Como funciona o financiamento imobiliário para aposentados?

Como funciona o financiamento imobiliário para aposentados?
ícone de calendario

Atualizado:
24/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
24/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Quem disse que só os jovens têm o sonho da casa própria? Pensando nas pessoas da terceira idade, há um programa específico de financiamento imobiliário para aposentados. Esse dinheiro é oferecido por instituições financeiras públicas ou privadas, sendo possível fazer a aquisição de uma casa, apartamento ou chácara, novo ou usado.

Como a expectativa de vida do brasileiro é em média 76,7 anos, o prazo para pagamento para idosos é inferior a 35 anos. Para saber mais sobre o financiamento imobiliário para aposentados, continue lendo o artigo a seguir!

Quem é aposentado pode financiar um imóvel?

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 30,7 milhões de aposentados, um crescimento de 19% em 7 anos.

Porém, muitos ainda não possuem uma casa própria, e com isso, surgem muitas dúvidas se aposentados podem financiar um imóvel. A resposta é sim. Não só pode, como é bastante solicitado nas instituições financeiras. No entanto, o tempo de pagamento das parcelas diminui conforme a idade. 

Como é o financiamento imobiliário para aposentados?

No geral, as regras de financiamento são parecidas, sendo necessário comprovar renda e não ter restrição no nome. Aliás, a aprovação para aposentados pode ser mais facilitada, isso porque as parcelas do pagamento podem incidir no benefício do INSS.

No entanto, como a expectativa de vida do brasileiro é em média de 75 anos, existe uma regra a ser cumprida, de acordo com a resolução n° 205 do Conselho Nacional de Seguros Privados: “A seguradora não poderá limitar a oferta da cobertura securitária a proponentes ao seguro habitacional cuja idade, somada ao prazo de financiamento e eventuais renegociações, seja inferior a 80 (oitenta) anos e 6 (seis) meses.”

Ou seja, os bancos não podem oferecer financiamento para clientes que, somadas a idade e o prazo de pagamento, ultrapassam os 80 anos e seis meses.

Exemplo: No Brasil, o prazo máximo de financiamento é de 35 anos (420 parcelas), então para a pessoa usufruir deste período, precisa ter até 45 anos, que somando os dois dá 80 anos. Conforme a idade do brasileiro vai aumentando, o prazo de pagamento vai diminuindo, então, se um aposentado de 65 solicitar o financiamento, ele terá um prazo de pagamento de 15 anos. Já se for um aposentado de 70 anos, ele terá um prazo máximo de 10 anos.

Como solicitar o financiamento para aposentado?

Para solicitar, será necessário comparecer em alguma instituição financeira de sua preferência. Na prática, o financiamento para aposentados é da mesma maneira que o público geral. Será necessário realizar uma simulação, separar alguns documentos, comprovar renda, verificar a restrição no nome e passar por uma análise de crédito do banco credor. 

Alguns documentos que são solicitados pelas instituições financeiras:

  • RG e CPF;
  • Extrato do benefício do INSS;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração do Imposto de Renda mais recente;
  • Holerite mensal, em caso de trabalho;
  • Extrato do FGTS, caso tenha, para dar entrada no financiamento.

Qual o valor limite e as taxas de juros do financiamento para aposentados?

As taxas de juros variam de acordo com o sistema de crédito imobiliário escolhido e as regras em cada banco. Se for o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), as taxas podem chegar até 12% ao ano. Já no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), variam entre 12% a 16% ao ano. Além disso, há o seguro obrigatório por Morte e Invalidez Permanente (MIP), em que a alíquota vai aumentando conforme a idade do aposentado, o que torna o valor das parcelas um pouco alto. 

Já em relação ao limite, não é estabelecido um valor máximo, isso varia em cada instituição financeira, a renda do aposentado, o valor da entrada do financiamento, se possui FGTS, etc. Mas, de forma geral, os bancos financiam até 80% do valor do imóvel e as parcelas não podem ultrapassar 30% do valor da renda. Por isso, é importante analisar todas as possibilidades e ver qual é a mais vantajosa.

Qual é a idade máxima para solicitar um financiamento imobiliário?

Como mencionamos, a idade limite para solicitar um financiamento imobiliário é de 80 anos e 6 meses, somados a idade da pessoa e o prazo de pagamento. Quanto maior a idade da pessoa, menor será o prazo de pagamento.

Crédito Consignado como alternativa

Há uma alternativa com juros mais baixos para as pessoas da terceira idade, que é o crédito consignado. Nesta modalidade, a burocracia para contratação é menor e a liberação de dinheiro é mais rápida. Além disso, o valor das parcelas é fixo e é descontado automaticamente no benefício do INSS ou na folha de pagamento.

De acordo com dados do Banco Central, os juros variam entre 15,31% a 24,90% ao ano, dependendo da instituição financeira, e a margem consignável é de 35% para clientes da Caixa e 30% em outros bancos. No entanto, este valor do empréstimo tem destinação livre, então é opção do aposentado utilizar o montante para comprar o imóvel. 

Conclusão

Se você é aposentado e deseja ter um imóvel para chamar de seu, saiba que é possível solicitar um financiamento. De forma resumida, o processo para a solicitação de financiamento imobiliário para aposentado é praticamente o mesmo que as demais idades, no entanto, é preciso ficar atento às taxas de juros e ao prazo de pagamento, pois quanto maior a idade, maiores são as taxas e menor é o prazo para quitar a dívida com a instituição bancária.

Uma excelente alternativa para aquisição do imóvel é solicitar o financiamento imobiliário SFI da CashMe.

O conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Conte para a gente nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *