Instalação de placa solar: 4 coisas que você precisa saber

ícone de calendario

Atualizado:
26/11/2020

ícone de calendario

Publicado:
26/11/2020

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


A energia solar é uma das formas mais limpas de geração de energia atuais, uma vez que utiliza como fonte principal o sol, o qual é um recurso inesgotável e não poluente. É fornecida através da instalação de placas em superfícies expostas à luz solar. 

Além de promover a sustentabilidade, a instalação de placas solares em seu imóvel residencial ou comercial, proporciona uma economia considerável nas contas mensais e ainda valoriza o bem. Ou seja, é um sistema extremamente benéfico ao meio ambiente e ao seu bolso.

Leia o conteúdo inteiro para entender melhor as vantagens da utilização da energia solar e quais aspectos você deve levar em consideração antes de instalá-las em seu imóvel.

O que é energia solar

A energia solar é a geração de energia elétrica através da irradiação do sol. Atualmente, é considerada uma das formas mais limpas de obter-se energia, visto que é gerada através de uma fonte inesgotável, o Sol.

Existem dois sistemas para a aquisição de energia através da irradiação solar: Térmico, no qual a insolação é convertida em energia térmica e depois em eletricidade, e fotovoltaico, no qual a energia elétrica é gerada imediatamente.

As vantagens da utilização da energia solar

Há inúmeros fatores que tornam a energia solar significantemente mais atrativa do que as tradicionais, destaca-se:

Durabilidade e baixa manutenção

Os painéis solares possuem durabilidade significativamente alta, visto que duram por volta de 25 anos, e raramente apresentam problemas quando são instalados corretamente. Além disso, necessitam apenas de manutenções esporádicas para a limpeza do local.

Sustentabilidade

A energia solar não gera gases de efeito estufa e resíduos, visto que é obtida através de uma fonte renovável (Sol) e limpa. Também não causa desmatamento ou alagamento de áreas verdes. Somados a isso, utiliza recursos que podem ser recicláveis para a fabricação das placas solares e auxilia na diminuição da poluição sonora.

Economia e retorno do investimento

O investimento inicial do sistema é um tanto quanto alto, entretanto em poucos anos a economia nas contas de energia supera esses custos (a energia solar possibilita diminuição de até 95% na conta de luz). Além disso, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autoriza a injeção de energia excedente nas redes públicas e, dessa forma, obter créditos na conta de luz.

Valorização do imóvel

A energia solar é considerada um diferencial em um imóvel e, dessa forma, facilita a venda ou aluguel do bem. Além disso, traz uma valorização de  3% a 6%. 

Versatilidade e ampliação

O sistema pode ser facilmente ampliado caso a demanda de energia aumente, desde que haja espaço suficiente para a alocação das novas placas. Além disso, pode ser utilizada em residências, condomínios, até mesmo em fábricas e empresas de grande porte. Saiba um pouco mais sobre energia solar em condomínios.

Componentes necessários à captação da energia solar  

O kit de energia solar fotovoltaico é projetado especificamente para cada cliente, entretanto é composto basicamente de alguns itens principais, que são: painéis solares, inversor (transforma a corrente de energia solar captada pelo painel fotovoltaico em corrente de energia elétrica), a string box (isola o sistema e evitar curtos-circuitos e outros problemas elétricos), as estruturas de fixação e o relógio bidirecional (mede a quantidade de energia produzida, consumida e a excedente).

4 pontos importantes a serem levados em consideração antes da instalação dos painéis solares 

Há diversas dúvidas frequentes referentes a melhor forma de instalação desse sistema. Por isso, a seguir estão detalhados os 4 principais pontos que você deve estudar antes de adotar esse sistema em sua casa, condomínio ou empresa.

Espaço e alocação das placas solares

Durante a etapa de análise técnica, deve-se estudar todos os espaços que o imóvel disponibiliza para a instalação das placas solares, uma vez que a escolha correta da superfície destinada a alocação das placas e o posicionamento das mesmas interfere diretamente na otimização e qualidade da absorção de luz solar.

Além disso, as placas devem ser dimensionadas exatamente para o imóvel em questão. O tamanho, quantidade e demanda do sistema deve ser calculado levando em consideração as exigências e necessidade do cliente.

Um dos melhores lugares para a instalação das placas solares é no telhado, visto que facilita o acesso à luz solar. Outras superfícies também utilizadas são: fachada do prédio ou carport (estruturas modulares utilizadas geralmente em estacionamentos).

Projeto e dimensionamento

A instalação dos kits deve ser projetada e executada por profissionais especializados na área, uma vez que é o profissional responsável que vai analisar a melhor inclinação e direcionamento das placas para obter eficiência no sistema. Além disso, avaliará se a estrutura da edificação suporta o peso do kit e organizará a documentação necessária para a aprovação do sistema pela concessionária do seu estado.

Dias nublados e noite

Quanto mais acesso à luz solar, maior a quantidade de energia gerada. Entretanto as placas solares produzem energia mesmo em dias nublados e também funcionam durante o período noturno, visto que a energia excedente que foi produzida durante o dia é utilizada à noite.

Financiamento

Como dito anteriormente, a energia solar é uma das formas mais limpas e ecológicas de geração de energia. Entretanto o investimento inicial para a instalação desse sistema é um tanto quanto alto. Por isso, com o intuito de promover a sustentabilidade, a CashMe pode te ajudar a realizar esse desejo oferecendo as melhores taxas de crédito do mercado.

Conclusão

O número de imóveis que possuem placas solares vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Isso comprova a eficácia e o retorno que esse investimento proporciona. Como especificado no decorrer do texto, as vantagens são inúmeras.

Especialmente no Brasil, onde há uma capacidade de irradiação solar significativa.  Se você quiser usufruir das vantagens da energia solar e valorizar ainda mais seu imóvel, mas ainda não tem o valor completo do investimento nesse momento, pode buscar um empréstimo com garantia de imóvel.

Faça uma simulação de empréstimo com a gente e contrate as melhores taxas do mercado!


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR