Financiamento sem entrada: como funciona, vantagens e desvantagens

16 out 2023
5min de leitura

Se você deseja adquirir um bem de alto valor, como uma casa ou um carro, mas não possui o valor de entrada, saiba que há soluções e condições para fazer um financiamento.

Entenda quais são as vantagens, desvantagens, como funciona o financiamento sem entrada e outras linhas de crédito para saber qual a melhor opção para você. Continue a leitura abaixo!

Como funciona o financiamento sem entrada?

O financiamento sem entrada não exige um valor inicial para adquirir um imóvel ou automóvel. Dessa forma, o valor total do bem é financiado. Essa é uma opção para quem não possui reserva financeira e precisa de crédito com alto valor no curto prazo para adquirir o bem que deseja.

É comum confundirmos financiamento com empréstimo, e a principal diferença é que, no financiamento, o valor do crédito é pago ao credor (dono do bem que pretende adquirir). No financiamento de uma casa, por exemplo, o credor pode ser o próprio banco. Enquanto no empréstimo, o crédito é depositado ao cliente que solicitou a linha de crédito. Além disso, existem diferenças entre as taxas de juros, finalidade do empréstimo e mais.

Quem pode solicitar o financiamento sem entrada?

As instituições financeiras exigem alguns requisitos para aprovar o financiamento sem entrada, como ser pessoa física, ter entre 18 a 79 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que consigam comprovar renda, que possuam alto score de crédito e um bom relacionamento com a instituição financeira.

Existem alguns tipos de financiamentos imobiliários e de veículos, e cada modalidade possui seus requisitos. Por exemplo, algumas construtoras exigem que o saldo de FGTS seja 20% do valor total do imóvel para realizar o financiamento. Antes de finalizar qualquer tipo de financiamento, verifique todos os critérios solicitados e veja a melhor opção para você.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Preciso de score alto?

De modo geral, sim! A pontuação do score é um dos requisitos para solicitar qualquer linha de crédito. É através dessa pontuação que a instituição financeira consegue avaliar o risco de inadimplência do pagamento do empréstimo. Portanto, a pontuação demonstra se o cliente é um bom pagador ou não.

Mesmo com o nome negativado, é possível solicitar algumas linhas de crédito e ser aprovado. Existem algumas modalidades que flexibilizam o empréstimo para negativado, como empréstimo com garantia ou empréstimo consignado. Analise bem a taxa de juros e solicite o CET (custo efetivo total) para saber se vale a pena.

Quais são as vantagens do financiamento sem entrada?

A principal vantagem do financiamento sem entrada é conseguir obter o bem desejado de forma rápida.

Além disso, ao optar pelo financiamento sem entrada, você não precisa oferecer um alto valor logo no início, podendo utilizá-lo para outros fins, como uma reserva financeira ou investir em outras prioridades.

Quais as desvantagens do financiamento sem entrada?

Existem algumas desvantagens de solicitar o financiamento sem entrada, como o valor das parcelas e taxas de juros que são mais altas do que o financiamento tradicional e de outras linhas de crédito. Antes de optar por esse tipo de financiamento, faça várias simulações de empréstimos e compare o CET (custo efetivo total) de todos. Dependendo das taxas de juros, o CET pode ser bem alto, nesse caso, analise outras opções de crédito.

Financiamento sem entrada vale a pena?

Para saber se o financiamento sem entrada vale a pena, avalie alguns fatores como:

  • o valor das parcelas;
  • como não há o valor da entrada como garantia, as taxas de juros são mais altas;
  • sua capacidade de pagamento;
  • prazo para pagamento.

Se você deseja adquirir o imóvel a curto prazo e possui a capacidade para pagamento das parcelas, mesmo com as altas taxas de juros, o financiamento sem entrada vale a pena. Do contrário, analise outras linhas de crédito ou faça uma reserva para buscar taxas menores no futuro.

Outras linhas de crédito

Existem diversas linhas de crédito no mercado, como empréstimo com garantia, empréstimo pessoal, empréstimo consignado, consórcio e mais. Confira as principais modalidades abaixo:

Leasing

O leasing é um tipo de negociação semelhante a um aluguel, porém há a possibilidade de você arrematar o bem no final do contrato. Nessa modalidade , existe o arrendador (instituição financeira), arrendatário (cliente) e, ao término do contrato, existem três possibilidades, que são: renovar o contrato, comprar o bem ou devolver o bem. Existem alguns tipos de leasing para pessoas físicas e jurídicas, tanto para bens imobiliários, veículos e mais.

Consórcio

Os consórcios oferecidos pelas instituições financeiras são regidos pela Lei 11.795/2008, na qual são reunidas pessoas com o mesmo interesse, como a compra de um veículo. Existe um contrato no qual todos os detalhes são estipulados, como o bem em comum que todos desejam adquirir, o valor que deve ser depositado todos os meses até o fim do contrato e quantos sorteios são realizados por mês.

Uma das vantagens do consórcio é não ter taxa de juros. Porém, o valor dos depósitos acompanha algum índice financeiro como IPCA, INCC, entre outros, e são reajustados de acordo com esse índice. A desvantagem do consórcio é o sorteio mensal, ou seja, você pode ser o primeiro ou o último a ser contemplado em sorteio para obter a carta de crédito.

Apesar disso, há alguns tipos de consórcio que oferecem vantagens para acelerar esse processo, como o da CashMe, que conta com 2 sorteios ao mês, além da possibilidades de dar o lance com recursos próprios ou lances embutidos.

Home Equity

O Home Equity é o empréstimo com garantia de imóvel, e, justamente por ter uma garantia, a instituição financeira consegue praticar taxas de juros mais baixas, oferecer longo prazo para pagamento e alto valor de crédito, que pode chegar até 60% do imóvel.

Entenda como funciona a esteira de crédito imobiliário do Home Equity, com Magally Aleixo, diretora comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira 5 dicas para conseguir empréstimo com valor alto. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade