Qual a melhor forma para comprar o imóvel? Confira 5 opções

18 fev 2024
4min de leitura

Sair do aluguel é o sonho de muitos brasileiros, e existem diversas maneiras para colocar esse plano em prática. Por isso, saber qual é a melhor forma de comprar um imóvel é fundamental para ter tranquilidade e poder usufruir do seu bem.

Selecionamos as 5 melhores opções para te ajudar a realizar esse sonho. Compare cada uma delas e veja qual se encaixa melhor ao seu orçamento. Além disso, você confere quais são as principais despesas ao comprar seu imóvel. Leia mais a seguir!

1. Comprar o imóvel à vista

A forma mais tranquila de adquirir um imóvel é comprando à vista. Além de evitar taxa de juros, encargos e parcelas, você ainda consegue negociar descontos na hora de pagar.

Porém, se o valor à vista comprometer outros gastos em seu orçamento, sobretudo os emergenciais, talvez seja melhor buscar outras formas de adquirir seu imóvel.

2. Financiamento

Existem diferentes tipos de financiamento disponíveis no mercado, e eles podem ser ótimas opções para se adquirir um imóvel. Como todo financiamento, o valor do imóvel é acrescido de juros e taxas, que são diluídas entre as parcelas. Quanto maior o prazo para pagamento, maior o percentual de juros.

A maioria das opções permite que você financie até 80% do valor do imóvel, ou seja, é preciso oferecer 20% de entrada para cobrir o restante. Caso você não possua o valor, existem linhas de financiamento sem entrada, mas com taxas de juros mais altas.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis é uma excelente opção para quem quer fugir das taxas de juros. Como todo consórcio, a carta de crédito sorteada entre os participantes é composta pelas parcelas mensais pagas por eles, e não pelos recursos da administradora do grupo. Por isso, não existem taxas de juros, apenas as taxas de administração.

Os chamados lances são formas de aumentar suas chances de ser sorteado, e seu funcionamento pode variar conforme as regras do consórcio. Mesmo após contemplados, todos os participantes devem quitar suas parcelas até o fim do contrato.

4. Home Equity: Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é a linha de crédito que oferece as taxas de juros mais baixas do mercado.

Isso é possível graças ao contrato de alienação fiduciária, no qual você usa seu imóvel como garantia em troca das melhores condições de pagamento. Você continua utilizando a propriedade para morar ou alugar, mas não pode vendê-la até quitar o empréstimo. O valor do crédito pode chegar até 60% do valor do imóvel, e você pode utilizá-lo para qualquer fim, como comprar a casa dos sonhos, quitar dívidas, trocar de veículo e muito mais.

5. Construção

Se você possui um projeto para construir a casa dos seus sonhos, saiba que é possível economizar mais do que planejou. Além de negociar valores de mão de obra e de materiais de construção, há ainda outros pontos de atenção. Entenda, em detalhes, cada um deles com a Carolina Gerdenits, supervisora de ativos da CashMe:

O que considerar antes de adquirir um imóvel?

Antes de realizar a compra do imóvel, analise os seguintes critérios:

  • Segurança da região: para circular perto do seu novo lar de forma tranquila e sem preocupações;
  • Preço: compare preços para saber se o imóvel que deseja está muito acima de outros imóveis similares, na mesma região;
  • Formas de pagamento: analise bem seu orçamento para saber quanto poderá pagar pelo imóvel;
  • Infraestrutura do imóvel: verifique se há reparos urgentes que possam posteriormente impactar sua rotina;
  • Infraestrutura da região: confira se há comércios, supermercados, hospitais ou linhas de transporte público para facilitar seu deslocamento.

Considere as despesas de escritura e documentação

Após definir a melhor forma de comprar um imóvel, não esqueça das despesas com a escritura, impostos e documentação do imóvel, como o Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI), entre outros. Esses gastos costumam representar até 4% do valor do imóvel.

Avalie o custo de vida da região que vai morar

O custo de vida da região influencia diretamente nos preços, por exemplo, se o bairro é nobre, tudo será mais caro, como academia, supermercados e mais. É importante considerar o custo de vida para não atrapalhar o seu orçamento.

Por fim, agora que sabe a melhor forma de comprar um imóvel para você, considere todos os possíveis gastos adjacentes para estar preparado e não entrar em dívidas. Comprar um imóvel é uma decisão importante, por isso, pesquise com calma e analise todas as opções antes de adquirir uma.

Gostou do conteúdo? Antes de comprar um imóvel, confira também: Certidão de inteiro teor de imóveis: o que é, para que serve e mais, para saber se a propriedade está regularizada e comprar de forma segura.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade