Coworking é interessante para muitos casos, principalmente para aqueles que desejam economizar seus recursos, seja por qualquer motivo que estes tenham.

É sempre interessante averiguar esta opção. Afinal, os benefícios que podem trazer para a entidade são tamanhos a ponto de se tornarem, verdadeiramente, um diferencial da empresa. Seja por um serviço ou pelo produto, quando bem aplicado coworking lhe dá chances maiores de lucro.

Por este motivo, no artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, alguns pontos que tornam coworking interessante para a sua entidade, capacitando a mesma enquanto obtém resultados satisfatórios.

Aproveite e boa leitura!

O que é coworking?

Coworking se trata de um ambiente em que várias empresas e freelancers compartilham este espaço de trabalho. Estas não precisam expor seus planos, mas utilizam muito de trocas de ideias para que possam trazer soluções mais simples para problemas que esta procura resolver.

Além disso, nesta área todos são responsáveis pelas contas relacionadas a este, tornando as despesas gerais muito mais baratas, o que ajuda na economia quando estas corporações precisam realizá-la.

Toda a experiência trocada entre os profissionais que coexistem neste é válida, conseguindo obter diversos olhares para uma mesma adversidade, permitindo a estes abordá-los de diversos ângulos.

Situação esta que não é tão preocupante, visto que neste escritório, os co-trabalhadores são, em geral, de empresas diferentes, tendo, em algumas vezes, conhecimentos parecidos.

Isto permite a criação de uma rede de comunicação invejável, uma vez que o contato entre estas geram informações interessantes, trazendo conhecimentos novos que podem ser usados dentro do desenvolvimento de um produto. E o melhor, estes não apenas são pontos fortes, como úteis como feedbacks, permitindo a corporação otimizar o seu produto ainda em estágio de desenvolvimento.

Este também fornece grande visibilidade para os freelas, uma vez que nestes ambientes eles são mais capazes de realizar a divulgação de seu trabalho, ainda mais com uma demonstração ao vivo de suas atividades, dando a este ainda mais crédito e, no futuro, a possibilidade de trabalhar para entidade que convive junto a este.

Portanto, o Coworking oferece diversas vantagens para ambos os lados, em um ambiente descontraído, que permite, além da economia e recursos, uma grande captação ideias e pontos de vista que agregam em um projeto.

Como funciona o Coworking?

O funcionamento deste é simples. Seja empresa ou freelancer, o que é necessário em ambos os casos é um espaço que possa atender às suas necessidades para que o seu trabalho possa ser efetivo. Portanto, caso não disponha de um para uso próprio, o cenário apresentado será o de locação de um ambiente.

Porém, neste, são algumas facilidades já são inclusas, tais como recepção, estrutura, internet, entre outros. Serviços estes que seria necessário desembolsar um valor que, quando colocado no papel, não se torna nada barato.

Como se trata de um contrato de aluguel, a todos é exigido o pagamento do mesmo, para que não somente possam usufruir do local, como também seja possível mantê-lo em plenas condições de funcionamento.

Entretanto, vale ressaltar que este preço pode ser muito flexível, variando de acordo com as necessidades do cliente local. Ao depender do plano que é selecionado, uma taxa diferente será cobrada.

É possível fechar um acordo onde será pago o valor mensal, por demanda ou, ainda, por hora que utilizar deste. Tudo isto sendo de acordo com o pacote de serviços selecionado por você.

Além disso, como este se trata de um espaço corporativo que é dividio entre múltiplas empresas, para que possa funcionar em pleno, será essencial seguir certas regras de boa convivência. Ainda que compartilhar experiências seja interessante, atrapalhar o trabalho do outro apenas trará discórdia.

Quando procurar por algum espaço deste tipo, se imagine sendo alguém que busca por um apartamento em um condomínio, avaliando todas as suas vantagens, mas mantendo-se sempre consciente sobre as imposições para uma boa moradia.

A quem é indicado o uso dos Coworkings?

Neste momento, talvez você se pergunte quais são aqueles que podem, e se encaixam melhor, adquirir este modelo. Para se aderir a esta ideia de coworking, não existe um perfil definido!

A verdade é que qualquer um pode ingressar neste. Apenas é necessário se atentar às regras locais, lembrando que podem existir limitações nos serviços ao depender do pacote escolhido.

Entretanto, existem maiorias encontradas dentro destes ambientes. Sendo estes:

·         Designers;

·         Profissionais de comunicação;

·         Atuantes na área de TI;

·         Advogados;

·         Consultores;

·         Coaches;

·         Engenheiros;

Estas são algumas das profissões que mais buscam por este meio, mas ele abrange qualquer um que se interessa pelo modelo, procurando oferecer o melhor do espaço para suas atividades remuneradas.

Assim, são infinitos os profissionais que podem optar por trabalhar nestes. Em adicional, é existem os coworkings temáticos, mais segmentados, como no caso destes para salões de beleza, por exemplo.

Quais as diferenças entre coworking e escritório virtual?

No coworking, a estrutura física vem inclusiva ao plano contratado pela empresa ou freelancer que entra em contato com este tipo de espaço corporativo, fornecendo serviços básicos como internet, água e luz.

Além disso, neste ambiente se pode contar com todo o suporte oferecido por tal, incluindo a recepcionista presente no mesmo. Isto possibilita um melhores condições de serviço para os que contratam este.

Contudo, o verdadeiro diferencial deste é que existe a possibilidade de contato com outros profissionais de outros setores do mercado comercial, assim como outros serviços. Tudo em um local único, que só pode ser encontrado neste modelo.

Já o escritório virtual conta apenas o atendimento via telefone, recebimento e gerenciamento de recados e correspondências, além de endereço físico e fiscal.

Assim, a gama de vantagens adquiridas em um espaço de coworking é muito mais atrativa para aqueles que precisam dispor de uma equipe ou que desejam separar a casa do trabalho. Enquanto isso, o escritório virtual se vê mais interessante para os freelancers que podem realizar suas atividades de quaisquer locais que estejam, tal como os redatores.

Quais os serviços disponíveis no coworking?

Estes são diversos, uma vez que pretendem atender múltiplos tipos de clientes. Assim, é preciso dispor de serviços que atendam a todos que se interessarem por utilizar o espaço.

Vale ressaltar que o ambiente oferecido para aqueles que optam por esta modalidade de espaço acomoda muito bem microempresas, visto que ele é preparado para receber de 3 a 5 pessoas. Alguns ainda disponibilizam um espaço que abrange uma maior quantidade.

Entretanto, caso sua equipe seja muito grande e o coworking ainda seja um modelo que deseja aplicar, procure por transferir um departamento menor, com poucas pessoas, para o local. Isto possibilita economizar com pessoal, além do melhor aproveitamento do espaço disponível.

Entre as facilidades oferecidas por tais, podemos citar:

Salas privativas

Muitos coworkings vem equipados com salas privativas, garantindo a integridade de seu trabalho enquanto realiza o mesmo. Estas podem ser utilizadas para diversos caso, como para atender um cliente, por exemplo.

Além de um ambiente mais reservado e discreto, estas ainda alocam bem a entrada mínima e máxima de pessoal que foi citada acima, oferecendo um bom conforto junto ao espaço necessário para que possam trabalhar.

Internet

Nos dias atuais, qualquer informação que tenha 10 minutos de lançamento já pode ser considerada ultrapassada. Estas viajam em velocidades alucinantes, estando em todo o lugar do mundo em questão de segundos.

Assim, a internet acabou por se tornar uma necessidade para a vida de todos que estão inseridos nesta era. E claro que a mesma se mostra extremamente necessário para as empresas.

Aqueles que não estão conectados a rede correm sérios riscos de perderem uma grande quantidade de possíveis clientes. O ambiente online permite uma visualização enorme, que se torna muito atrativa para a entidade.

Portanto, ao se escolher um coworking, procure saber sobre a qualidade da banda que é oferecida. Ainda que grande maioria utiliza mais do download, é muito importante levar em consideração a taxa de upload da mesma.

Além da obviedade da estabilidade. De nada adianta ter a disposição o melhor serviço de internet possível se este possui de oscilações ou quedas constantes, atrapalhando  o desempenho das atividades.

Avalie com cuidado a internet que é oferecida pelo local, evitando situações que podem lhe ser muito desagradáveis, principalmente em transações cruciais.

Escritório Virtual

Aqueles que trabalham de casa ou de outro lugar da própria preferência podem utilizar deste tipo de serviço para auxiliar em suas atividades. Estes ajudam muito, visto que tomam conta de pontos como ligações telefônicas.

Além de outros tipos de serviços, este possui um muito interessante para aqueles que precisam ir a diversos locais. Por se tratar de um ambiente online, seu usuário pode acessar a informação de qualquer lugar onde esteja.

Por mais que seja diferente do coworking, existem aqueles que mesclam ambos, oferecendo um serviço em conjunto ao outro, permitindo grande ganho em valor para o cliente.

Estrutura Física

Quando procurar por um coworking, busque por aquele que melhor abraçar a sua empresa. Para isto, uma infraestrutura dedicada e que possa ser flexível se trata de um grande diferencial.

Por mais que existam regras de boa convivência, não o impedirá de uma customização para tornar a área mais parecida ao perfil da empresa. Ainda que o espaço seja conjunto, este também é seu.

Para se escolher um bom modelo deste tipo, é preciso se atentar se o local é agradável, de fácil acesso, se atende a suas necessidades, além da organização existente dentro do mesmo.

Todos estes aspectos influenciam diretamente na atividade que é realizada pela sua corporação, inclusive nos momentos de atendimento ao cliente, podendo acomodá-lo de maneira satisfatória.

Vantagens e Desvantagens do Coworking

Existem diversos pontos positivos ao se adotar um destes para o seu negócio. Por mais que este modelo não seja fixado ao local original da organização, não o impede de fazer parte da mesma.

Assim, é possível explorar esses pontos positivos para o seu ganho. Afinal, uma toda vantagem obtida pode ser transformada em diferencial quando o assunto são as vendas propriamente ditas.

Vantagens do Coworking

Logo, começando por tais vantagens, nós temos:

·         Redução de custos;

·         Evitar burocracias na locação de um imóvel comercial;

·         Compartilhamento de experiências;

·         Interação com muitas pessoas;

·         Possíveis formações de parcerias e novos jobs;

·         Incrível custo/benefício;

·         Ambiente leve e descontraído, ao contrário do corporativo, que possui de uma atmosfera mais tensa;

Desvantagens do Coworking

Ainda que este ofereça diversos benefícios para aquele que opta por utilizá-lo, nem tudo são flores. O coworking também possui de defeitos que devem ser ponderados antes de contratá-lo.

Manter-se sempre atento aos pontos prós e contras de um serviço pode significar uma aquisição malfeita ou bem feita. Por isso, é sempre importante nos atentarmos aos fatos, por mais curtos ou longos que sejam. Estas desvantagens são:

·         Falta de privacidade, causada pela grande quantidade de pessoas não pertencentes a sua empresa durante o dia a dia;

·         Por conta de possuir um ambiente leve, descontraído e relaxante, se torna muito difícil manter o foco apenas no trabalho, visto que a probabilidade de cair em uma conversa seja alto;

Assim, se torna expressamente necessário possuir de disciplina para que possa utilizar com eficácia de tal. Este, por mais livre que seja, ainda se trata de uma ambiente corporativo que mesmo sendo diferente do padrão, ainda necessita ser atendido como trabalho.

Coworking mudará sua visão

Com tantos prós a seu favor, fica simples de entender o motivo de diversas empresas utilizarem destes, procurando não apenas a redução de custos, mas a otimização do trabalho em si.

Lembrando que, para aqueles que optam por utilizar de tal, a disciplina é uma palavra de ordem. Fora isto, é como um trabalho normal, onde pessoas ganham o próprio dinheiro, mas evitando toda a rotina estressante do trabalho.

E para aqueles que desejam investir em imóveis, a CashMe oferece incríveis valores como crédito junto as taxas mais baixas do mercado, permitindo a nossos clientes realizarem seus sonhos. Com a CashMe, você vai mais longe!

Gostou do artigo? Então compartilhe este em suas redes!

Confira também:

Descubra o que é lead e por que isso é importante para o seu negócio

O que é chatbot e como aplicá-lo em sua empresa

Como usar o endomarketing para aumentar a lucratividade da sua empresa