como fazer a simulação de empréstimo consignado

Saiba como fazer a simulação de empréstimo consignado

14 set 2021
5min de leitura

Empréstimo consignado simulação é a uma forma de prever e se planejar para a contratação desta modalidade de crédito. Atualmente, a maior parte das instituições financeiras oferecem em suas plataformas essas ferramentas.

Através da simulação do empréstimo consignado você consegue ter mais previsibilidade no valor das parcelas, juros que estão sendo cobrados, definir em quanto tempo quer pagar e muito mais.

Se você está em busca de um empréstimo consignado e quer saber mais sobre como funciona sua simulação, continue a leitura. Separamos aqui todas as informações que você precisa saber.

O que é empréstimo consignado

Antes de falarmos sobre a simulação de empréstimo consignado, é importante lembrarmos o que é para qual público essa modalidade de crédito está destinada.

O crédito consignado é um tipo de empréstimo destinado exclusivamente para:

  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores assalariados de empresas privadas;
  • Servidores públicos.

Ao optar pelo consignado, você autoriza que a instituição bancária desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.

Isso faz com que o empréstimo consignado funcione de forma semelhante ao com garantia, já que o salário ou benefício são garantias de que o credor irá receber o valor devido. 

Consequentemente por conta dessa segurança de pagamento, as taxas de juros são mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.

Existem três tipos de empréstimo consignado: 

  • Público;
  • Privado;
  • Para beneficiários do INSS. 

O primeiro engloba funcionários públicos, o segundo diz respeito a funcionários de empresas privadas e o último beneficia aposentados e pensionistas do INSS. Em todos os casos, o débito é descontado diretamente na folha de pagamento do salário ou benefício.

Como funciona a simulação de empréstimo consignado

É possível realizar simulação de empréstimo consignado online nas plataformas digitais das instituições bancárias. Desta forma, você pode ter uma estimativa do valor da dívida, de acordo com o número de parcelas e o montante solicitado, tudo pelo celular, desktop ou tablet.

É importante que você compare as empresas antes de solicitar qualquer crédito. É interessante comparar o valor dos juros, CET (Custo Efetivo Total), taxas, prazo para começar e terminar de pagar para entender qual é a melhor opção.

Uma vez tomado o crédito consignado, o seu salário ou benefício ficará até 35% menor todo mês, até que se pague o empréstimo. É importante perceber esse movimento e adequar seus gastos para não gastar além do limite.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vantagens em fazer a simulação de empréstimo consignado

A internet tem tornado os processos financeiros muito mais fáceis e seguros. Já é possível simular e contratar desde um empréstimo consignado até a compra de um carro, por exemplo.

Em termos práticos, isso traz ainda mais agilidade. e também outras vantagens, como podemos ver abaixo:

Comparar as taxas de juros entre os bancos

Os bancos não cobram as mesmas taxas de juros, cada um tem sua própria política. Assim, apesar do empréstimo consignado ser mais vantajoso nesse sentido, isso não significa que você não precisa comparar as taxas do mercado.

Por isso é importante fazer buscas entre diversos bancos para saber qual oferece as maiores vantagens.

Também é possível verificar todas as informações que o banco precisa oferecer, como por exemplo o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo.

Dessa forma você consegue visualizar quais são as opções mais vantajosas a longo prazo entre outros bancos de forma totalmente online.

Ter mais liberdade para escolher a melhor opção de crédito

A opção de fazer a simulação de empréstimo consignado e comparar diversas propostas de crédito, faz com que de fato, você consiga avaliar as melhores oportunidades para você.

Ciente dos valores das taxas de juros e do CET, é possível ainda simular prazos diferentes. Isso ajuda a ter uma ideia do valor da parcela mensal.

Prazos de contrato maiores rendem parcelas menores. Prazos de contrato menores, rendem parcelas de maior valor. Assim, é preciso se atentar para o que realmente cabe no bolso.

Menos burocracia

A grande vantagem do empréstimo consignado é que, em muitas instituições, não é feita nenhuma pesquisa no SPC ou Serasa. Facilitando assim, a contratação de empréstimo para pessoas negativadas também.

Além disso, a apresentação de documentos pode ser realizada online e de forma muito simples. Basta anexar os documentos pessoais (CPF e RG) e os comprovantes de renda e endereço.

Esses documentos servem tanto para a elaboração da proposta, quanto para a elaboração do contrato. Uma vez preenchido, o contrato deve ser analisado para conferência das informações.

Em alguns bancos o processo já é 100% digital. Dessa forma, tanto a simulação de empréstimo consignado quanto a contratação podem ser realizadas online.

Mais agilidade na análise e liberação do crédito

A análise de crédito para empréstimo consignado também é muito rápida. Todo o processo pode durar até menos de 48 horas, entre a simulação, averbação do contrato e liberação do dinheiro na conta.

Em seguida, o dinheiro já estará disponível na conta corrente indicada. Além disso o crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade.

Conclusão

Como você pode ver, a simulação de empréstimo consignado é uma ferramenta que facilita muito o processo de pesquisa e planejamento. Além disso, o fato de tudo ser feito de forma online, isso garante a você mais comodidade.

Mas se o empréstimo consignado não for para você, existem outras opções no mercado que também oferecem taxas de juros baixas e vantajosas, como na CashMe, onde você encontra o empréstimo com garantia de imóvel.

Aqui você encontra empréstimo com garantia de imóvel com o maior prazo para pagamento e a menor taxa do mercado. Faça uma simulação de empréstimo com garantia!

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade