Golpe do boleto falso: entenda como funciona, 7 dicas para se proteger

27 fev 2024
6min de leitura

O golpe do falso boleto é um crime que ocorre no ambiente virtual de diversas formas, seja por e-mail, mensagens, redes sociais e mais. Ocorre quando a vítima realiza o pagamento de um boleto, pensando que o valor está sendo direcionado a uma loja ou instituição verdadeiras, enquanto o valor foi depositado para criminosos virtuais.

Entenda em detalhes como esse crime funciona e 7 dicas para evitar e proteger seu patrimônio. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

Principais tipos de golpes do boleto falso

O golpe do boleto falso é um dos golpes financeiros mais comuns. Ele ocorre de forma sutil: imagine que você realizou uma compra pela internet, recebe o boleto bancário, mas, ao realizar o pagamento, o valor é recebido por outra pessoa, e não pelo vendedor.

Esse tipo de fraude tira proveito da desatenção das vítimas aos detalhes, independentemente de suas habilidades de utilizar os meios virtuais.

Mensagens de urgência

Os golpes virtuais, conhecidos como engenharia social, exploram as emoções humanas para que a vítima faça o que eles querem. Geralmente, utilizam motivações de urgência para que a pessoa não consiga pensar e caia no golpe. Um exemplo é um e-mail alarmista com a mensagem: “Urgente! Sua dívida continua em aberto.”

Esse e-mail vem com um link para gerar um boleto, mas, ao clicar, a vítima instala um vírus ou trojan para que os criminosos consigam acessar seu computador. O trojan modifica o código de barras do boleto, dessa forma, ao quitá-lo, o dinheiro é transferido para a conta bancária dos golpistas.

Confira também: É possível comprar parcelado no boleto? Saiba mais

Segunda via do boleto no e-mail

Conhecido como o golpe do “erro de pagamento”, essa tentativa de fraude ocorre quando você realiza uma compra online e faz o pagamento normalmente, mas, no outro dia, recebe um e-mail com “erro de pagamento” e um novo boleto para quitar. Aqui, é preciso verificar os dados do beneficiário e, caso não sejam as informações da loja, desconsidere o e-mail.

Vírus que altera boletos bancários

Essa ameaça já circula na internet há alguns anos e ainda faz vítimas todos os dias. Esse vírus altera somente o código de barras dos boletos bancários de qualquer instituição, assim ao realizar o pagamento, o valor é direcionado aos criminosos. Esse golpe passa despercebido, pois os outros dados continuam iguais, dificultando a identificação do boleto falso com o original. Por isso, é importante conferir todos os dados no ato do pagamento e conferir o beneficiário ao realizar o pagamento no app ou caixa eletrônico.

Esse vírus pode infectar o seu computador, celular e até servidores quando clicamos em links maliciosos de phishing. Para se proteger, mantenha o anti-vírus e o sistema operacional sempre atualizados e, além de conferir os dados do boleto, verifique também o código de barras. O código de barras do boleto falso apresenta espaçamentos incomuns.

Golpe do boleto na loja virtual

Muitas vezes, nós nos deparamos com produtos que queremos comprar, porém, não conhecemos a loja. Nesse caso, procure sites como Reclame Aqui e avaliações de outros clientes, além de verificar se a URL é oficial e segura. Caso encontre algo incomum, evite finalizar a compra.

Outra possibilidade é o uso de lojas online falsas, porém similares às oficiais. Nesses casos, desconfie de promoções ou valores cobrados muito abaixo do comum. Nessa fraude, você faz o pagamento do boleto, mas nunca recebe o que comprou.

Você também pode se interessar: Empréstimo para quitar dívidas: em quais situações vale a pena?

Liberação de crédito e renegociação

O golpe da liberação de crédito ocorre quando os criminosos oferecem um crédito de valor alto, mas para conseguir liberar o montante, a vítima precisa realizar o pagamento de um boleto como depósito antecipado. Uma variação dessa fraude é quando os golpistas sabem que a pessoa possui uma dívida e oferecem a quitação total caso ela pague parte do valor naquele momento.

Como os golpistas conseguem as informações das vítimas?

Uma dúvida muito comum sobre esse crime é: como os criminosos conseguem as informações para fazer os boletos? Para gerar os boletos falsos, é preciso obter dados reais para induzir as vítimas a realizar esses pagamentos.

  • Vazamento de dados: os criminosos se aproveitam de vazamentos de dados de diversas empresas. Assim, conseguem informações como nome, número de documentos e mais;
  • Phishing: os golpistas conseguem os dados das vítimas por meio de ligação, mensagens ou e-mails. Ainda conseguem convencê-las a clicar em links com vírus, como o que altera o código de barras do boleto, ou baixar aplicativos com trojans. Um dos golpes mais comuns do phishing é o WhatsApp clonado;
  • Correspondências: eles ainda conseguem sequestrar correspondências e obter as informações das vítimas.
Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como identificar um boleto falso e se proteger?

Existem algumas formas de identificar um boleto falso e se proteger contra esse crime. Confira 7 dicas práticas:

  1. Baixe os boletos somente pelos meios oficiais: baixe boletos nos sites, aplicativos e e-mails oficiais das empresas;
  2. Verifique todas as informações do boleto: comece pelos dados do beneficiário, se são as informações da loja oficial;
  3. Confira o valor do seu boleto: o valor do boleto corresponde aos números finais do código de barras. Além disso, desconfie se o valor está correto com a compra ou o serviço;
  4. Compra que você não reconhece: em períodos de grandes compras como Black Friday ou Natal, tenha atenção aos e-mails recebidos e analise se a compra foi realmente feita por você. Caso não reconheça, não abra o e-mail e não clique em links suspeitos por mensagens;
  5. Verifique a linha digitável: a linha digitável do boleto possui 48 dígitos e está localizada em 2 lugares, na parte superior e inferior. Confira se estão exatamente iguais. Se estiverem diferentes, desconfie;
  6. Computadores públicos ou redes de wi-fi abertas: evite colocar informações pessoais ou gerar boletos nesses ambientes, pois podem ser alvos de ataques criminosos;
  7. Cuidado com mensagens de urgência: nunca pague um boleto quando estiver com pressa, sempre analise todas as informações, origem do boleto, super promoções ou negociações de dívidas nas quais você tem que resolver na hora.

Ficou com alguma dúvida? Saiba mais sobre como identificar golpes e fraudes financeiras com Marina D’Aulísio, gerente comercial da CashMe, no vídeo abaixo:

Por fim, é importante saber que qualquer pessoa pode ser vítima do golpe do boleto falso. Por isso, siga as dicas acima e se atente antes de finalizar o pagamento para não perder seu dinheiro. Conhecendo como os criminosos agem, é possível se prevenir dos novos golpes que surgem diariamente.

Na internet, também há ambientes seguros para realizar suas compras, contratar serviços e até solicitar empréstimo confiável totalmente online. Até a próxima!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade