financiamento imobiliário para aposentados

Como funciona o financiamento imobiliário para aposentados?

24 nov 2021
4min de leitura

Quem disse que só os jovens têm o sonho da casa própria? Pensando nas pessoas da terceira idade, há um programa específico de financiamento imobiliário para aposentados. Esse dinheiro é oferecido por instituições financeiras públicas ou privadas, sendo possível fazer a aquisição de uma casa, apartamento ou chácara, novo ou usado.

Como a expectativa de vida do brasileiro é em média 76,7 anos, o prazo para pagamento para idosos é inferior a 35 anos. Para saber mais sobre o financiamento imobiliário para aposentados, continue lendo o artigo a seguir!

Quem é aposentado pode financiar um imóvel?

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 30,7 milhões de aposentados, um crescimento de 19% em 7 anos.

Porém, muitos ainda não possuem uma casa própria, e com isso, surgem muitas dúvidas se aposentados podem financiar um imóvel. A resposta é sim. Não só pode, como é bastante solicitado nas instituições financeiras. No entanto, o tempo de pagamento das parcelas diminui conforme a idade. 

Como é o financiamento imobiliário para aposentados?

No geral, as regras de financiamento são parecidas, sendo necessário comprovar renda e não ter restrição no nome. Aliás, a aprovação para aposentados pode ser mais facilitada, isso porque as parcelas do pagamento podem incidir no benefício do INSS.

No entanto, como a expectativa de vida do brasileiro é em média de 75 anos, existe uma regra a ser cumprida, de acordo com a resolução n° 205 do Conselho Nacional de Seguros Privados: “A seguradora não poderá limitar a oferta da cobertura securitária a proponentes ao seguro habitacional cuja idade, somada ao prazo de financiamento e eventuais renegociações, seja inferior a 80 (oitenta) anos e 6 (seis) meses.”

Ou seja, os bancos não podem oferecer financiamento para clientes que, somadas a idade e o prazo de pagamento, ultrapassam os 80 anos e seis meses.

Exemplo: No Brasil, o prazo máximo de financiamento é de 35 anos (420 parcelas), então para a pessoa usufruir deste período, precisa ter até 45 anos, que somando os dois dá 80 anos. Conforme a idade do brasileiro vai aumentando, o prazo de pagamento vai diminuindo, então, se um aposentado de 65 solicitar o financiamento, ele terá um prazo de pagamento de 15 anos. Já se for um aposentado de 70 anos, ele terá um prazo máximo de 10 anos.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como solicitar o financiamento para aposentado?

Para solicitar, será necessário comparecer em alguma instituição financeira de sua preferência. Na prática, o financiamento para aposentados é da mesma maneira que o público geral. Será necessário realizar uma simulação, separar alguns documentos, comprovar renda, verificar a restrição no nome e passar por uma análise de crédito do banco credor. 

Alguns documentos que são solicitados pelas instituições financeiras:

  • RG e CPF;
  • Extrato do benefício do INSS;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração do Imposto de Renda mais recente;
  • Holerite mensal, em caso de trabalho;
  • Extrato do FGTS, caso tenha, para dar entrada no financiamento.

Qual o valor limite e as taxas de juros do financiamento para aposentados?

As taxas de juros variam de acordo com o sistema de crédito imobiliário escolhido e as regras em cada banco. Se for o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), as taxas podem chegar até 12% ao ano. Já no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), variam entre 12% a 16% ao ano. Além disso, há o seguro obrigatório por Morte e Invalidez Permanente (MIP), em que a alíquota vai aumentando conforme a idade do aposentado, o que torna o valor das parcelas um pouco alto. 

Já em relação ao limite, não é estabelecido um valor máximo, isso varia em cada instituição financeira, a renda do aposentado, o valor da entrada do financiamento, se possui FGTS, etc. Mas, de forma geral, os bancos financiam até 80% do valor do imóvel e as parcelas não podem ultrapassar 30% do valor da renda. Por isso, é importante analisar todas as possibilidades e ver qual é a mais vantajosa.

Qual é a idade máxima para solicitar um financiamento imobiliário?

Como mencionamos, a idade limite para solicitar um financiamento imobiliário é de 80 anos e 6 meses, somados a idade da pessoa e o prazo de pagamento. Quanto maior a idade da pessoa, menor será o prazo de pagamento.

Crédito Consignado como alternativa

Há uma alternativa com juros mais baixos para as pessoas da terceira idade, que é o crédito consignado. Nesta modalidade, a burocracia para contratação é menor e a liberação de dinheiro é mais rápida. Além disso, o valor das parcelas é fixo e é descontado automaticamente no benefício do INSS ou na folha de pagamento.

De acordo com dados do Banco Central, os juros variam entre 15,31% a 24,90% ao ano, dependendo da instituição financeira, e a margem consignável é de 35% para clientes da Caixa e 30% em outros bancos. No entanto, este valor do empréstimo tem destinação livre, então é opção do aposentado utilizar o montante para comprar o imóvel. 

Conclusão

Se você é aposentado e deseja ter um imóvel para chamar de seu, saiba que é possível solicitar um financiamento. De forma resumida, o processo para a solicitação de financiamento imobiliário para aposentado é praticamente o mesmo que as demais idades, no entanto, é preciso ficar atento às taxas de juros e ao prazo de pagamento, pois quanto maior a idade, maiores são as taxas e menor é o prazo para quitar a dívida com a instituição bancária.

Uma excelente alternativa para aquisição do imóvel é solicitar o financiamento imobiliário SFI da CashMe.

O conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Conte para a gente nos comentários!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “Como funciona o financiamento imobiliário para aposentados?

  1. Avatar
    Eduardo Meirelles diz:

    Adorei o texto acima e assim pude observar que na terceira idade é possível contrair um financiamento p casa própria. Resta saber os valores do montante e taxa de juros a ser cobrado para o aposentado.

  2. Avatar
    Yrinna de Oliveira diz:

    Eu me aposentei , tenho 46 anos e gostando de ter um imóvel próprio, como seria o processo (aposentadoria permanente)

  3. Avatar
    Bernardo diz:

    Meu nome e Bernardo, sou aposentado, tengo 77 anos, minha mulher, 69 anos tambem aposentada, nossa renda e 7800 reais, gostaria saber se podemos financiar uma casa.
    Obrigado.

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Bernardo! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade