Avaliar imóvel é um processo que acontece com todas as propriedades que passam por comercializações. Afinal, é através deste que é possível definir o preço em relação a propriedade que será vendida.

Portanto, seja o dono ou o corretor, estes devem estar cientes do que faz ou não parte de um processo de avaliação. Não só isso, mas também aos processos que definem o valor.

Para aqueles que irão vender ou comprar suas casas, apresentaremos, no artigo de hoje, quais são as técnicas usadas ao avaliar um imóvel. Isto o permitirá colocar ou procurar por bens com preços mais próximos à realidade.

Aproveite e boa leitura!

Avaliar imóvel

Para que seja possível realizar este processo, é preciso ter alguns conhecimentos, visto que, apesar de parecer simples, este assunto necessita de muito mais atenção e cuidado do que parece.

Assim, dentre estes conhecimentos, uns são mais importantes do que outros. Além disso, não pense que somente o corretor precisa ou deve saber destes. Para todos aqueles que procuram comprar, vender ou investir em um imóvel, isto se mostra extremamente importante.

Assim, mostraremos algumas destas técnicas agora. Ainda que estas seja as mais comuns, cada uma será aplicável em um caso distinto, tendo o momento certo de sua participação. Estas são:

1° técnica para se avaliar imóvel: Comparativa

A técnica comparativa visa utilizar de comparações referentes ao local que está pretendendo adquirir, usando em paralelo bens semelhantes a este, que se aproximam ou sejam uma cópia exata.

Através desta, é possível levantar o valor da média do metro quadrado da região, lhe permitindo realizar a conta do valor real do terreno sem quais problemas, permitindo entender se a pretensão a ser cobrada ou paga é condizente com a região em que este se encontra.

Outro fator importante é que esta ajuda a prospectar propriedades que estejam abaixo do valor médio, o que, para investidores, é um fator muito atraente, visto que estes possuem planos para essas.

Ainda que esta possua como requisito a necessidade de pesquisa para que possa funcionar de maneira adequada, isto não é um empecilho. A não ser, é claro, que o interessado em questão disponha de pouco também para realizar as visitas.

Problema este que pode ser facilmente contornado, visto que é possível enviar outra pessoa para ver o local, dando a esta uma lista com os itens que é necessário prestar atenção.

2° técnica para se avaliar imóvel: Custo de Reprodução

Neste método, é usado como parâmetro de medição de valor não a comparativa, visto que não existem muitos imóveis parecidos com o que se deseja adquirir, mas sim qual o custo de reprodução deste.

Assim, é levantado o valor total do imóvel e então realizada uma projeção, buscando uma estimativa de preço que pareça a mais próxima em relação ao preço cobrado pela compra do que lhe chamou a atenção.

Para se obter uma projeção mais interessante, é necessário repetir o ciclo de recriação algumas vezes, alterando sempre alguns fatores como o material utilizado bem como o metro quadrado.

Assim, é possível entender se o imóvel no qual está interessado em comprar realmente condiz com o pedido do dono do mesmo, entendendo se este será um mal negócio para você.

Claro que muitas pessoas colocam o preço elevado para que consiga realizar negociação em um valor interessante para tal. Mesmo com este fato, não é normal que esta ressalva ultrapassa uma margem muito grande do preço real.

3° técnica para se avaliar imóvel: Renda

Aqui, o fator que será definido para avaliar o imóvel será a renda que se pode obter ou ter de gastar com este. Ainda que o fator seja mais interessante para os donos de aluguéis, aqueles que são proprietários do lar também precisam entender desta.

Quando nos referimos a renda, não queremos falar do dinheiro que você pode gastar com o local, mas sim de o quão rentável este é para você. Para aqueles que possuem aluguéis, este deve ser cobrado equivalente a 0,5% do valor total do seu bem.

Isto significa que, hipoteticamente falando, se o seu imóvel custou R$ 100.000,00, logo, a renda deste será de R$ 500,00 caso seja colocado para locação. Bom, pelo menos, este é o preço mínimo.

Mas claro, quando falamos de investir, meio por cento é um valor muito baixo. Assim, com este calculado, é possível usá-lo como base para obter um lucro mais expressivo do se locatário.

Avaliar imóvel é necessário para todos

Como podemos conferir no artigo, os métodos para se avaliar imóveis possuem diversas finalidades. Tudo dependerá a qual fim este tomará. Assim, tanto para investidores, compradores e vendedores, é possível se manter atento aos valores, garantindo uma melhor transação.

Gostou do artigo? Então compartilhe este nas suas redes sociais!

Confira também:

Qual o melhor imóvel para montar um coworking?

Como otimizar o espaço em um escritório pequeno: saiba aqui

Área de lazer em condomínio: vale a pena o investimento?