Dedo apontando para um gráfico em crescimento representado por blocos de madeira

IGP-M: o que é esse índice e como ele funciona?

15 dez 2023
4min de leitura

O Índice Geral de Preços-Mercado, ou IGP-M, é uma amostragem que faz a medição das variações de preços de toda a cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final. Ele é muito conhecido por ser utilizado como base para reajustes de aluguéis e outras transações imobiliárias, sendo até mesmo chamado de “inflação do aluguel”.

Para entender melhor o que é o IGP-M e como ele funciona na prática, continue a leitura e confira o nosso guia sobre o assunto!

O que é IGP-M?

O Índice Geral de Preços-Mercado faz parte de uma série de índices criados nos anos 40, sendo medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).

Ele é usado para medir as variações nos preços de toda a cadeia produtiva brasileira, desde o início da produção até a chegada do produto ou serviço ao consumidor final.

Por isso, ele é utilizado como um importante indicador do nível de atividade econômica para diversos setores, medindo custos de materiais, mão de obra, transporte, entre outros fatores.

Por conta da sua grande abrangência sobre o mercado, ele também serve como indexador em contratos de aluguel e outras operações imobiliárias.

Leia também: Conheça os principais índices de endividamento

Como o IGP-M é calculado?

O cálculo do IGP-M é feito a partir de outros três índices diferentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Cada um possui um peso diferente na hora de calcular o IGP-M, confira como é feita a divisão:

IPAIPCINCC
60%30%10%

Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA)

Responsável por 60% da composição do IGP-M, o IPA tem como principal função realizar a medição das variações de preços nos produtos agropecuários e industriais nas comercializações feitas antes da chegada ao consumidor final.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

O IPC é o indicador responsável pelo registro da variação de conjunto fixado de bens e serviços importantes na rotina das famílias brasileiras com renda mensal entre 1 e 33 salários mínimos.

A pesquisa é feita diariamente em sete capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Geralmente, os itens observados fazem parte de categorias como vestuário, alimentação, transporte, educação, saúde, entre outros.

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

O INCC é divulgado todos os meses pela FGV, sendo um indicador utilizado para medir as alterações de preços de serviços, materiais e mão de obra no setor da construção civil.

Ele também é medido nas mesmas capitais utilizadas na pesquisa do IPC, além de ter a sua metodologia revisada periodicamente para que ele continue alinhado com as inovações que surgem no setor.

Quais setores são incluídos no cálculo do IGP-M?

Com esses diferentes índices utilizados no cálculo do IGP-M, diversos setores são incluídos nessa medição. Os principais deles que fazem parte do IGP-M são:

  • Construção civil;
  • Consumo geral (envolve setor imobiliário, transportes, alimentação, saúde, educação, etc);
  • Comércio atacadista.
Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são os tipos de IGP-M que existem?

O IGP-M faz parte de uma série de outros índices semelhantes, os chamados IGP-10 e IGP-DI. Eles são levantados em períodos diferentes e, por isso, os resultados também diferem entre si.

O IGP-10 é calculado entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência. Já o IGP-DI é baseado nos dados levantados no primeiro e último dia do mês de referência.

Qual a diferença entre IGP-M e IPCA?

Tanto o IGP-M quanto o IPCA são índices utilizados para medir o custo de vida da população brasileira, observando as variações de preços nos principais bens e serviços usados na rotina das famílias.

Dessa forma, podemos considerar os dois como índices de inflação. A principal diferença entre eles é que o IPCA mede a variação de preços em relação ao consumidor final, enquanto o IGP-M faz uma medição de toda a cadeia produtiva, da produção ao consumidor.

Qual é o impacto do IGP-M no seu bolso?

Mesmo o IGP-M sendo um índice mais distante do mercado e com seu levantamento de dados relacionado aos custos de produção, ele ainda tem um impacto direto no bolso dos consumidores.

Isso porque ele é o principal indexador em contratos de reajustes no valor do aluguel. Com isso, todas as pessoas que vivem em imóveis alugados são afetadas pelas variações do indicador.

Além disso, o IGP-M pode ser usado como uma taxa determinada em reajustes de outros setores, como na conta de energia e mensalidades de instituições de ensino.

Entendeu como o IGP-M é calculado e o tamanho da sua importância para o mercado brasileiro? Agora que você sabe o que ele é, fica muito mais fácil entender os reajustes que impactam diretamente nas suas finanças. Aproveite e conheça também tudo o que você precisa saber sobre a taxa Selic!

Fontes:

Taxa Selic disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic

IGP-M 2023 disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/igp-m-resultados-2023

IPCA disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade