Aprenda como realizar consulta de CNPJ

Aprenda como realizar consulta de CNPJ
ícone de calendario

Atualizado:
23/08/2021

ícone de calendario

Publicado:
03/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Através da consulta de CNPJ é possível saber a situação cadastral de uma empresa. Ela traz informações como endereço, nome fantasia, código e descrição da atividade principal… enfim, todos os dados que vêm em um cartão de CNPJ. A forma mais fácil de realizar essa consulta grátis é pelo site da Receita Federal. 

Fazer consulta de CNPJ não é uma necessidade apenas de empreendedores. Essa tarefa pode te ajudar a confirmar a existência de uma empresa com a qual você quer estabelecer relações, por exemplo – sendo uma forma de evitar golpes. Hoje em dia, com a internet, essa conferência ficou fácil. Explicamos abaixo o passo a passo para consulta de CNPJ.

Como consulta CNPJ de uma empresa?

Se você quer saber como pesquisar CNPJ, a primeira coisa importante é entender que essa consulta vai retornar apenas dados abertos. Esses dados são aqueles informados pelo contribuinte responsável pela Pessoa Jurídica. Ela vai trazer, portanto, informações presentes no cartão de CNPJ, liberadas pela Receita Federal em consultas de comprovante de inscrição e de situação cadastral.

Qual site Consulta CNPJ?

Dessa maneira, a melhor forma de fazer uma consulta de CNPJ é ir direto a fonte que libera essas informações: a Receita Federal. Na página dedicada a isso, a Receita, inclusive, esclarece que:

“tem como objetivo permitir a emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica pela Internet em consonância com a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018”.

Consulta de CNPJ na Receita Federal: passo a passo

Para realizar a consulta de CNPJ na Receita Federal, é muito simples! Você precisa apenas ter o número do CNPJ que você deseja pesquisar.

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Insira o CNPJ;
  3. Clique na caixa “Não sou um robô”;
  4. Clique em consultar.

Você será redirecionado para a página com o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Esse documento pode ser impresso ou salvo no seu computador.

Emissão de Cartão CNPJ 

Esse arquivo pode ser enviado a pessoas que solicitam o “cartão CNPJ” para emissão de notas fiscais, por exemplo. Nele, ela terá as informações necessárias para confirmar que a empresa existe e está ativa para a Receita Federal. 

Inscrição estadual

No cartão do CNPJ, consta também a inscrição estadual. Esse é um dado importante, porque determina quais exigências de recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) vão se aplicar em determinada compra de produtos. Isso porque a inscrição estadual, como bem diz o nome, muda de acordo com o estado em que foi aberto aquele CNPJ. E a legislação do ICMS mudará de estado para estado.

Consulta de CNPJ MEI

Essa consulta de CNPJ pelo site da Receita Federal é uma forma de pesquisar o CNPJ da sua empresa, mas, principalmente, a situação de outras pessoas jurídicas. Caso você seja um Microempreendedor Individual (MEI), a consulta também pode ser feita pelo Portal do Empreendedor (que, desde 2020, possui um novo endereço eletrônico).

Para fazer essa consulta, você precisará informar alguns outros dados. 

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Clique em Já sou MEI;
  3. Clique em Emissão de Comprovante (CCMEI);
  4. Informe o CPF do MEI;
  5. Informe a data de nascimento do MEI;
  6. Digite os caracteres para comprovação;
  7. Clique em continuar;

Perceba que essa consulta depende da informação de dados pessoais (CPF e data de nascimento). Como diz o nome do portal, ela está voltada para o empreendedor responsável por aquele CNPJ MEI. Caso você não seja o responsável e queira apenas verificar a situação cadastral, vale mais a pena utilizar o site da Receita Federal.

Já no caso de você ser o MEI, o portal é uma excelente fonte para atualizar e se atualizar em relação aos dados da sua empresa, situações, pagamento de impostos etc. 

Como consultar CNPJ de uma empresa grátis?

Tanto o site da Receita Federal como o Portal do Empreendedor são formas de fazer uma consulta gratuita de CNPJ. Falamos aqui dessas opções, entretanto também é possível fazer consultas pagas de CNPJ. Elas, normalmente, estão voltadas para saber a situação judicial das empresas, incluindo processos e dívidas e cheques protestados.

Esse serviço é oferecido por um bureau de crédito como a Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. Normalmente, empresas mantêm um monitoramento do seu CNPJ ou de CNPJ de terceiros para saber se alguma dívida foi protestada em seu nome, por exemplo. 

CENPROT – Cartório Nacional de Protestos

Além dos bureaus, também é possível obter essa informação fazendo uma consulta paga em algum cartório de protesto. A pesquisa gratuita de CNPJ está disponível no site do CENPROT – Cartório Nacional de Protestos. Entretanto, por lá a consulta se limita aos cartórios participantes do CENPROT. Para fazer a pesquisa é fácil. Basta acessar o site e informar o CNPJ.

O que é CNPJ?

Todas essas informações trazidas até o momento são fundamentais para saber se o seu CNPJ está ativo. Entretanto, vamos voltar alguns passos, você sabe o que é um CNPJ? A sigla significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Já os números são atribuídos pela Receita para identificar uma empresa, como quando você faz a solicitação para abrir MEI

Podemos fazer uma comparação, com o CPF, que é o Cadastro de Pessoa Jurídica. Através desses números, a Receita Federal reconhece uma empresa ou um cidadão. Os pagamentos de impostos, transações financeiras e processos da pessoa jurídica são atrelados ao seu CNPJ. Dessa forma, fazendo a consulta do CNPJ é possível saber se ela está regular ou irregular.

O Cartão do CNPJ vai trazer uma série de informações básicas registradas na abertura da empresa (e futuras atualizações). Ele mostra o número de inscrição (o número do CNPJ em si), nome fantasia (nome usado comercialmente), nome empresarial (nome jurídico), atividade principal e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), endereço e dados de contato.

Com um CNPJ, o empreendedor pode emitir nota fiscal, contratar funcionários dentro da CLT, ter uma conta de pessoa jurídica etc. Todas essas vantagens de ter um CNPJ são essenciais para que você e sua empresa se formalizem e cresçam como negócio.

Conclusão

Como visto, fazer consulta CNPJ no site da Receita Federal é uma forma rápida e fácil de saber se uma empresa está ativa ou inativa. Por meio dele, você tem acesso ao Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica, que vai trazer informações como data de abertura e atividade principal da empresa.

A pesquisa no site da Receita Federal é gratuita e exige apenas o número do CNPJ. A consulta de CNPJ de MEI também é gratuita pelo Portal do Empreendedor. Entretanto, por lá é preciso informar o CPF  e a data de nascimento do responsável pelo CNPJ, sendo ideal para o próprio empreendedor. 

Consultas pagas podem ser encomendadas em bureaus de crédito. Através delas, você tem acesso a informações mais detalhadas, sendo indicadas especialmente para saber a situação financeira e dívidas protestadas no nome da empresa. Esta última informação também pode ser obtida em cartórios de protesto.

A consulta CNPJ é fundamental para acompanhar a situação da sua empresa, mas também a idoneidade das pessoas jurídicas com as quais você estabelece relações financeiras.

Esse é um passo importante na hora de escolher uma empresa para fazer empréstimo. Se esse é o seu caso, conheça a CashMe e entenda por que seu empréstimo com garantia de imóvel é referência no mercado de crédito.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *