Está atrás de um empréstimo para micro empresa? Veja aqui as melhores dicas para encontrar o modelo de contratação ideal, além de outros auxílios importantes nesse momento. 

O empréstimo para micro empresa nunca foi tão cobiçado no país. Desde o “boom” econômico que ocorreu no Brasil, inúmeras pessoas decidiram abrir o seu próprio negócio tendo em vista o crescimento no mercado e a possibilidade de ser o seu próprio chefe – interligando principalmente ao aspecto cultural do brasileiro de liderar.

Os negócios nunca estiveram tão em ação quanto nos dias de hoje. Empreendedores de todos os níveis buscam crescer e adentrar à vasta lista de empresas que existem no país e utilizam de todos os métodos para se destacar. Estas variam de micro empresas, empresas de médio escalão e até mesmo multinacionais.

Pensando nisso e nas incontáveis motivações que podem levar a essa busca, mostraremos aqui como um empréstimo para micro empresa, em especial, pode ser benéfico aos proprietários e trazer reconhecimento perante o mercado brasileiro. Continue aqui e entenda tudo sobre o assunto!

O empréstimo no Brasil

O empréstimo no Brasil existe há muito tempo. Os métodos antiquados eram a única possibilidade da população, por exemplo, se livrar de uma dívida em curto prazo de tempo. A maior busca, sem dúvida alguma, era para casos de problemas financeiros.

Contudo, essa situação mudou ao longo dos anos. Novos modelos foram surgindo no país e automaticamente se espalharam como uma pandemia nos estados brasileiros. Além disso, as motivações para contratar esse serviço também mudaram, de maneira que não fossem somente para suprir uma dívida, mas também para iniciar negócios, construir uma casa, entre outros.

Mas, apesar dessa mudança radical que houve, ainda existe uma linha tênue entre as melhores opções do mercado e o erro iminente na hora da escolha. Por isso, sempre que buscar um empréstimo para micro empresa ou para outras situações, estude sobre esses serviços e confie apenas em agências respeitadas.

A falácia sobre os empréstimos brasileiros

Devido aos métodos antiquados, como já citamos aqui, a cultura brasileira criou um mito em cima dos serviços de empréstimos, apresentando estes como um erro para a população e uma maneira de se endividar (mesmo que a contratação seja para acabar com uma dívida).

De certa maneira, o medo pode ser justificável. Ainda existem modelos de contratação de capital que trazem incontáveis prejuízos ao consumidor fazendo que ele crie situações problemáticas e até mesmo traumas. Contudo, isso se deve a má escolha do serviço!

No momento de buscar pelo empréstimo é importante pesquisar sobre os tipos que existem no Brasil e não somente apostar em aqueles mais famosos. Existem alguns pontos que apresentam um possível equivoco na hora da contratação, que podem ser percebidos. 

Empréstimo para micro empresa com taxas altas

A partir do instante que se procura um empréstimo é preciso realizar uma pechincha. Cada empresa fornece suas respectivas taxas, que giram em torno da média daquele modelo de serviço.

Todavia, estas podem exagerar na hora de cobrar os valores mensais. Existem agências abusivas, que camuflam esses valores e induzem à contratação sem dizer que, por exemplo, os juros passam de até mesmo 10% ao mês.

Sem dúvida alguma, a aquisição de um serviço com esse alto valor de taxa é quase um xeque-mate. Você pode, sim, subir com a sua empresa através de um empréstimo, porém deve fugir de métodos como estes. 

Empréstimo para micro empresa com curto prazo de pagamento

Além do empréstimo para micro empresa com taxas altas, também é comum encontrar aquelas que fornecem ao contratante um curto prazo para pagamento. Muitas vezes o valor adquirido é alto, sendo necessária a exposição de mais tempo para quitação desse capital.

Os métodos antiquados, que já falamos aqui, são aqueles que mais cometem essa atrocidade. No entanto, na hora de contratar o serviço é possível ver o tempo que a agência fornece de maneira bem explícita, sendo de total responsabilidade do consumidor atender a essa cláusula. 

É possível contratar um empréstimo ideal e com inúmeros benefícios, mas para isso é de suma importância fugir de tipos de contratação antigos e tradicionais, que cobram juros elevados e dão pouco tempo para pagamento.

Empréstimo para micro empresa: qual método fugir?

Dando um gancho aos métodos que não recomendamos e às motivações gerais que justificam a nossa afirmação, mostraremos a seguir alguns destes, que são extremamente comuns no Brasil e principalmente entre aqueles que fazem empréstimo para micro empresa.

É importante salientar que cada agência que fornece os serviços abaixo possui uma taxa determinada. Contudo, para isso existe uma média de valores, podendo ser encontrada em qualquer pesquisa do Google – ou seja, busque saber quais são. 

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é um dos mais famosos no Brasil. Este é conhecido pelo método de retirada das parcelas do valor adquirido de algum benefício do Governo, seja esta a folha de pagamento do trabalhador, o INSS, entre muitos outros que o cidadão brasileiro recebe. 

Apesar de parecer benéfico, principalmente por aceitar pessoas de qualquer faixa etária – algo que muitos serviços não fazem – o consignado carrega consigo um lado obscuro. Este está relacionado às taxas cobradas mensalmente, além do prazo para pagamento.

Se você realiza um empréstimo para micro empresa e necessita parcelar esse contrato em muitos meses, automaticamente os juros acrescem. Quanto mais tempo para pagar, ainda mais alto o valor cobrado. Ou seja, este se torna não um auxílio ao empreendedor brasileiro, mas sim um infortúnio. 

Crédito pessoal

O crédito pessoal, sem dúvida alguma, é outro método de contratação de capital muito comum no Brasil. Quem nunca viu um amigo ou familiar recorrer a um banco público ou privado para realizar um empréstimo? Sim, isto é normal em agências bancárias e possui regras extremamente abusivas.

Por se tratar de negociação diretamente com o gerente ou outro funcionário de um banco, as taxas podem variar de acordo com o contrato. Contudo, como já falamos, existe uma média: para o crédito pessoal gira em torno de 8% ao mês – um preço altíssimo para qualquer consumidor brasileiro.

Por isso, não se engane com esse método de empréstimo. Os bancários são treinados para induzir o possível contratante a realizar essa aquisição, de maneira que possa o prejudicar instantaneamente. Evite ir atrás desse serviço, pois é uma dor de cabeça na certa!

Empréstimo por penhor

Um empréstimo para micro empresa através de penhor. Esse é um modelo que, apesar de não ser muito falado em terras brasileiras, acontece com frequência. Frequente em filmes americanos, o Brasil não está atrás na contratação desse serviço – e, claro, muitos arrependimentos logo após.

Este parece até o melhor método de empréstimo. Não podemos negar que entre todos aqui já citados, realmente o penhor é o menos prejudicial. Todavia, se você está em busca de um empréstimo para micro empresa, automaticamente está em busca de um valor alto. A partir disso surge a dúvida: o seu bem a ser penhorado cobre essa quantia?

As dúvidas são tanto quanto ao valor do bem a ser penhorado, mas também à devolução deste: já imaginou ficar sem o seu pertence, pois as taxas, igual aos outros, foi muito alta? Sim, isto é possível e normal. Por isso, fuja deste modelo tão simples, mas fatidicamente problemático. 

Cheque especial

Por último e o pior de todos estes é o cheque especial. Qualquer pessoa que possui uma conta corrente e cartão de crédito tem direito a retirar essa quantia. Diferente dos outros, não se trata de um empréstimo propriamente dito, mas um valor a ser pego em momentos de emergência.

A reflexão começa a partir disso: se é algo utilizado para emergência, por que vou usá-lo em outra situação? Não somente isso, mas este é o método com maiores juros do Brasil e com o menor prazo de pagamento de todo o mundo.

A taxa pode chegar até mesma a 12% e ainda ser cobrado uma multa altíssima por dia. O tempo para quitação do valor é de 45 dias, podendo deixar o seu nome sujo perante o Governo. Portanto, nunca recorra a este na hora de um empréstimo para micro empresa

É possível ter problemas com empréstimos?

Até o momento estamos desenvolvendo toda a narrativa de uma pessoa com problema com empréstimos. Sim, novamente vamos repetir, “é possível ter problemas com empréstimos”. No entanto, isso acontece devido às escolhas do consumidor, e não por esse serviço ser completamente prejudicial. 

Para entendermos ainda mais como um empréstimo para micro empresa pode ser adquirido de maneira errada, mostraremos determinadas atitudes do contratante no momento de fechar negócio com as agências, que podem causar esse infortúnio e consequentes prejuízos irreversíveis. 

Má escolha

O primeiro é, logicamente, a má escolha. Este abrange não somente a má escolha de um modelo de empréstimo para micro empresa, mas também da agência que fornece esse serviço e dos revendedores desse capital.

Ao procurar uma empresa que fornece esse tipo de captação é preciso ter atenção. Existem métodos bastante relevantes no mercado e que podem dar resultados excelentes para o contratante. Mas, para isso, é preciso realizar uma boa decisão.

Não deixe de procurar e entender como funcional os modelos de empréstimos no Brasil, como fizemos acima. Além disso, ao decidir por uma agência, veja como está o feedback dela e se há reclamações no site “Reclame Aqui”. Essa é uma maneira de ter sucesso nessa contratação ao invés de infelicidade. 

Empresa problemática

Continuando o item anterior, escolher por uma empresa problemática pode ser ainda pior que apostar num método antiquado. Caso você contrate um serviço com líderes e funcionários que não compactuam com as suas funções, além de serem descompromissados, está realmente fadado a uma situação dificultosa.

Novamente precisamos salientar a importância de buscar o histórico dessas agências no site “Reclame Aqui”. Além de mostrar os elogios e reclamações que os clientes realizam é possível saber se a empresa está resolvendo toda a situação ou se apenas deixa o consumidor de lado. 

Falta de organização e planejamento

Este não está ligado às escolhas, mas às decisões. Para qualquer aspecto da vida é de suma importância realizar um planejamento e ser organizado, tendo em vista uma série de processos que precisam ser seguidos principalmente durante a realização de um empréstimo para micro empresa.

Lidar com dinheiro não é fácil, ainda mais quando se trata de um dinheiro que não é nosso e que precisa ser pago ao longo do tempo. Ser desorganizado com esse bem de outro alguém é quase um tiro no pé, como o próprio ditado popular diz, pois as motivações para contratação desse serviço podem se tornar ruins e causar infortúnios no meio do trajeto.

Por isso, nunca deixe de ajeitar todas as contas de sua empresa e de separar a quantia a ser paga mensalmente ao empréstimo. Esse é o dever básico do contratante, visto que ele está sendo auxiliando e precisa de compromisso com o outro – ainda mais por existir um contrato firmado entre ambos. 

Empréstimo ideal e suas vantagens 

Até agora falamos dos pontos negativos que um empréstimo pode trazer. Talvez você esteja um pouco receoso, porém fizemos todo esse passo a passo para uma questão: torna-lo um “expert” em empréstimo no Brasil. 

Agora, para aliviar a tensão, mostraremos o principal foco, o empréstimo ideal e as suas vantagens de contratação. Sem sombra de dúvidas, esse método de contratação de capital pode ser benéfico ao consumidor e leva-lo principalmente a outro patamar quando está relacionado aos negócios.

Portanto, se você entendeu como fugir de modelos ruins e está disposto a investir num tipo ideal, caia de cabeça. Existe um mar de oportunidades ofertadas por esses serviços, que podem principalmente auxiliar a uma micro empresa em seus amplos aspectos. 

Empréstimo para micro empresa: motivações 

Em primeiro lugar é preciso entender quais são as motivações que levam uma pessoa a contratar um empréstimo para micro empresa. Essas podem ser amplamente positivas, relacionadas principalmente a crescimento, mas podem também estar interligadas a problemas econômicos.

Independente de qual seja a justificativa, se o modelo ideal for escolhido, até mesmo o infortúnio que justificou essa contratação pode sumir de vista. Por isso, entenda quais são as motivações que o trazem para esses serviços e saiba como os administrar. 

Capital inicial

O empréstimo para micro empresa pode ser adquirido como um capital inicial. Um negócio, para adentrar ao mercado, precisa de determinados gastos para alavancar e gerar resultados positivos em relação aos concorrentes.

Além disso, existem pessoas que criam as suas próprias empresas, porém não possuem verbas o suficiente para aplicarem nelas. Nós defendemos o empréstimo para esse tipo de situação, pois a criação de um negócio não pode estar nas mãos apenas de pessoas que nasceram em berço de ouro, mas na de todos – sendo esse serviço de captação de capital um limiar de igualdade. 

Por isso, independente de sua condição financeira, estamos aqui para estimular a sua abertura de uma micro empresa. Caso não tenha capital inicial, contrate o famoso empréstimo (sem escolher um modelo errôneo) e desfrute dos benefícios que ele pode te trazer. 

Construção física da empresa

Além disso, também existe outra justificativa comum entre as pessoas que pegam empréstimo para micro empresa. Muitas delas iniciam somente de maneira virtual, ainda mais com o avanço tecnológico do século XXI. Contudo, com o crescimento, é necessário construir uma rede física.

Mesmo que o negócio esteja em expansão, a construção de uma empresa física sempre é cara. Muito dinheiro precisa estar envolvido, principalmente quando infortúnios acontecem durante a obra – quem assiste a programas de televisão como “Irmãos à Obra” sabe como isso é comum. 

A contratação dessa verba é uma maneira de realmente levantar o seu negócio e legaliza-lo perante as burocracias postas pelo Governo. Uma quantia grande está envolvida nesse processo, sendo de suma importância adquirir um empréstimo. 

Pagamento de dívidas

Esse, infelizmente, é um motivo também comum, porém triste. Muitos negócios pequenos iniciam em seu ramo e acabam adquirindo uma dívida por inúmeros motivos. Estes podem ser a falta de planejamento, alguns problemas maiores que o esperado, entre muitos outros. 

Em vista disso, o empréstimo para uma micro empresa também serve para tirá-la do negativo. É possível pegar dinheiro mesmo sem possuir uma quantia e pagando pouco mensalmente. Mas, para isso, é preciso escolher corretamente o serviço.

Busque agências que lidem bem com esse tipo de problema e fuja dos métodos antiquados que citamos aqui. Caso você contrate algum deles pode criar um problema econômico ainda maior ao longo do tempo. 

Investimentos

Por último e também uma motivação para realizar um empréstimo para micro empresa é utilizá-lo como investimento. Mesmo que você já possua tudo em seu negócio, apostar um pouco mais nunca é demais.

Investimento, independente de qual seja, sempre é bem vindo – até mesmo para o âmbito pessoal. Tudo que está aliado ao crescimento e melhoramento do negócio é preciso e importante, pois no Brasil, principalmente pelo vasto número de concorrentes no mercado, destacar-se é preciso.

Por isso, não hesite ao pegar um empréstimo para investir em sua micro empresa. Apesar dela não possuir estruturas de uma multinacional, qualquer quantia aplicada nela pode trazer benefícios. 

Qual o melhor empréstimo para micro empresa?

Depois dessa longa discussão chegamos ao ponto principal: qual é o melhor empréstimo para micro empresa? Sem sombra de dúvida, o método mais indicado não somente para esse caso, mas também para outros, é o “Home Equity”.

Não tão comum no Brasil, este é o modelo muito famoso nos Estados Unidos e adquirido por inúmeras pessoas daquela região. Ele funciona da seguinte maneira: para adquirir o serviço é preciso utilizar seu imóvel como garantia.

Sim, parece um tanto quanto temeroso, mas não é. As chances de ter algum problema com o seu imóvel são baixíssimas, pois as condições que este modelo oferece são extremamente facilitadoras ao contratante. 

Home Equity, o empréstimo para micro empresa 

O Home Equity é tão indicado devido a dois pontos, às taxas e ao prazo. Quem, em sã consciência, não deseja contratar um serviço com juros abaixo do mercado? E, não somente isso, mas com tempo de pagamento otimizado para cada cliente? Este modelo oferece tudo isso! 

O empréstimo com imóvel como garantia, como é conhecido no Brasil, cobra juros inferiores a 1% ao mês, além de oferecer prazos variados para a quitação do valor contratado. Devido a esses aspectos, o contratante raramente adquire algum problema durante o percurso desse pagamento, sendo o mais indicado para qualquer situação.

Vale apenas ressaltar que esse tipo de serviço de capital possui um mínimo de captação, que é de R$80.000,00. Para uma pessoa com uma micro empresa e que está alinhada às motivações que falamos aqui, esse é o valor ideal.

CashMe  e empréstimo para micro empresa

Ao fim entendemos que é possível contratar um empréstimo para micro empresa sem gerar problemas financeiros durante o pagamento. Para isso basta apenas escolher o melhor método e fugir daqueles antiquados, que são comuns no país, mas que trazem inúmeros problemas. 

Se você está atrás de um empréstimo Home Equity, o mais indicado do mercado, conheça a nós, a CashMe! Oferecemos empréstimo com imóvel como garantia e taxas inferiores a 1% ao mês, facilitando o pagamento por parte do contratante.

Além disso, é possível otimizar o processo de parcelamento desse valor, sem que haja alteração nos juros cobrados mensalmente. O tempo para quitar esse capital adquirido chega até mesmo à 180, ou seja, totalmente variável de acordo com o consumidor.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o Home Equity como empréstimo para micro empresa, faça um orçamento conosco! 

Banco Central e as mudanças sobre o Home Equity: entenda

Home equity: 5 motivos para escolher essa modalidade de empréstimo

Como escolher uma casa de praia para comprar?

Gostou do nosso artigo? Faça uma simulação com a gente e conheça mais sobre a empresa!  Compartilhe com os amigos e deixe a sua opinião, queremos saber tudo que acha sobre empréstimo para micro empresa. 

Não deixe de visitar o nosso Instagram