O que é e como funciona o TikTok Lite? Saiba como usar o aplicativo

O que é e como funciona o TikTok Lite? Saiba como usar o aplicativo
ícone de calendario

Atualizado:
09/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
09/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O TikTok é uma rede social que vem ganhando espaço no cotidiano de muitos usuários ao redor do mundo. Para aumentar ainda mais sua popularização, a empresa decidiu tornar o aplicativo mais acessível, criando o TikTok Lite, uma versão mais leve para celulares com pouco espaço de armazenamento ou conexões de internet mais lentas.

A principal diferença entre a versão Lite e a tradicional é o desempenho do aplicativo mais leve. Ele não mostra a prévia dos vídeos e tem recursos e filtros limitados, por exemplo. Contudo, o layout é igual e é possível consumir os conteúdos normalmente.

É muito comum que empresas que possuem aplicativos populares lancem versões “lite” para ampliar a quantidade de usuários de suas plataformas. Porém, essas versões podem gerar insatisfação nos usuários, já que acabam retirando recursos importantes e podem fazer com que o usuário tenha uma experiência muito diferente do que na versão original.

No texto de hoje, vamos tratar um pouco sobre as diferenças e semelhanças entre as duas versões e trazer outras informações sobre os aplicativos. Confira!

Diferenças e semelhanças entre o TikTok e o TikTok Lite

Tanto o layout quanto a navegação das duas versões do TikTok são idênticas. Mas, o TikTok Lite é mais voltado para quem consome os conteúdos do que para quem quer atuar na criação de vídeos. Contudo, o usuário ainda pode notar uma grande diferença: a versão lite não conta com a prévia dos vídeos.

O usuário que quiser criar conteúdos com a versão mais leve precisa baixar uma atualização das ferramentas de criação. Mesmo depois de fazer isso, ele ainda pode encontrar dificuldades na criação de conteúdos, já que os efeitos e filtros disponíveis são reduzidos em relação aos disponíveis no app tradicional.

Além disso, os usuários do sistema iOS não podem adotar a versão mais leve, porque ela só está disponível para aparelhos que possuam Android na versão 4.1 ou em versões superiores.

TikTok Lite: Consumo de bateria, armazenamento e tempo de carregamento

O aplicativo tradicional do TikTok tem o tamanho de 66 MB na instalação e, com os dados e o cache de uso, pode chegar a acumular até o dobro do tamanho. Por outro lado, o tamanho do TikTok Lite é de 15 MB, de acordo com a Play Store. Embora essa seja a versão ideal para quem tem armazenamento interno limitado, é importante lembrar que esse tamanho também aumenta com cache e dados de uso.

É possível reproduzir vídeos nas duas versões, por isso o consumo de bateria é bem parecido.

Quanto ao tempo de carregamento, a versão lite não faz o pré-carregamento do conteúdo para economizar dados, armazenamento e bateria. Isso significa que os vídeos precisam de alguns segundos a mais para carregar nessa versão.

Opções de carregamento e criação no TikTok Lite

É comum que as versões lite dos aplicativos forneçam apenas as principais funções das versões tradicionais. Embora a descrição do aplicativo cite um estúdio criativo, não é possível fazer upload por meio do TikTok Lite. 

Além disso, não é possível gravar uma música nem recriar uma versão diretamente nessa versão do aplicativo, apesar de a rede social ser conhecida por sua variedade de efeitos, sons e transições.

Recursos de configuração e perfil no TikTok Lite

O TikTok permite que o usuário configure seu próprio TikCode, que é semelhante à Nometag do Instagram. Ele serve evita a necessidade de digitar e buscar um usuário manualmente ao digitar um código que vai diretamente ao perfil do usuário.

O aplicativo também tem opções de privacidade, que permite ao usuário limitar o download e a visualização de seus vídeos na plataforma, para evitar que outros utilizem seus vídeos públicos de forma indevida. Também há configurações como lista de bloqueio, carteira, Live Photos e bem-estar digital no aplicativo tradicional.

Contudo, a maioria dessas configurações foi retirada da versão Lite. Ainda é possível tornar a conta privada, bloquear outros usuários e configurar suas notificações de forma básica. Ou seja, as configurações continuam sendo úteis para os usuários que apenas consomem os conteúdos.

Demais recursos do TikTok

O aplicativo do TikTok tradicional tem diversos recursos de compartilhamento, como Duet, favoritos, salvar o vídeo, React, compartilhamento em formato de GIF e o Live Photos. Esses recursos complementam as opções de compartilhamento que são padrões no Android, como compartilhamento nas redes sociais como Facebook e Instagram. Essas ferramentas melhoram a experiência do usuário e evitam que eles busquem outros aplicativos para tomar ações simples, como a criação de GIFs.

A versão Lite do aplicativo também não oferece todas essas opções, limitando-as a apenas duas funções: copiar link e relatar, além das opções de compartilhamento padrão. Porém, o usuário que quer salvar um vídeo ou criar um GIF precisará recorrer a outros aplicativos ou à versão tradicional.

A falta dessas funções faz com que o aplicativo lite perca um pouco seu propósito, já que o usuário terá que instalar outros objetivos para suprir esses recursos básicos e acabará utilizando mais armazenamento do que ele precisaria.

Conclusão

O TikTok Lite é um ótimo recurso para os usuários que apenas consomem conteúdos e possuem dispositivos com espaço de armazenamento reduzido ou uma baixa qualidade de internet.

Embora algumas funções básicas do aplicativo tradicional tenham sido retiradas, o usuário consegue acessar os conteúdos normalmente e compartilhar os links de seus vídeos preferidos. 

Em sua opinião, o TikTok Lite é uma boa opção? Ou você acha que os recursos que foram retirados atrapalham o uso? Conte para nós nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *