Homem sentado em frente a uma mesa usando um notebook e fazendo anotações

Vale a pena financiar imóvel em 30 anos? Confira outras possibilidades

22 abr 2024
4min de leitura

Se você está preocupado em financiar um imóvel por 30 anos, entenda que há formas de se planejar para antecipar a quitação, seja por amortização, refinanciamento e mais. Os passos mais importantes são: manter a saúde financeira, ter um score alto e planejar o orçamento.

Além do financiamento, apresentamos outras opções de crédito que podem ser tão ou até mais vantajosas para quem deseja adquirir uma propriedade. Saiba tudo sobre o assunto no conteúdo abaixo!

Avalie antes de financiar um imóvel

Se você está em dúvida se vale a pena financiar imóvel em 30 anos, avalie alguns fatores antes de assinar o contrato. Em primeiro lugar, avalie se seus rendimentos mensais são fixos e seguros para garantir o pagamento do empréstimo. Se você já possui um bom planejamento financeiro, conta com reserva de emergência e já está economizando para dar a entrada, pode ser uma boa escolha.

Além disso, existem opções para você reduzir o prazo total do financiamento, como a amortização das parcelas, refinanciamento do imóvel ou até a portabilidade para outra instituição financeira que ofereça melhores condições para pagamento. Ou seja, se você já fez um financiamento de 30 anos, saiba que pode quitar o empréstimo bem antes desse prazo.

Quando vale a pena financiar um imóvel?

Se você tem saúde financeira e um planejamento bem organizado, saiba que são bons indícios para você solicitar o empréstimo. Outros fatores que você deve considerar são a possibilidade de valorização do imóvel a longo prazo e as condições de pagamento, principalmente a taxa de juros.

Por esses motivos, é importante fazer simulações em instituições diferentes e solicitar o CET para saber qual o valor real você vai pagar pelo crédito. Além disso, existem modalidades de financiamento sem entrada, porém, se você oferecer o valor de 20% ou mais de entrada, o prazo para pagamento pode ser reduzido, assim como a taxa de juros.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Amortização de financiamento

A amortização de financiamento pode ser uma ótima opção para você que não quer ficar tantos anos pagando um financiamento imobiliário. Amortizar um empréstimo significa que você vai pagar parte do valor do empréstimo antecipadamente, reduzindo as taxas de juros e a dívida total.

Você pode amortizar prazo ou prestação, cada um dos tipos possui vantagens, mas é preciso entender qual o seu objetivo. Nesse caso, para reduzir o tempo do financiamento, opte pela amortização a prazo. Caso você precise reduzir o valor das parcelas mensais, escolha a amortização da prestação.

Quais são os sistemas de amortização?

Além das amortizações citadas acima, existem os sistemas de amortização no financiamento imobiliário: tabela SAC ou Price. Você deve optar por uma das duas na hora de solicitar o empréstimo.

  • Tabela Price: as parcelas são fixas, porém a maior parte dos pagamentos são direcionados aos juros no início e o saldo principal no final;
  • Tabela SAC: nesse sistema, os juros vão se reduzindo ao longo do tempo, pois o valor da amortização é fixo.

Para entender, em detalhes, qual a melhor tabela e como funciona, confira a explicação de Danielle Lopes, especialista em investimentos e finanças pessoais, no vídeo abaixo:

Outras linhas de crédito

Se você deseja comprar um imóvel e quitá-lo em menos tempo, saiba que existem outras linhas de crédito que podem ser mais vantajosas do que o financiamento, seja na taxa de juros ou nas possibilidades de quitar antes do prazo.

Home Equity

Essa modalidade é conhecida como empréstimo com garantia de imóvel, na qual é preciso oferecer um imóvel como garantia que ficará alienado, como no financiamento. Porém, a taxa de juros é até 12x mais barata que outras linhas de crédito. Além disso, você pode utilizar o crédito para comprar seu imóvel, reformar sua casa, quitar dívidas e mais.

O Home Equity ainda conta com crédito de até 60% do valor de avaliação do empreendimento, sendo possível oferecer mais de um bem para aumentar o valor do crédito. Os imóveis aceitos são residenciais, comerciais e terrenos urbanos.

Consórcio

O consórcio imobiliário permite que você compre seu bem de maneira parcelada, sem o acréscimo de juros, contando apenas com a taxa de administração e o ajuste anual. Os prazos costumam ser menores que o financiamento, em média de 18 anos, mas pode variar conforme a instituição financeira administradora do consórcio.

Outra vantagem do consórcio é a possibilidade de você dar um lance para aumentar suas chances de contemplação e aquisição da carta de crédito. É preciso conhecer as vantagens das administradoras antes de escolher o grupo, algumas sorteiam mais de um contemplado por mês e outras trabalham com antecipações, por isso, pesquise antes de decidir.

Direto com a construtora

Existe a possibilidade de negociar as condições de pagamento diretamente com a construção. Isso ocorre, geralmente, para imóveis novos ou na planta. Os prazos costumam ser menores que o financiamento, sendo em média de 20 anos, porém a taxa de juros pode ser mais alta.

Ainda, você pode financiar parte com a construtora e outra parte com a instituição financeira, mas é preciso avaliar o CET total das duas e comparar outros critérios, como gastos do imóvel, taxa de juros, tributos, seguros e mais. Para comprar um imóvel é preciso também se certificar se os documentos estão atualizados, regularizados e se preparar para esses custos. Aproveite para ler também: Matrícula de imóvel: O que é como emitir. Até lá!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade