Consumo consciente: como fazer da sua rotina mais sustentável

Consumo consciente: como fazer da sua rotina mais sustentável
ícone de calendario

Atualizado:
02/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Joyce Carla

Joyce Carla


Certamente você sabe o que é consumismo, e talvez até tenha vários exemplos ao seu redor. Mas já parou para pensar se tem a mesma familiaridade com o consumo consciente?

É provável que sua resposta tenha sido “não tanto” ou “tenho aumentado a consciência no meu consumo recentemente”. Sem dúvida, nos últimos anos, aumentou o número de pessoas que adotaram o consumo consciente.

Porém, se você não tem muita certeza se compreende o significado desse assunto, pode relaxar. Porque neste artigo, vamos falar sobre como é possível consumir de maneira consciente e ter uma rotina mais sustentável.

O que significa consumo consciente?

Antes de mais nada, é preciso entender o que significa consumo consciente. De fato, o tema tem total relação com sustentabilidade e com os 3 Rs:

  • Reduza;
  • Reuse;
  • Recicle.

Esses três tópicos se relacionam ao consumo consciente, pois estimulam a redução do consumo. Além disso, também incentivam a reutilização dos objetos adquiridos e a reciclagem após o uso ou fim da vida útil.

Nesse sentido, consumo consciente significa que você leva em conta os impactos da sua compra. Sim, nossa rotina e nossos hábitos têm impacto na economia, no planeta e consequentemente nas nossas vidas.

Consumo consciente e consumismo

Embora o consumismo, a busca pela novidade e o estímulo das propagandas ainda sejam fortes, vemos uma mudança. Atualmente vemos o consumo consciente ser ensinado nas escolas. Enquanto, o minimalismo vira filmes e temas de centenas de vídeos no YouTube.

Além disso, o consumo responsável tem se tornado lei e tem entrado por decreto em nossas vidas. Por exemplo, muitas cidades não têm mais a sacola plástica gratuita nos caixas dos supermercados.

Alguns estados proibiram o canudo de plástico. Só para ilustrar, até a rede de fast food McDonald ‘s adotou o canudo de papel e colher de madeira.

Qual a importância do consumo consciente?

De fato, o consumismo nos levou a um ponto em que estamos esgotando os recursos naturais do planeta. Agora, precisamos repensar nosso consumo e nosso descarte.

Só para ilustrar, em 2019, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos foram parar no lixo. Esses dados são de um levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas).

Assim, para muitos cientistas e estudiosos, a resposta para a pergunta “por que o consumo consciente é importante”, é simples. Para que possamos sobreviver.

Por mais que pareça uma resposta muito radical, o consumismo tem levado ao aumento da poluição. Por consequência, leva ao efeito estufa e aquecimento global, que causam as mudanças climáticas.

De acordo com a ONU, em 2018, 17,2 milhões de pessoas se tornaram migrantes climáticos. Ou seja, tiveram que sair das suas regiões por causa de desastres naturais causados por mudanças climáticas.

Em outras palavras, a importância do consumo consciente pode ser vista no clima, na saúde, na economia. Enfim, de fato na nossa sobrevivência.

12 princípios para tornar sua rotina mais sustentável

Se você quer fazer a sua rotina mais sustentável, confira as dicas a seguir. O Instituto Akatu listou os 12 princípios do consumo consciente.

  1. Planeje as compras. Evite adquirir coisas por impulso. Assim, você compra menos e melhor;
  2. Avalie os impactos do consumo. Lembre-se dos 3 Rs e pense no descarte;
  3. Reflita sobre a necessidade da compra;
  4. Reutilize, conserte e transforme. Pense antes de simplesmente descartar algo. Isso pode ser reaproveitado de alguma forma?
  5. Faça a coleta seletiva dentro de casa e recicle;
  6. Pense bem, especialmente em compras parceladas ou a crédito;
  7. Valorize empresas com práticas de responsabilidade social;
  8. Não compre produtos ilegais, piratas ou contrabandeados. Assim você ajuda a combater o crime organizado e a violência. Além de contribuir para gerar empregos estáveis;
  9. Contribua com as empresas e envie sugestões e construtivas sobre produtos e serviços;
  10. Fale sobre e divulgue o consumo consciente. Assim, mais pessoas vão aderir a uma rotina mais sustentável;
  11. Cobre uma postura sobre o tema dos políticos, partidos e governantes;
  12. Por fim, reflita constantemente sobre os seus hábitos de consumo e as suas escolhas no dia a dia.

Consumo consciente de água

Um dos recursos naturais que mais sofre com a poluição é a água. Por isso, separamos algumas dicas práticas para você ter um uso sustentável na sua rotina.

  • Tome banhos curtos e feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa a louça;
  • Evite duchas de alta pressão, e use a vassoura para limpar calçadas, quintal e áreas comuns de prédios e empresas;
  • O reuso de águas (seja da chuva, máquina de lavar roupas ou chuveiro) é uma excelente forma de consumo consciente;
  • Preste atenção a eventuais vazamentos em casa e conserte o quanto antes;
  • Evite regar as plantas em horário de sol forte. Assim, você evita o desperdício com a evaporação;

Consumo consciente de energia

Assim como a água, a energia elétrica também é um recurso que precisa do consumo consciente. Não apenas pelo impacto ambiental, como também pelo custo no seu orçamento.

  • Evite usar o ar condicionado e deixar os aparelhos eletrônicos em modo stand by;
  • No caso de chuveiro elétrico, reduza o tempo do banho. E coloque o aparelho na posição verão nos períodos mais quentes do ano;
  • Racionalize o uso do ferro elétrico. Defina bem o que é obrigatório passar. E prefira as roupas de tecidos que não precisam passar;
  • Em relação à geladeira, evite o abre-e-fecha e observe se a borracha da porta está vedando corretamente o ar;
  • Se possível, troque a iluminação da sua casa por lâmpadas econômicas.

Sustentabilidade e consumo consciente

Certamente, você já compreendeu que o consumo consciente é importante. E que existem muitas formas de ter uma rotina mais sustentável.

Mas você sabia que muitas empresas estão aplicando a sustentabilidade no dia a dia? Pois é, e você pode ganhar dinheiro com isso nos seus investimentos.

Já tratamos sobre esse tema, quando explicamos o que é ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa).

Em resumo, existem diversos índices e fundos ESG com empresas sustentáveis que estão crescendo e se valorizando. Ou seja, o consumo responsável tem ajudado também na economia e nos ganhos para os investidores.

Conclusão

Por fim, devo ressaltar que o consumo consciente é como minimizar o impacto do nosso consumo no planeta. Cada atitude, cada decisão, cada compra precisa de reflexão.

Não apenas pensar se “quero, posso e devo”, mas também analisar:

  • Por quanto tempo vou usar?
  • O que vou fazer depois: doar, reciclar, transformar?

Atualmente, com tantas novidades tecnológicas, temos deixado para trás, todos os anos, uma montanha de celulares usados ou seminovos. Pense nisso nas suas próximas compras e terá feito um consumo consciente.


Joyce Carla

Escrito por Joyce Carla

Jornalista, investidora e especialista em Educação Financeira.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *