Como comprar imóvel sem entrada: conheça as 7 melhores opções

12 mar 2024
4min de leitura

Em muitos casos, oferecer um valor de entrada é um dos impeditivos na hora de comprar a casa própria. Por isso, existem maneiras para contornar esse empecilho e tirar esse sonho do papel.

Neste artigo, selecionamos 7 maneiras para comprar um imóvel sem oferecer o valor da entrada. Confira as principais vantagens de cada uma delas a seguir.

1. Negociar diretamente com a construtora

Para quem deseja um imóvel na planta ou recém-construído, negociar diretamente com a construtora é uma das opções para comprar um imóvel sem dar entrada. O processo é similar a um financiamento tradicional, ou seja, você passa por uma análise de crédito em que serão definidas as taxas de juros, encargos, prazo para pagamento e mais.

Além da possibilidade de financiar sem entrada, essa é uma opção que oferece preços mais competitivos. Por outro lado, os prazos para pagamento costumam ser menores do que em financiamentos bancários. Por isso, avalie se o valor da parcela caberá no seu orçamento.

2. Sistema de Financiamento Habitacional (SFH)

O Sistema de Financiamento Habitacional (SFH) procura facilitar principalmente o acesso da população de baixa e média renda à casa própria, oferecendo taxas de juros mais competitivas e permitindo a utilização do FGTS. No entanto, o imóvel financiado não pode ultrapassar um determinado valor.

Algumas instituições financeiras oferecem o SFH, e há detalhes que variam de uma empresa para outra. Assim como outras modalidades, o SFH também exige que você seja aprovado em uma análise de crédito.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida faz parte do programa habitacional do Governo Federal e é uma das maneiras mais fáceis e baratas para comprar imóvel sem entrada. Esse financiamento é oferecido pela Caixa Econômica Federal e possui algumas regras, como:

  • Utilizar o imóvel para moradia;
  • Não participar de outros programas habitacionais;
  • Morar na cidade onde deseja adquirir o imóvel;
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Não ter nenhuma propriedade ou hipoteca no seu nome;
  • O imóvel não pode ser vendido até quitar o financiamento.

Esse programa separa as famílias em 3 faixas diferentes conforme sua renda. O financiamento sem entrada é concedido somente para a faixa 1, em que a renda é menor que R$2.640,00. Porém, há vantagens para quem possui renda acima desse valor, como subsídios de até 90% do total do imóvel e financiamento de até 120 meses para o restante do valor.

4. Consórcio de imóveis

Se você deseja comprar imóvel sem entrada com flexibilidade e economia, o consórcio de imóveis pode ser uma ótima opção. Um consórcio é formado por um grupo de pessoas com o mesmo interesse em comprar um bem. Esse grupo é administrado por uma instituição financeira, que fica responsável por cobrar, depositar, aplicar e pagar o consórcio.

É importante saber que a própria instituição não disponibiliza nenhum recurso financeiro, pois o fundo é formado pelos participantes do grupo. Por isso, uma das vantagens do consórcio é não cobrar taxas de juros, somente as taxas de administração.

Todos os meses, sorteios são realizados para contemplar um dos consociados, que poderá utilizar a carta de crédito para adquirir seu imóvel.

5. Financiamento sem entrada

É possível solicitar um financiamento sem entrada nas instituições financeiras, porém é preciso avaliar as condições de pagamento para saber se vale a pena. Afinal, o valor de 20% de entrada, cobrado pelas instituições, é utilizado como uma forma de garantia para o pagamento do crédito, diminuindo o risco de inadimplência.

Nesse caso, como não existe o valor da entrada, o financiamento pode sair mais caro para compensar o risco. Assim, aumentando a taxa de juros e o valor das parcelas. Por isso, faça várias simulações, solicite o custo efetivo total (CET) e avalie se a parcela cabe no seu orçamento para não se endividar.

6. Home Equity: Empréstimo com garantia de imóvel

Uma das formas mais vantajosas de comprar imóvel sem entrada é o Home Equity, conhecido como empréstimo com garantia de imóvel. Nessa modalidade você pode utilizar uma propriedade que já é sua como garantia, e pode ser solicitada por pessoa física ou jurídica.

Essa modalidade conta com taxas de juros atrativas e alto valor de crédito, que pode chegar até 60% do valor do imóvel da garantia. O Home Equity na CashMe ainda conta com prazo de até 240 meses para pagamento, além de um processo totalmente online, ágil e prático, atendimento humanizado e transparência em todas as etapas. Confira mais detalhes no vídeo abaixo.

7. Construção

Você sabia que construir uma casa pode sair mais barato do que se imagina? Afinal, você pode fazer vários orçamentos e negociar descontos sobre todos os valores dos materiais e profissionais que prestarão o serviço, além de escolher o projeto, estilo de decoração, metragem e muito mais.

Além disso, a construção pode ser feita em fases, evitando desperdícios e optando por materiais mais baratos sem perder a qualidade. Nesse caso, ao invés de comprar um imóvel sem entrada, você pode construir a casa dos seus sonhos. Para te ajudar no cálculo, veja quanto custa construir uma casa em cada estado.

Por fim, vimos que é possível comprar um bem sem oferecer o valor de entrada e existem boas opções para alcançar o sonho da casa própria. Mas, é preciso fazer simulações e comparar as condições de pagamento para saber qual se encaixa no seu orçamento.

Agora que você sabe como adquirir um imóvel, continue navegando por nosso blog e confira também quanto custa para transferir um imóvel. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade