IPTU atrasado: entenda os problemas que isso pode ocasionar

IPTU Atrasado: Entenda os Problemas e Como Resolver!

14 out 2019
5min de leitura

O que pode acontecer ao estar com o IPTU atrasado? Esse atraso implica em diversas outras consequências prejudiciais para a saúde do seu bolso, como: ter o nome sujo ou até penhora de bens. Entenda os problemas do IPTU atrasado e saiba como solucioná-lo.

Diversos tipos de problemas com a prefeitura podem se iniciar caso não arque com as obrigações públicas. No pior dos casos, o governo terá todo o direito de fazer recolhimento de alguns dos seus bens para que seja paga a dívida.

Para evitar situações incômodas, hoje, apresentaremos a você alguns dos problemas que o IPTU atrasado pode gerar. Deixar tudo nos conformes é uma garantia de evitar dor de cabeças futuras. Aproveite e boa leitura!

IPTU atrasado e seus problemas

Antes de associar a sonegação de imposto e um possível crime contra o estado a este tema, existem diversos pontos que são aplicados ao mesmo. Só porque alguém atrasou o pagamento do imposto, isso não significa que ele será preso e nem que agiu de má fé. Pelo menos, não por enquanto.

Sonegação de impostos envolve mais você não declarar um bem ou do que sofrer diversas multas do órgão público da sua cidade. O que liga ambos é a investigação que será feita sobre quem está atrasando o pagamento do mesmo.

E ainda conscientes de tudo, o atraso, para algumas pessoas, é inevitável. Isso que a multa em relação ao IPTU é de 0,33% do valor total e cumulativa.

Se por alguma razão você acabou se esquecendo de pagar o imposto, saiba que é totalmente possível ainda realizar a sua regularização. Se dispor do capital, procure pagar à vista, uma vez que lhe será concedido um bom desconto em relação ao valor devido.

Caso opte por parcelas, deve-se honrar o acordo e pagar todas em dia. Lembrando que estas também sofrerão acréscimo de juros.

Falando em problemas, alguns dos que podem ocorrer por irregularidade de pagamentos do IPTU são:

Ter o nome sujo

Assim como de outras dívidas, o IPTU atrasado também gera complicações com órgãos cobradores. Porém, existe uma diferença entre essa dívida e uma com o cartão de crédito, por exemplo. Pendências com contas do governo, são chamadas de dívidas ativas, o que pode ser um pouco mais burocrático.

Se você deseja fazer uma renegociação de dívida, procure a sede de sua cidade para que possa estar entrando com o pedido. Lembrando que, ao depende da cidade, você pode obter um valor de desconto nesta ação.

Nome sujo também te impede de realizar outras transações comerciais, onde, por obrigatoriedade, cada compra que realizar deverá ser paga a vista. Se sua intenção é de fazer um cartão de crédito para si, a chance de aprovação é tão baixa que parece até nula.

Nome sujo tem diversas complicações sobre nossas vidas. É um estado incomoda que nos limita e muito. Evite este tipo de problema regularizando as suas dívidas de IPTU atrasado, por exemplo, e deixando tudo nos conformes para que nenhuma surpresa futura o pegue desprevenido. Não existe estado pior do que sentir incapaz em ocasiões importantes.

Irregularidade do imóvel

Ocasionalmente seu imóvel será taxado como irregular caso o pagamento do imposto não seja realizado.

Isto pode ocasionar diversos problemas para o proprietário em questão, que será multado pelo governo. Além disso, a matrícula do imóvel acusará a dívida, impedindo que, caso deseje reformar, por exemplo, você feche um negócio com uma empreiteira.

Isto é só um dos vários exemplo que podem acontecer com um imóvel irregular. Este também gera problemas em relação a sua venda, onde, caso concretizada, pode ser tida como feita de má fé e seu comprador poderá pedir o dinheiro de volta.

Além do que, em casos de herança, seus herdeiros terão de arcar com o problema da dívida, visto que o total devido será debitado do valor integral de seus bens inventariados.

Penhora de bens

A penhora de bens consiste na tomada de alguns de seus itens para que estes sejam avaliados, leiloados e seu valor resultante das vendas pague suas dívidas.

Talvez um dos maiores medos de todo devedor, a penhora de uma casa é motivo de terror para aqueles que se encontram em situações desesperadoras. Mas, saiba que existem situações específicas para que seu imóvel vá a leilão.

Entretanto, isto não se aplica a, por exemplo, alguns itens de valor que você possa possuir como propriedade. Estes serão recolhidos para quitar a dívida com seu credor caso não seja feito o pagamento.

Situação essa ainda mais incisiva se feita pelo estado. Se dever para uma empresa privada já é uma situação ruim, dever para o seu município é uma situação ainda pior.

Lembrando que o recolhimento de pertences considera não apenas a dívida em questão, mas também seus juros. É mais que natural que eles levem itens que deem acima do que era inicialmente devido.

Prevenção do IPTU atrasado é o melhor remédio

A melhor saída para lidar com IPTU atrasado é, de longe, prevenir seu atraso. Assim como o governo oferece desconto para aqueles que pagam o atraso a vista, este é ainda maior para os que pagarem adiantado sob a mesma condição.

Ao depender do município, o pagamento integral único deste pode gerar até 10% de desconto em cima do valor total da responsabilidade. Isto torna esta opção muito chamativa, ao depender do tanto devido.

Pagamento este que pode ser feito de diversas maneiras. Em algumas cidades é possível que pague seu IPTU através da internet, tornando a dívida muito mais simples de ser paga.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Não consegui regularizar meu IPTU atrasado, e agora?

Se você está tendo dificuldades financeiras, não consegue regularizar o seu imposto e está precisando de alguma ajuda para sair do vermelho, nós somos a sua opção.

Sabemos que, por muitas vezes, a situação financeira é um cenário incômodo e problemático. Para estes momentos de aflição, é que a CashMe lhe oferece uma mão. Sem perguntar o porquê. Sem julgar. E, mesmo que seu nome esteja negativado, oferecemos empréstimo para negativado com as menores taxas.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “IPTU Atrasado: Entenda os Problemas e Como Resolver!

  1. Avatar
    Iraní Garcia diz:

    Bom dia! estou negativa e preciso de empréstimo para pagar IPTU sobre pena de penhora. Com meu imóvel em garantia consigo o empréstimo? Obrigada

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Iraní! Tudo bem?

      Queremos ajudar você a voltar para o azul!

      Acesso agora mesmo nosso site e clique em fazer uma simução . Depois é só dizer qual é o valor que está procurando e como podemos ajudar. Combinado?

      Conte com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade