Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso
ícone de calendario

Atualizado:
08/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
17/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia Nacional do Idoso é celebrado em 27 de setembro. Uma pessoa pode ser considerada idosa a partir dos seus 60 anos de idade. Durante muito tempo a imagem de um idoso era a de homens e mulheres com cabelos brancos, usando bengalas e hobbies como tricotar ou ler o jornal. 

Com o decorrer dos dias atuais, o imaginário popular da pessoa idosa está mudando. É visto que idosos se exercitam com maior frequência, estão mais vaidosos e cuidando da aparência para parecer mais jovem, além de manter uma vida social mais ativa. 

Ficou mais interessado em aprender mais sobre o Dia Nacional do Idoso e porque eles merecem ser homenageados? Continue lendo o texto e saiba tudo sobre essa data comemorativa.

Como surgiu o Dia Nacional do Idoso

O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 27 de setembro, quando foi estabelecido pela Comissão de Educação do Senado Federal em 1999. A ideia de celebrar essa data tem por objetivo destacar a necessidade de proteção e cuidados com os idosos e sensibilizar a sociedade. 

Em 2003, foi criado o Estatuto do Idoso, que institui os direitos dos idosos, com prioridade e garantia de acesso para alguns serviços, como:

A criação desse estatuto foi recebida com um avanço para os idosos, visto que uma parcela deles sofrem de violência e abusos de diversas formas. Além disso, envelhecer é um fenômeno natural, que atinge o idoso em diversos pontos – desde saúde até processos cognitivos – muitas pessoas não entendem como encarar esse processo.

Trazer luz para esse tema ajuda a conscientizar a população e mostrar como o Dia Nacional do Idoso é importante de ser celebrado e homenagear quem já fez muito pelas atuais gerações.

Por que dia 01 de Outubro também é Dia Nacional do Idoso?

É bastante comum surgir a dúvida de quando é realmente celebrado o Dia Nacional do Idoso. A diferença está, principalmente, no que tange a aprovação de leis e estatutos, além de celebração de nível mundial.

No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. O estatuto criado nesse dia, vigente pela Lei Nº 10.741, estabelece direitos e deveres, além de crimes contra os idosos, são eles:

Discriminar a pessoa idosa

Impedir ou dificultar acesso aos meios de transporte, operações bancárias, ao direito de contratar ou impedimento de seu exercício de cidadania, por motivo de idade.

Abandono

Quando abandonado em hospitais, entidades de longa permanência, casas de saúde ou não prover as necessidades básicas, quando obrigado por mandado ou lei.

Riscos à sua integridade física e psicológica

Submeter o idoso a situações desumanas, degradantes ou privando-os de alimentos e cuidados imprescindíveis. Expor o idoso a perigos que coloquem em risco sua saúde física e mental. Sujeitar o idoso a trabalho excessivo ou inadequado.

Apropriação indevida

Tomar posse ou desviar bens, pensão, proventos ou qualquer outro rendimento da pessoa idosa, sem apresentação específica e clara de sua finalidade. Assim como impedir o uso de cartão de conta bancária para acesso ou qualquer outro documento que impeça qualquer recebimento.

Negar emprego

Deixar de conceder emprego ou trabalho por motivo de idade.

Depreciar a imagem do idoso

Utilizar qualquer meio de comunicação para exibir informações ou imagens que desvalorize a imagem do idoso de forma vexaminosa ou injuriosa.

Coação

Forçar o idoso, a qualquer custo, realizar uma doação, contratar, testar ou aprovar qualquer  procuração sem sua devida vontade.

A importância do Dia Nacional do Idoso

O Brasil é um dos países que vem envelhecendo cada vez mais rápido. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um idoso é aquele com 60 anos de idade ou mais. E mais: até 2025, de acordo com levantamento do G1, o Brasil será o sexto país mundial a ter mais pessoas na terceira idade. 

Segundo dados do IBGE, cerca de 29 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais. Atualmente, o Japão representa o país com o maior número de pessoas idosas. 

Você sabe por que o Dia Nacional do Idoso é importante? O dia é comemorado para mostrar a importância da terceira idade em nossa sociedade e valorizar suas contribuições.

Os idosos carregam muitas responsabilidades sobre seus ombros como líderes da sociedade. Além disso, eles são guardiões das tradições, cultura da sociedade e passam o conhecimento para a geração mais jovem.

No entanto, os idosos também são altamente vulneráveis, com muitos caindo na pobreza, enfrentando problemas de saúde ou discriminação. Eles também às vezes enfrentam abusos, o que tem um impacto prejudicial sobre eles.

Como a pandemia afetou o dia a dia do idoso

Durante a pandemia, notamos como as autoridades colocaram os idosos como prioridade nas pautas de saúde e vacinação. Considerando os maiores riscos enfrentados por pessoas idosas durante a eclosão do Coronavírus, as políticas e intervenções programáticas elevaram a conscientização sobre as necessidades especiais dos idosos.

E mais,é importante reconhecer as contribuições dos idosos para sua própria saúde, ou seja, se cuidando durante esse período; e os múltiplos papéis que desempenham nas fases de preparação e resposta para a pandemia.. 

Durante todo o período de pandemia, se notou um cuidado extra com os idosos, uma vez que a doença afeta, em especial, o sistema respiratório. Por isso, as autoridades de saúde mostraram que os riscos de uma pessoa idosa contrair Covid-19 na faixa dos 50, 60, 70 e 80 anos ou mais, têm maior probabilidade de ficarem muito doentes.

A vantagem da pandemia, foi trazer novas tecnologias para os idosos, uma vez que o distanciamento social precisou ser aderido, muitos só podiam conversar com parentes e amigos por meio de chamadas de áudio e vídeo. O que fez com que diversas empresas pensassem em alternativas para os mais velhos utilizarem durante sua rotina.

Conclusão

Tanto os dias 27 de setembro, quanto 1º de outubro são marcos de suma importância para se homenagear o Dia Nacional do Idoso. A data surge para conscientizar a geração mais nova sobre a importância dos mais velhos para a nossa sociedade.

É importante ressaltar que a criação do estatuto que protege os direitos e deveres do idoso apresenta e legitimam a importância da criação desse dia ser comemorado no Brasil e no mundo.

Além disso, vimos o quanto a pandemia afetou o dia a dia do idoso. Durante a quarentena, muitos tiveram que receber cuidados extras e ficar distante de seus parentes e amigos. A tecnologia ajudou a diminuir a sensação de solidão e aproximar os mais velhos das novas tecnologias;

Gostou do artigo? Conhece uma pessoa idosa que merece receber uma homenagem? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e faça seus comentários.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.