Uma pessoa apresentando uma calculadora sobre uma mesa com um caderno e uma miniatura de uma casa

Qual a forma mais barata de comprar um imóvel: 5 dicas valiosas

22 jan 2024
4min de leitura

Comprar um imóvel é o sonho de muitos brasileiros, mas sabemos que o valor pode ser um impeditivo. Você sabe qual a forma mais barata de adquirir o bem tão desejado? É preciso analisar diversos fatores importantes, por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar nessa decisão.

Existem imóveis de diversos valores, tamanhos, regiões e mais. Confira as 5 dicas que selecionamos para te ajudar a conquistar o seu imóvel.

1. Analise seu orçamento

Para começar, organize e analise o seu orçamento, entenda o valor que você poderá dispor por mês, independentemente do financiamento ou empréstimo escolhido. Se possível, ofereça um valor de entrada, dessa forma você pagará menos juros, consequentemente um custo efetivo total (CET) menor.

Se não for possível, saiba que existe a possibilidade de solicitar um financiamento sem entrada, porém com um CET mais alto. Faça simulações de empréstimo online e compare os valores. Caso não tenha pressa de adquirir o imóvel, você pode economizar o valor da entrada.

2. Imóvel na planta ou imóvel pronto?

O imóvel na planta é mais barato em comparação ao imóvel pronto, além da possibilidade de valorização após finalizado, porém é preciso esperar o tempo da construção. Além disso, para esses casos, você pode negociar diretamente com a construtora.

Se você preferir o imóvel pronto, saiba que, além do valor do bem, existem as custas cartorárias e os documentos de transferência e regularização da propriedade. É preciso considerar também possíveis gastos com reformas. Porém, a grande vantagem é a agilidade para moradia, que pode ser rápida.

Você também pode se interessar: O que impede o registro de um imóvel? Qual sua importância

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Considere a região

A região onde os imóveis estão localizados influencia diretamente o preço. Regiões nobres ou centrais, onde geralmente há diversas facilidades, como escolas, transporte público, hospitais, segurança, comércio e mais, costumam ser mais caras.

Se deseja uma região mais barata, aposte em regiões que estão em expansão. Dessa forma, você consegue analisar a infraestrutura que terá e ainda existe a possibilidade da valorização da região, aumentando o valor dos imóveis futuramente, caso queira vender ou alugar.

Confira também: Casa ou apartamento: qual a melhor opção para morar?

4. Linhas de crédito para comprar um imóvel

A forma mais barata de comprar um imóvel é quitá-lo à vista, assim você consegue negociar descontos. Caso não tenha esse valor, você pode optar pelas linhas de crédito e adquirir o bem desejado. Confira as principais opções:

Empréstimo com garantia de imóvel

Conhecido como Home Equity, o empréstimo com garantia de imóvel é bastante vantajoso para quem pode oferecer uma propriedade como garantia de pagamento. Essa modalidade possibilita alto valor de crédito e taxas de juros mais baixas, o que diminui o CET da operação. O prazo para pagamento desse empréstimo é longo, chegando até 240 meses.

Financiamento imobiliário

O financiamento é bastante conhecido pelos brasileiros. Nessa modalidade, a instituição financeira compra o imóvel que o cliente deseja adquirir, tornando-se o novo proprietário e credor. Dessa forma, o cliente financia o valor do imóvel, pagando parcelas mensais acrescidas de juros e taxas, e se tornará dono desse imóvel quando quitar o montante do empréstimo.

Consórcio

O consórcio pode ser uma ótima alternativa para quem é organizado e não tem pressa de adquirir o imóvel logo. Essa modalidade é regulada pelo Banco Central e não possui taxa de juros, apenas a taxa de administração que é reajustada anualmente. Se você já ingressou em um, veja 7 dicas para ter seu consórcio contemplado mais rápido.

5. Qual a melhor modalidade de juros?

Para diminuir ainda mais o custo do seu imóvel, você terá que escolher entre os sistemas de amortização abaixo:

  • Tabela SAC: para quem está pensando no longo prazo, essa alternativa pode ser uma boa escolha. A taxa de amortização tem como base os juros simples, ou seja, o valor das parcelas vai diminuir com o tempo;
  • Tabela Price: as parcelas começam baixas e aumentam com o tempo, pois têm como base a taxa de juros compostos.

Se deseja entender, em detalhes, a diferença entre a tabela SAC e a tabela Price e qual escolher na hora do empréstimo, acompanhe a explicação de Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe:

Por fim, para saber qual a forma mais barata de comprar um imóvel, é preciso analisar seu orçamento, a região do imóvel, se desejar adquirir um imóvel pronto ou na planta, além de comparar e consultar as vantagens de cada linha de crédito antes de solicitar.

Home Equity é na CashMe

Queremos impulsionar os seus sonhos! Por isso, nosso Home Equity, ou Empréstimo com garantia de imóvel, conta com as menores taxas de juros do mercado, além de oferecer valor de crédito de até 60% do valor do imóvel. Além disso, nossos processos são totalmente online, desde a simulação até o envio dos documentos pessoais e do imóvel, de forma fácil, rápida e segura.

Gostou do nosso conteúdo? Se o seu interesse é investimentos, saiba como investir em imóveis: vantagens, mercado imobiliário e mais. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade