Mulher sorridente fazendo gesto de comemoração

Averbação de empréstimo: o que é e quanto tempo demora

19 dez 2023
4min de leitura

A averbação de empréstimo está relacionada ao processo de análise e aprovação do contrato solicitado, e é uma etapa importante do processo de liberação de crédito. Apesar de ser um procedimento comum, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o seu funcionamento e o tempo que demora para ele acontecer.

Para entender melhor o que significa averbação de empréstimo e responder os principais questionamentos sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo para você saber tudo o que precisa. Continue a leitura e confira!

O que é averbação de empréstimo?

A averbação de empréstimo consignado, por exemplo, acontece quando a liberação do crédito e a conclusão do processo são autorizadas. Essa autorização é dada pelo órgão responsável pela sua renda, como o INSS, no caso do empréstimo consignado. Essa autorização é dada pelo órgão responsável pela sua renda, como o INSS.

Quando isso acontece, é reservado o valor referente ao pagamento das parcelas mensais para que elas sejam pagas automaticamente via desconto na folha.

Por isso, o processo de averbação é fundamental para garantir que o contratante do empréstimo tenha condições financeiras para pagar a sua dívida. Caso tudo esteja correto, é dado andamento na transação e ocorre a liberação do crédito.

Assim que o contrato for averbado e a análise de crédito for concluída, a próxima etapa é o depósito do dinheiro emprestado para quem o contratou.

Como funciona a averbação de empréstimo?

Por ser uma etapa de análise e aprovação do contrato, a averbação é muito importante para garantir que todas as informações estejam corretas e o contratante tenha condições de pagar pelo empréstimo consignado depois, ou seja, tenha uma margem consignável disponível.

Nesse momento, todas as condições de pagamento são analisadas entre a instituição financeira e o órgão responsável pela sua renda. Atualmente, esse procedimento é feito de forma online e costuma ser rápido.

Assim que a autorização for cedida pelo órgão responsável, o contrato é averbado e o processo segue para a sua última etapa, que é a liberação do crédito.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quanto tempo demora a averbação do empréstimo?

Com o avanço da tecnologia e a digitalização de todo o processo, a averbação de empréstimo que antes demorava alguns dias úteis, hoje é feita em até 24 horas.

Geralmente, um dia útil é o prazo máximo para a averbação, mas em alguns casos é possível que o resultado da análise de crédito saia logo após a assinatura do contrato.

Existem alguns fatores que podem levar a uma demora maior na realização do processo, como a maciça, que é o processamento da folha de pagamento dos beneficiários do INSS e que dura cinco dias. Durante esse período, todas as averbações são suspensas.

Veja também: Por que as políticas de crédito são importantes?

Quem faz a averbação do empréstimo?

A averbação do empréstimo consignado é realizada pelo órgão responsável pela renda do contratante. No caso de aposentados, pensionistas e outros beneficiários, o INSS é quem cuida do processo.

Depois da averbação, quanto tempo demora para receber?

Após o seu contrato ser averbado, o processo para a liberação e recebimento do dinheiro emprestado pode demorar algumas horas dependendo da instituição financeira, mas isso pode variar entre as empresas.

Para a sua segurança, o dinheiro é depositado na mesma conta onde é recebido o benefício do INSS ou outro órgão responsável, evitando problemas durante a transação.

Como saber se meu empréstimo foi averbado?

Você pode verificar a situação do seu empréstimo entrando em contato com a instituição financeira contratada ou, caso você seja beneficiário do INSS, é possível consultar a averbação dele pelo portal Meu INSS.

Você pode acessá-lo pelo site via navegador ou no aplicativo mobile disponível nas principais lojas de aplicativos. Assim que acessar é só clicar na opção de “Agendamentos/Requerimentos”.

O que fazer se o meu empréstimo não averbar?

Caso o seu empréstimo não seja averbado, será necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo processo para saber o que aconteceu.

Muitas vezes isso pode ocorrer por conta de informações cadastrais incorretas ou um comprometimento da renda acima do valor aceito como margem consignável.

Depois de entender o que aconteceu com o seu empréstimo, você pode atualizar os seus dados e resolver a situação. Em alguns casos, talvez seja necessário reenviar o cadastro.

É possível acelerar a averbação de um empréstimo?

Uma das melhores formas de acelerar o processo de averbação é evitando contratar um empréstimo no período de maciça. Durante essa fase, todas as averbações são pausadas.

Isso dura cinco dias e segue um calendário divulgado pelo INSS todos os anos. Por isso, é importante consultar as datas para evitar a contratação durante os períodos.

Outra dica importante é deixar sempre o seu extrato de consignado com dados atualizados. Isso evita que o seu empréstimo seja desaverbado e garante mais agilidade no procedimento de análise.

Agora que você sabe o que é a averbação de um empréstimo e como ela funciona na prática, fica mais fácil evitar problemas durante a solicitação dessa modalidade de crédito, não é? Ele é uma ótima opção para os beneficiários do INSS e outros órgãos.

Aproveite e tire suas dúvidas sobre as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado aqui em nosso blog! Assim, você terá todas as informações que precisa na hora de escolher a melhor opção para o seu caso.

4.7/5 - (6 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

3 pensamentos sobre “Averbação de empréstimo: o que é e quanto tempo demora

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade