concluído.

Menção  

Assim como no Twitter, você pode usar o símbolo @ para marcar outros usuários em seus comentários do Instagram ou legendas de postagem.

Marcações

O  Instagram permite que você adicione marcações antes de postar conteúdo. Para fazer isso, toque em “Marcar Pessoas” antes de compartilhar sua foto e, em seguida, toque em qual local na foto você deseja adicionar uma marca. O aplicativo então solicita que você digite o nome da pessoa para pesquisar sua conta, ou seja, utilizar o @ mais o nome de usuário. Depois de marcar outros usuários em sua foto e compartilhar a imagem, outras pessoas podem tocar na foto para ver as pessoas que foram marcadas.

Mensagens diretas

Para acessar as DMs do Instagram, vá até a página inicial e toque no botão no canto superior direito. Ali, você pode enviar mensagens privadas, fotos e vídeos para outros usuários. Para enviar uma nova DM, toque no botão “+” no canto superior direito e selecione “Enviar Foto ou Vídeo” ou “Enviar Mensagem”.

Depois de enviar a mensagem, você e os destinatários podem trocar mensagens. Os usuários que ainda não estão seguindo a sua conta no Instagram serão questionados se desejam permitir que você envie fotos e vídeos antes que eles possam ver sua mensagem.

No início deste ano, o Facebook, dono do Instagram, planeja mensagens integradas do Instagram ao Facebook Messenger . Isso permite que você se conecte com seus seguidores no Facebook e Instagram por meio de um aplicativo. 

Invista em anúncios no Instagram para empresas

Como em outros canais sociais, as empresas têm a opção de anunciar no Instagram para empresas. Existem três formatos de publicidade:

  • Anúncios de foto: parecem postagens de fotos normais, mas têm um rótulo Patrocinado acima da foto. Eles também têm um botão Saiba mais no canto inferior direito abaixo da foto.
  • Anúncios em vídeo:  como os anúncios em fotos, parecem postagens de vídeo normais, mas com um rótulo de patrocinado na parte superior.
  • Anúncios carrossel:  esses anúncios parecem idênticos aos anúncios com fotos, mas apresentam várias fotos que os usuários podem deslizar.

Todos os três formatos de anúncio aparecem nos feeds iniciais dos usuários. Esses anúncios oferecem suporte a quatro objetivos: exibições de vídeo, cliques em seu site, instalações de aplicativos móveis e reconhecimento em massa. É recomendado que antes de começar a criar os anúncios, você tenha uma boa estratégia de divulgação e também conhecimento na plataforma de publicidade paga do Instagram para Negócios. 

Explore todos os formatos disponíveis para seus conteúdos

No início, o Instagram era muito usado como um aplicativo para postar o prato de alguma refeição apetitosa. A plataforma pode ter começado como um aplicativo simples de compartilhamento de fotos, mas agora ela hospeda de tudo, desde transmissões ao vivo até pequenos momentos. Aqui está um resumo de alguns dos formatos que podem ser adequados para sua marca:

Carrosséis do Instagram: Publique até 10 fotos em uma única postagem. De acordo com a Hootsuite,  postagens deste formato costumam ter um engajamento maior.

Instagram Reels: Este formato é muito similar ao da “rede vizinha”, o TikTok. Muito utilizado para criar vídeos rápidos e que, atualmente, tem o maior alcance na plataforma.

IGTV: Instagram TV é um formato de vídeo longo, ideal para séries de conteúdo recorrente.

Instagram Live: Agora, até quatro pessoas podem transmitir ao vivo no Instagram.

Guias do Instagram: No Instagram para empresas, as marcas encontraram várias maneiras de compartilhar produtos, notícias da empresa, dicas de “como fazer” e muito mais com este formato.

É importante que você sempre mantenha-se informado sobre as últimas atualizações de produtos Instagram .

Crie conteúdo inclusivo

O conteúdo da marca funciona melhor quando as pessoas podem se imaginar usando seus produtos ou serviços. E é mais difícil para as pessoas fazerem isso se não se sentirem representadas ou reconhecidas.

Procure fazer com que seu conteúdo seja inclusivo em todos os sentidos da palavra. Busque celebrar todos os melhores momentos da sua empresa e da vida, mas evite clichês ou estereótipos. Adicione descrições de imagens de texto alternativo e legendas automáticas e siga as práticas recomendadas para tornar suas postagens acessíveis .

Tenha um calendário editorial para publicar constantemente

Se você quer mesmo administrar uma conta no Instagram para empresas, precisa mostrar aos seus seguidores que você também leva isso a sério. Não é suficiente apenas postar conteúdo de qualidade de vez em quando. Você precisa postá-lo de forma consistente, para que seu público saiba que pode esperar um fluxo constante de conteúdo interessante e útil de você regularmente – fazendo com que sua marca valha a pena ser seguida.

É importante ressaltar que as pessoas que administram contas no Instagram para empresas também precisam tirar férias e, bem, dormir. É aí que entra o agendamento de seus posts com antecedência. Agendar seus posts no Instagram com uma ferramenta de gerenciamento de mídia social não apenas ajuda você a seguir um calendário de conteúdo consistente, mas economiza seu tempo e permite que você faça uma pausa de vez em quando.

Se você for uma pessoa que não possui conhecimento em criação de conteúdo ou planejamento para as redes sociais, é importante contratar um profissional de mídias sociais. Ele poderá ajudar a otimizar seu conteúdo, contribuir com novas ideias, criar um calendário editorial adequado para o seu negócio e executar passos importantes para que você possa se dedicar a outras tarefas do seu dia.

Responda a comentários e menções

Responda a comentários e menções sobre sua empresa no Instagram, para que os usuários se sintam motivados a continuar se engajando com seu negócio.

É bem comum que algumas pessoas fiquem tentando automatizar seu engajamento usando bots. Recomendamos que não faça isso. A interação humana ainda é muito solicitada e, por mais que os chatbots estejam surgindo para otimizar o tempo, as pessoas ainda desejam trocar mensagens de humano para humano. 

Dedique algum tempo para responder autenticamente quando alguém mencionar ou marcar sua marca. E mais: certifique-se de ter diretrizes de mídia social, políticas contra haters e recursos de saúde mental para apoiar a pessoa nesta função para que ela possa gerenciar sua comunidade de forma positiva.

Faça parcerias com  influenciadores do Instagram

Você já ouviu falar sobre o marketing de influência? Essa é uma forma poderosa de obter acesso a seguidores leais e engajados no Instagram.

Aprenda a identificar influenciadores e criadores cujos fãs possam ter interesse na sua marca ou no seu produto. O início pode ser feito com sua própria base de clientes. É possível que você já tenha embaixadores de marcas influentes, sendo só uma questão de oficializar a colaboração. Quanto mais genuíno for o relacionamento, melhor.

Mesmo pequenas marcas com orçamentos limitados podem usar o marketing de influência, trabalhando com micro influenciadores: pessoas com um número menor, mas com engajamento alto com os seguidores.

Embora possam ter um público relativamente menor, esses influenciadores podem ter muita influência em seu domínio. Tanto é verdade que as grandes marcas também desejam trabalhar com eles.

Como fazer análises do seu perfil do Instagram para empresas

Agora você já tem o básico para começar a utilizar o Instagram para promover os seus negócios. 

Nesta última seção, você aprenderá como usar os “Insights” do Instagram para rastrear seu progresso e seus esforços para usar essa plataforma visual. No aplicativo Instagram, existem duas maneiras de visualizar o desempenho de suas postagens.

No canto superior direito, há um ícone de três linhas. Toque nele e uma barra de navegação deslizará para fora. Você também pode clicar no botão Insights na página principal do seu perfil.

Conhecendo o recurso de Insights do Instagram para empresas

Um relatório de insights completo será carregado conforme mostrado abaixo. Existem três seções principais do relatório: Visão geral, seu público e conteúdo que você compartilha.

Na seção “Visão geral”, ele mostra quantas contas “viram” seu conteúdo e o volume de interações de conteúdo que você recebeu.

Na seção “Seu Público”, você pode ver a mudança no número de seguidores de sua conta.

Em “Conteúdo” que você compartilhou, você pode ver as postagens e histórias de um período de 7 dias e pode clicar à direita para obter mais informações

Se você deseja obter o mesmo conjunto de informações dos últimos 30 dias (em vez dos 7 dias padrão), clique em “Últimos 7 dias” na parte superior do relatório.

Uma caixa de diálogo deslizará abaixo para permitir que você selecione o período de tempo alternativo.

Para insights sobre postagens individuais, clique em “ver Insights” abaixo de cada imagem. Um painel do Insights desliza para baixo da parte inferior (do post), exibindo o número total de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, visitas de perfil e alcance desta postagem.

Se você deslizar o painel para cima, verá os detalhes de duas outras seções do relatório: Interações e descoberta.

Em “Descoberta”, você pode ver o detalhamento do total de impressões: se um usuário encontrou sua postagem por meio de seu feed inicial (se já estiver seguindo você), as hashtags que você usou, diretamente de seu perfil ou de outros locais.

Isso é especialmente útil se sua conta for relativamente nova e você quiser confirmar se está usando as hashtags certas para atrair o grupo certo de usuários.

Conclusão

O Instagram para empresas é uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa que possua um negócio na internet. Este guia traz informações básicas, porém tratadas de maneira completa para você dar os primeiros passos em suas estratégias de comunicação usando o Instagram. Há diversos cursos complementares que podem ensinar técnicas mais avançadas para realizar mais negócios no Instagram.

Gostou do post e acredita que ele possa ajudar mais pessoas além de você? Então compartilhe-o em suas redes sociais.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *