O que é empreendimento imobiliário? Descubra aqui

29 fev 2024
5min de leitura

Um empreendimento imobiliário pode ser uma ótima forma de investimento para o seu patrimônio, desde que feito da maneira correta. Essas construções trazem um retorno financeiro para quem está investindo nelas, ao mesmo tempo em que se beneficiam do dinheiro investido para pagar os custos de toda a obra.

Se você está pensando em investir em uma construção dessa para ter um retorno financeiro ou usá-la como moradia, precisa conhecer bem como ela funciona. Por isso, preparamos um guia sobre o que é empreendimento imobiliário e como investir neles. Confira a seguir!

Empreendimento imobiliário: para que serve?

Os empreendimentos imobiliários são projetos de construção civil ou reforma de propriedades com o objetivo de trazer retorno financeiro, podendo ser do tipo habitacional, comercial e industrial.

Eles são feitos por incorporadoras e abrangem uma vasta gama de construções no espaço urbano, indo de condomínios residenciais a shopping centers. Você pode investir em um empreendimento imobiliário de diversas formas, inclusive comprando um, no caso de condomínios de apartamentos ou casas.

Quais são os tipos de empreendimento imobiliário que existem?

Existem vários tipos de empreendimentos desse ramo, cada um com uma finalidade específica e diferentes características. Por isso, é muito importante conhecê-los para entender o que é melhor para os seus investimentos.

Confira a seguir os principais tipos de empreendimentos imobiliários:

Imóveis residenciais populares

As casas e apartamentos populares estão sendo cada vez mais uma das principais opções de quem está buscando investir o seu dinheiro em imóveis. Esse segmento popular tem ganhado muito espaço, principalmente com programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida.

Imóveis de alto padrão

Outra boa opção de empreendimento imobiliário é a dos imóveis de alto padrão. Casas e apartamentos luxuosos, com grande espaço interno, estrutura completa e moderna são ideais para você investir e obter um bom retorno ou morar em algum deles.

Há várias opções de rooftops, triplex, duplex, sobrados e muitos outros modelos de residência para escolher. E você pode investir neles usando o Home Equity, por exemplo. Se você já tem algum outro imóvel, pode usá-lo como garantia do empréstimo e pegar dinheiro emprestado com as menores taxas do mercado para adquirir uma nova propriedade.

Apartamentos pequenos em grandes centros

As tradicionais kitnets e estúdios são imóveis que têm ganhado cada vez mais espaço nas grandes cidades, sendo também uma ótima oportunidade de investimento. Suas principais vantagens são a localização privilegiada, praticidade e custo-benefício.

Estudantes, solteiros e casais sem filhos são o maior público dessas propriedades, assim, há sempre uma grande busca por imóveis desse tipo nos maiores centros urbanos do país.

Além das kitnets e estúdios, há também apartamentos compactos com 1 ou 2 quartos que oferecem uma ótima distribuição do espaço interno. Esses empreendimentos são ótimas opções para quem deseja ter um retorno rápido com a sua venda ou aluguel, além de serem uma boa alternativa para você morar também.

Quais são os benefícios de investir em empreendimentos imobiliários?

Agora que você conhece alguns dos principais tipos de empreendimentos, é hora de conhecer os benefícios de investir neles, não acha? Existem várias vantagens em colocar o seu dinheiro nesse tipo de investimento, seja para obter um retorno financeiro ou para uso próprio.

Conheça a seguir os benefícios de investir em empreendimentos imobiliários:

1. Mais segurança e estabilidade

As aplicações em imóveis são consideradas uma das opções mais estáveis e seguras, sendo uma ótima escolha para quem é iniciante no mundo dos investimentos. Sempre existe uma boa demanda para a compra ou aluguel de propriedades, além disso, elas não estão suscetíveis a mudanças bruscas de valores, como as ações e outras rendas variáveis.

Outro ponto muito interessante dos imóveis é que, geralmente, eles acompanham a inflação. Por isso, você também tem um investimento protegido contra a alta de preços, mantendo assim, o seu poder financeiro.

2. Possibilidade de renda passiva

Mais uma das grandes vantagens de investir em casas, apartamentos e outros modelos de propriedade é a possibilidade de ter uma renda passiva com eles. Atualmente, é muito fácil alugar imóveis e, assim, você pode ter uma renda mensal e passiva com esses investimentos.

3. Diversificação do portfólio

Um ponto muito importante do investimento em imóveis é a diversificação que eles oferecem ao seu portfólio de investimentos. Eles oferecem uma boa liquidez e alta rentabilidade, principalmente quando comparados a outras opções de renda fixa.

É fundamental diversificar os seus investimentos para não sofrer com as flutuações do mercado, ainda mais quando falamos de renda variável. Ter imóveis é uma solução segura e estável, ajudando a formar o seu patrimônio.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como investir em empreendimentos imobiliários?

Para investir nesses empreendimentos, você pode colocar o seu dinheiro em fundos imobiliários ou comprar diretamente as suas propriedades. Nessa segunda opção, é preciso ter uma boa organização financeira para não acabar entrando em dívidas que não conseguirá pagar.

Mas a vantagem de comprar os seus próprios imóveis é a alta rentabilidade que eles trazem quando comparados a outros investimentos, além de serem uma alternativa mais segura para a formação do seu patrimônio.


Empréstimo com garantia de imóvel

Você pode comprá-los por meio de consórcios ou utilizando o empréstimo com garantia de imóvel. Nesse caso, oferecendo outro imóvel como garantia, você consegue fazer um empréstimo com baixas taxas e prazos longos para pagamento. Simule aqui o seu empréstimo.

Conheça o Home Equity da CashMe e veja como ele pode te ajudar a fazer os seus investimentos em imóveis! E se você quiser aprender ainda mais sobre esse mercado, aqui em nosso blog, há vários conteúdos sobre apartamentos e casas para dar uma olhada. Aproveite e confira o nosso post sobre como comprar uma casa!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade