SPC serasa

SPC Serasa é uma empresa só?

26 mar 2021
6min de leitura

Não, “SPC Serasa” não é uma empresa só, mas empresas diferentes que prestam serviços de proteção ao crédito. Elas mantêm bases de dados sobre os hábitos de pagamento dos consumidores. Quando você deixa de pagar uma conta, seu nome pode ser incluído na lista de inadimplentes de cada uma delas. 

Quem nunca esqueceu ou deixou de pagar um boleto e teve receio de ficar com o nome sujo? Isso é algo que pode acontecer com os inadimplentes, além de diminuir o score de crédito e prejudicar bastante a relação deles com o mercado de crédito. Não é raro escutarmos que o CPF de alguém foi parar no “SPC Serasa”. Mas será que essa é uma empresa só?

SPC Serasa é uma empresa só?

Apesar de comum, a frase tem um equívoco. “SPC Serasa” não é uma única empresa. Na verdade, é possível que seu nome vá para o SPC e/ou a Serasa. 

Elas são empresas diferentes, mas que costumam ser confundidas por prestarem serviços de proteção ao crédito. Quando você fica inadimplente, o seu credor pode incluir seu CPF na lista do SPC, Serasa, Boa Vista, etc. 

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

Essas empresas mantêm bancos de dados sobre os hábitos de pagamentos dos consumidores brasileiros e as semelhanças param por aí! Além de oferecerem serviços diferentes para os credores e consumidores, a logística e critério das suas bases de dados não são as mesmas. Ambas não divulgam abertamente suas metodologias e sistemas usados.

Um dos principais fatores que fazem o SPC e a Serasa terem bases únicas é o tipo de credor associado à empresa. A primeira é mais buscada por lojistas e a segunda por instituições financeiras, fazendo com que a análise e consulta apresentem resultados diferentes sobre o comportamento do consumidor. 

Entretanto, essa não é uma regra. É possível que seu nome seja cadastrado nos dois pela mesma dívida. Por isso, muitas empresas acabam optando por consultar os dois bancos de dados na hora de fazer análise de crédito. 

Ou seja, você pode ter o nome limpo no SPC, mas estar negativado na Serasa e vice-versa. 

Falar que está com o nome no “SPC Serasa” virou uma expressão e contribui para isso o fato de ambas empresas terem uma história e anos de atuação no mercado de proteção ao crédito.

O que  é SPC?

O SPC Brasil atua há mais de 60 anos prestando serviços para empresários e consumidores. Em seu site, eles informam que seu objetivo é fornecer informações confiáveis para facilitar a realização de negócios entre esses dois lados. 

Eles integram a Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) – um motivo para serem mais buscados por esse setor – e possuem cerca de 2200 entidades em todo o país. 

O que é Serasa?

Já a Serasa foi criada na década de 60, a partir de uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) – também justificando, em parte, a composição das empresas que usam seus serviços. Em 2007, ela se tornou parte do grupo Experian, sendo chamada agora de Serasa Experian. 

Além de oferecer serviços de proteção ao crédito, a Serasa também oferece empréstimo ao consumidor. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como consultar SPC e Serasa pela internet?

A consulta do CPF no SPC e na Serasa pode ser feita pelo consumidor também e não apenas por empresas. Esse é um dos primeiros passos para quitar dívidas e limpar seu nome. 

Você pode ir até as unidades do SPC e da Serasa para fazer essa consulta pessoalmente, mas também é possível fazer isso pela internet. 

Como consultar SPC?

A consulta ao SPC agora também pode ser feita pela internet. Para isso, é preciso baixar o App SPC Consumidor e fazer o seu cadastro. Além do aplicativo, você também pode procurar um dos postos de atendimento da empresa para saber a situação do seu CPF na base de dados dela.

Como consultar Serasa?

Já na Serasa, a consulta online gratuita é feita pelo site da empresa. Na página, serão solicitados dados pessoais para cadastro.

SPC, Serasa e Score de crédito: qual a relação?

Nessas plataformas você também tem a opção de consultar seu score de crédito na Serasa e no SPC. 

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação atribuída aos seus hábitos de pagamento (e outros fatores) como consumidor. Um score baixo representa maior risco de inadimplência e um score alto indica um risco mais baixo. 

Essa pontuação pode ser usada por lojas e instituições financeiras na hora de fazer uma análise de crédito do seu perfil. Por isso, ter um score alto pode te ajudar a conseguir empréstimo, novos cartões, mais limite etc. 

Tanto o SPC como a Serasa usam suas bases de dados para atribuir essa nota. Lembra que suas metodologias e sistemas são diferentes? Então, por isso, seu score em uma pode ser maior ou menor quando comparado com o da outra. 

Um fator que influencia nisso é o fato das empresas nem sempre se associarem e cadastrarem uma dívida nos dois  serviços de proteção ao crédito.

Como aumentar o score de crédito?

Assim, para ter um score de crédito bom, você precisa manter bons hábitos financeiros. Entretanto, o principal deles é pagar suas contas em dias e limpar o nome sujo. Outros fatores que podem aumentar o score de crédito são:

  • Manter dados cadastrais atualizados;
  • Quitar dívidas;
  • Pagar contas antes do vencimento;
  • Ter contas no seu nome;
  • Ter movimentação bancária. 

Conclusão

Agora você já sabe que “SPC Serasa” não é uma empresa só. Na verdade, elas são dois serviços de proteção ao crédito que mantêm bases de dados diferentes sobre os hábitos de pagamento do consumidor brasileiro.

É a ela e a outros serviços de proteção ao crédito, como o Boa Vista, que uma empresa pode recorrer quando você deixa de pagar uma dívida. Caso isso aconteça, seu nome passa a estar cadastrado na lista de inadimplentes do serviço escolhido pelo seu credor. 

Tanto o SPC quanto a Serasa são procurados pelas principais lojas e instituições financeiras para fazer análises de crédito. Essa é uma forma de avaliar seu perfil e determinar o risco de um negócio. 

Portanto, consultar SPC Serasa é importante para saber a situação do seu CPF com essas empresas. Se você descobriu que tem dívidas e quer limpar seu nome, um empréstimo pode te ajudar. Fale com a CashMe e veja como usar seu imóvel próprio para conseguir crédito rápido, online e com baixas taxas de juros. Faça uma simulaçao de empréstimo online

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade